Acessibilidade / Reportar erro

Prioridades competitivas na administração estratégica da manufatura: estudo de casos

Resumos

Este artigo objetiva discutir o importante papel que as prioridades competitivas cumprem na administração estratégica de manufatura e sua importância para o alinhamento dos programas de qualidade, de logística e de engenharia com as estratégias de manufatura. Apresenta-se um estudo de casos realizado em quatro empresas manufatureiras do interior do estado de São Paulo. Discutem-se as razões da relevância da qualidade e do desempenho das entregas, assim como as principais tendências tecnológicas e gerenciais que influenciam as prioridades competitivas.

Prioridades competitivas; estratégia de manufatura; gestão de negócios


This paper aims at discussing the key role which the competitive priorities play in the strategic management of manufacturing and its importance to align the several programmes of quality, logistics and engineering with the manufacturing strategy. A case study which involves four manufacturing companies located at the interior of São Paulo state is presented. Both the relevance of quality and delivery performance and the main managerial and technological trends which influence the competitive priorities are discussed.

Competitive priorities; manufacturing strategy; business management


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prioridades competitivas na administração estratégica da manufatura: estudo de casos

Fernando César Almada SantosI; Silvio Roberto Ignacio PiresII; Marilson Alves GonçalvesIII

IEngenheiro de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Mestre em Administração pela PUC/SP, Doutorando em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Professor Doutor da Área de Engenharia de Produção da EESC/USP. E-mail: almada@prod.eesc.sc.usp

IIEngenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção Mecânica pela EESC/USP com Pós- Doutorado pelo International Institute for Management Development (IMD), Professor Doutor da Faculdade de Engenharia Mecânica e de Produção da Universidade Metodista de Piracicaba e Pesquisador do Núcleo de Manufatura Avançada da USP. E-mail: sripires@unimep.br e sripires@sc.usp.br

IIIEngenheiro de Produção pela Escola Politécnica (EP) da USP, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela EP/USP, Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV, Chefe substituto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da EAESP/FGV e Professor Doutor do Departamento de Administração da Produção e Operações da FEA/USP. E-mail: marilson@fgvsp.br e marilson@usp.br

RESUMO

Este artigo objetiva discutir o importante papel que as prioridades competitivas cumprem na administração estratégica de manufatura e sua importância para o alinhamento dos programas de qualidade, de logística e de engenharia com as estratégias de manufatura. Apresenta-se um estudo de casos realizado em quatro empresas manufatureiras do interior do estado de São Paulo. Discutem-se as razões da relevância da qualidade e do desempenho das entregas, assim como as principais tendências tecnológicas e gerenciais que influenciam as prioridades competitivas.

Palavras-chave: Prioridades competitivas, estratégia de manufatura, gestão de negócios.

ABSTRACT

This paper aims at discussing the key role which the competitive priorities play in the strategic management of manufacturing and its importance to align the several programmes of quality, logistics and engineering with the manufacturing strategy. A case study which involves four manufacturing companies located at the interior of São Paulo state is presented. Both the relevance of quality and delivery performance and the main managerial and technological trends which influence the competitive priorities are discussed.

Key words: Competitive priorities, manufacturing strategy, business management.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTA

Este artigo decorre da Tese de Doutorado de Fernando César Almada Santos (Santos, 1998) e de sua adaptação para apresentação no 22o ENANPAD (Santos e Pires, 1998).

  • GARVIN, D. A. Competing on the eight dimensions of quality. Harvard Business Review, v. 65, n. 6, p. 101-9, Nov./Dec. 1987.
  • HILL, T. Manufacturing strategy: the strategic management of the manufacturing function. London: Open University, 1993.
  • PIRES, S. Gestão estratégica da produção Piracicaba: Unimep, 1995.
  • PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
  • SANTOS, F. C. A. Dimensões competitivas da estratégia de recursos humanos: importância para a gestão estratégica de negócios. Tese (Doutorado) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getulio Vargas, 1998. 339p.
  • SANTOS, F. C. A., PIRES, S. R. I. Prioridades competitivas na administração estratégia da manufatura: estudo de casos In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 22., Foz do Iguaçu. Anais Porto Alegre, ANPAD, 1998. (CD-ROM).
  • WHEELWRIGHT, S. C. Manufacturing strategy: defining the missing link. Strategic Management Journal, v. 5, p.77-91, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br