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Autocorrelação espacial na área de loja de supermercados nos municípios paulistas: mensuração por meio do Índice de Geary

Resumos

Na construção de modelos para estimação de potencial de mercado com utilização de regressão linear simples e múltipla, freqüentemente são obtidos resultados insatisfatórios devido à ocorrência de autocorrelação espacial. O Índice de Geary permite identificar a presença desse fenômeno e mensurar sua intensidade. Incorporado a um modelo para estimativa de área de loja de supermercados em municípios paulistas, o conceito de autocorrelação melhora substancialmente o desempenho do modelo.

Autocorrelação espacial; modelagem; potencial de mercado; regressão; supermercados


In modeling market potential with simple and multiple regression, unsatisfactory results are frequently obtained due to the presence of spatial autocorrelation in the data. The Geary's Ratio can identify and measure the intensity of this phenomenon. The concept of autocorrelation substantially improves the performance of a model to estimate supermarket floor space in São Paulo state counties.

Spatial autocorrelation; modeling; market potential; regression; supermarkets


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Autocorrelação espacial na área de loja de supermercados nos municípios paulistas: mensuração por meio do Índice de Geary

Francisco Aranha

Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da EAESP/FGV e Consultor de Empresas. E-mail: faranha@fgvsp.br

RESUMO

Na construção de modelos para estimação de potencial de mercado com utilização de regressão linear simples e múltipla, freqüentemente são obtidos resultados insatisfatórios devido à ocorrência de autocorrelação espacial. O Índice de Geary permite identificar a presença desse fenômeno e mensurar sua intensidade. Incorporado a um modelo para estimativa de área de loja de supermercados em municípios paulistas, o conceito de autocorrelação melhora substancialmente o desempenho do modelo.

Palavras-chave: Autocorrelação espacial, modelagem, potencial de mercado, regressão, supermercados.

ABSTRACT

In modeling market potential with simple and multiple regression, unsatisfactory results are frequently obtained due to the presence of spatial autocorrelation in the data. The Geary's Ratio can identify and measure the intensity of this phenomenon. The concept of autocorrelation substantially improves the performance of a model to estimate supermarket floor space in São Paulo state counties.

Key words: Spatial autocorrelation, modeling, market potential, regression, supermarkets.

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Full text available only in PDF format.

NOTAS

Este artigo baseia-se em pesquisa financiada pelo NPP – Núcleo de Pesquisas e Publicações da EAESP/FGV intitulada "Autocorrelação espacial na distribuição de área de loja de supermercados em municípios do Estado de São Paulo".

1. Detalhes sobre o levantamento realizado para a obtenção desses dados podem ser encontrados em ARANHA, Francisco. Potencial de consumo dos municípios paulistas. São Paulo: NPP/EAESP/FGV, 1998. (Relatório de Pesquisa n. 2). No projeto de pesquisa seguinte, que deu origem a este artigo (Autocorrelação espacial na distribuição de área de loja de supermercados em municípios do Estado de São Paulo, São Paulo: NPP/EAESP/FGV, Relatório de Pesquisa em editoração), os m2 de loja foram totalizados por microrregião do estado.

2. Um dos desafios para a leitura da literatura sobre autocorrelação espacial é a exigência de uma matemática avançada, superior àquela de que dispõem, em geral, os profissionais com formação em Administração de Empresas. Esse trabalho de Griffith tem o grande mérito de tentar fazer uma ponte entre as abordagens de estatística básica e as mais avançadas.

3. Para maiores detalhes sobre o Coeficiente de Correlação de Pearson, por favor, refira-se a qualquer texto de estatística básica. Entre eles, sugerimos, por exemplo, STEVENSON, William J. Estatística aplicada à Administração. São Paulo: Harbra, 1981, p. 370-5.

4. Para uma análise detalhada desse índice, veja ARANHA, Francisco. Autocorrelação espacial na distribuição de área de loja de supermercados em municípios do Estado de São Paulo. São Paulo: NPP/EAESP/FGV. (Relatório de Pesquisa em editoração).

5. Para maiores esclarecimentos sobre a variância, por favor, consulte um texto de estatística básica.

6. Nos gráficos, os "0"s da tabela foram omitidos, e os "1"s, representados por pontos.

7. O programa foi reproduzido no relatório de pesquisa ARANHA, Francisco. Autocorrelação espacial na distribuição de área de loja de supermercados em municípios do Estado de São Paulo. São Paulo: NPP/EAESP/ FGV. (Relatório de Pesquisa em editoração).

8. Com base em uma pequena simulação da distribuição da estatística, esse resultado é significativo ao nível de 5%.

9. Cálculos realizados com o programa Excel.

10.Uma discussão mais detalhada pode ser encontrada em ARANHA, Francisco. Autocorrelação espacial na distribuição de área de loja de supermercados em municípios do Estado de São Paulo. São Paulo: NPP/EAESP/ FGV. (Relatório de Pesquisa em editoração).

  • ARANHA, Francisco. Indicadores de potencial de consumo dos municípios paulistas. RAE Revista de Administração de Empresas, v.38, n.4, p.18-25, out./dez. 1998.
  • FOTHERINGHAM, Stewart, ROGERSON, Peter (Eds.). Spatial analysis and GIS London: Taylor & Francis, 1994.
  • GRIFFITH, Daniel A. Spatial autocorrelation Washington: Association of American Geographers, 1987.
  • HANSELMAN, Duane, LITTLEFIELD, Bruce. MatLab: the language of technical computing. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 1997.
  • RIPLEY, Brian D. Spatial statistics. NY: Wiley, Wiley Series in Probability and Statistics, 1981.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
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