SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Mudança ambiental e reorientação estratégica: estudo de caso em instituição bancáriaAvanços logísticos no varejo nacional: o caso das redes de farmácias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Rev. adm. empres. vol.38 no.4 São Paulo Oct./Dec. 1998

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901998000400007 

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

Web banking in usa

 

 

Eduardo Diniz

Pesquisador-Visitante da Haas School of Business, University of California, Berkeley e Doutorando na EAESP/FGV

 

 


RESUMO

Este artigo apresenta uma pesquisa em Web sites de bancos norte-americanos. Ela foi produzida com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre modelos de Web banking que estão sendo utilizados nos Estados Unidos. Observamos que os bancos americanos utilizam a Web para explorar três diferentes categorias de serviços: distribuir informação, distribuir produtos e serviços bancários e melhorar o relacionamento com os clientes. Dividimos cada uma destas três categorias em três níveis de interação para classificar diferentes tipos de aplicações que são encontradas em cada um dos Web sites pesquisados.

Palavras-chave: bancos, World Wide Web, Internet, serviços on-line, comércio eletrônico.


ABSTRACT

This report presents a survey on North American banks Web sites carried out in October 1997. It was done in order to learn about Web banking models that are being adopted in the United States. We see American banks using the Web to reach opportunities in three different categories: to market information, to deliver banking products and services and to improve customer relationship. We split each one of these categories in three levels of interaction, to classify different kinds of applications that are found in each of the searched Web sites.

Key words: banking, World Wide Web, Internet, online services, electronic commerce.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

1. As suggested by LEBOWITZ, Jeff. In: The dawning of a new era. Mortgage Banking, June 1996.         [ Links ]
2. As suggested by "Retail Financial Services: the challenge of virtual banking in the new millennium", published by Price Waterhouse.