Acessibilidade / Reportar erro

Modelo de comércio eletrônico e um estudo no setor bancário

Resumos

O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a tecnologia de informação. Nesse novo ambiente, o comércio eletrônico é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. No caso do setor bancário, as aplicações de comércio eletrônico ganham uma dimensão significativa, devido às suas características e às de seus produtos, serviços e clientes. Este artigo tem por objetivo apresentar o Modelo Integrado de Comércio Eletrônico e os principais resultados da pesquisa realizada no setor bancário, enfatizando as tendências dessa aplicação de tecnologia de informação e o relacionamento com algumas das principais características do ambiente empresarial atual.

Comércio eletrônico; tecnologia de informação; setor bancário


The new business environment, national as well as international, has deeply changed, and the information technology has a special value on the changes. At this new environment, the electronic commerce is considered a powerful emergent trend for business processes innovation. The electronic commerce applications signify an important impact for the banking sector, giving the characteristics of the sector and its products, services and clients. This article presents the Electronic Commerce Integrated Model and the main results of the research done at the banking sector, stressing the trends of this information technology application and the relationship with some of the most important issues of the business environment.

Electronic commerce; information technology; banking sector


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Modelo de comércio eletrônico e um estudo no setor bancário

Alberto Luiz Albertin

Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV

RESUMO

O ambiente empresarial, tanto em nível mundial como nacional, tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com a tecnologia de informação. Nesse novo ambiente, o comércio eletrônico é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. No caso do setor bancário, as aplicações de comércio eletrônico ganham uma dimensão significativa, devido às suas características e às de seus produtos, serviços e clientes. Este artigo tem por objetivo apresentar o Modelo Integrado de Comércio Eletrônico e os principais resultados da pesquisa realizada no setor bancário, enfatizando as tendências dessa aplicação de tecnologia de informação e o relacionamento com algumas das principais características do ambiente empresarial atual.

Palavras-chave: Comércio eletrônico, tecnologia de informação, setor bancário.

ABSTRACT

The new business environment, national as well as international, has deeply changed, and the information technology has a special value on the changes. At this new environment, the electronic commerce is considered a powerful emergent trend for business processes innovation. The electronic commerce applications signify an important impact for the banking sector, giving the characteristics of the sector and its products, services and clients. This article presents the Electronic Commerce Integrated Model and the main results of the research done at the banking sector, stressing the trends of this information technology application and the relationship with some of the most important issues of the business environment.

Key words: Electronic commerce, information technology, banking sector.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALBERTIN, A. L. Administração de informática e seus fatores críticos de sucesso: um estudo no setor bancário privado nacional. São Paulo, 1993. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Universidade de São Paulo (USP).
  • ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico: um estudo no setor bancário. São Paulo, 1997. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Universidade de São Paulo (USP).
  • ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico: benefícios e aspectos de sua aplicação. Revista de Administração de Empresas - RAE, v.38, n.1, p.52-63, jan./mar. 1998.
  • APTE, U. et al. Reusability-based strategy for development of information systems: implementation experience of a bank. MIS Quarterly, v.14, n.4, p.420-33, Dec. 1990.
  • BALDWIN, C. Y. Debate: what is the future of banking? Harvard Business Review, v.68, n.4, p.144-61, July/Aug. 1991.
  • BLOCH, M., PIGNEUR, Y., SEGEV, A. On the road of electronic commerce: a business value framework, gaining competitive advantage and some research issue. Institut d'Informatique et Organisation, Ecole des Hautes Etudes Commerciales, Université de Lausanne, 1996.
  • CAMERON, D. Electronic commerce: the new business platform of the Internet. Charleston: Computer Technology Research Corp., 1997.
  • CONNOLY, D. W. An evaluation of the World Wide Web as a platform for electronic commerce. In: KALAKOTA, R., WHINSTON, A. B. (Eds.). Readings in electronic commerce New York: Addison-Wesley, 1997.
  • CRANE, D. B., BODIE, Z. Form follows function: the transformation of banking. Harvard Business Review, v.74, n.2, p.109-17, Mar./Apr. 1996.
  • KALAKOTA, R., WHINSTON, A. Frontiers of electronic commerce New York: Addison-Wesley, 1996.
  • KALAKOTA, R., WHINSTON, A. Electronic commerce: a manager's guide. New York: Addison-Wesley, 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 1999
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br