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Estrategias emergentes au deliberadas: um estudo de caso com os vencedores do premio "Top de Morketing" da ADYB

Resumos

O presente artigo tem por objetivo principal apresentar os conceitos de estratégias emergentes e deliberadas dentro de um contexto mais amplo de marketing estratégico. A administração dessas estratégias na empresa é de extrema importância para seus objetivos. Para tanto, o método do estudo de casos foi aplicado a fim de buscar as várias dimensões pertinentes a esse tema. Como contribuição à administração estratégica nas organizações, fica a composição das estratégias emergentes e deliberadas, visando, fundamentalmente, à flexibilidade no curto prazo, com consistência no longo prazo.

Marketing estratégico; estratégias empresariais; administração estratégica


The article's objective is to present the main concepts of emergent and deliberated strategies in a wider concept of strategic marketing. The administration of these strategies is very important to the objectives of the firm.Thus, we applied the method of study of cases to provide the possibility for the understanding of the many dimensions of the problem.The main contribution of this work to strategic administration in the organization is the composition of the emergent and the deliberated strategies aiming at flexibility in the short-term planning, but with consistence in the long-term planning.

Strategic marketing; enterprise strategies; strategic administration


ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA

Estrategias emergentes au deliberadas: um estudo de caso com os vencedores do premio "Top de Morketing" da ADYB

Adilson Adão Borges Jr.I; Fernando Bins LuceII

IMestrando em Administração de Empresas pelo PPGA/UFRGS, com ênfase em Marketing e Estratégia Competitiva, Membro do Grupo de Estudos em Marketing do PPGA/UFRGS, Professor da UFRGS e da La Salle. E-mail: adilson.borges@fnac.net

IIPh.D. em Administração de Empresas pela Michigan State University, Professor da Escola de Administração da UFRGS, Coordenador do Grupo de Estudos em Marketing do PPGA/UFRGS, Chefe do Departamento de Administração da UFRGS, Professor do PPGA/UFRGS e Diretor Científico da Anpad. E-mail: fbluce@adm.ufrgs.br

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo principal apresentar os conceitos de estratégias emergentes e deliberadas dentro de um contexto mais amplo de marketing estratégico. A administração dessas estratégias na empresa é de extrema importância para seus objetivos. Para tanto, o método do estudo de casos foi aplicado a fim de buscar as várias dimensões pertinentes a esse tema. Como contribuição à administração estratégica nas organizações, fica a composição das estratégias emergentes e deliberadas, visando, fundamentalmente, à flexibilidade no curto prazo, com consistência no longo prazo.

Palavras-chave: Marketing estratégico, estratégias empresariais, administração estratégica.

ABSTRACT

The article's objective is to present the main concepts of emergent and deliberated strategies in a wider concept of strategic marketing. The administration of these strategies is very important to the objectives of the firm.Thus, we applied the method of study of cases to provide the possibility for the understanding of the many dimensions of the problem.The main contribution of this work to strategic administration in the organization is the composition of the emergent and the deliberated strategies aiming at flexibility in the short-term planning, but with consistence in the long-term planning.

Key words: Strategic marketing, enterprise strategies, strategic administration.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTAS

Este artigo é um dos resultados do projeto “Tops de Marketing: estratégias e trajetórias”, apoiado pelo CNPq. Os autores agradecem aos alunos de mestrado (hoje todos mestres) do PPGA/UFRGS Alexandra Lopes da Cunha, Daniela Callegaro de Menezes Gerhardt, Filipe Campello Xavier da Costa, Hugo Fridolino Müller Neto, Luciana Berté Draghetti, Marcelo Gattermann Perin, Martin Albert Haag, Mirelle Galvão Beulke, Rafael Medina Pallarés e aos bolsistas de iniciação científica que participaram da coleta de dados nas empresas.

Este artigo faz parte de uma linha de pesquisa do Grupo de Estudos em Marketing (GEM/PPGA/UFRGS), coordenado pelo Prof. Fernando Bins Luce, e do qual fazem parte vários alunos de pós-graduação da UFRGS na área de marketing.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2000
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