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E-service em bibliotecas: gera ao de valor para pesquisadores por meio de coopera ao indireta

Resumos

O conceito de cooperação indireta aplicado a dados de transações de empréstimos do acervo de uma biblioteca pode ser usado para gerar recomendações de itens relevantes para usuários e pesquisadores. O modelo proposto utiliza a Análise de Agrupamentos e a Análise de Cestas e tem aplicabilidade direta em livrarias virtuais, podendo ser adaptado a praticamente qualquer tipo de empreendimento em e-business.

Análise de Agrupamentos; Análise de Cestas; bibliotecas; cooperação indireta; e-business


Indirect cooperation can be applied to library circulation transactions to generate suggestions of items relevant to patrons and researchers. The Recommendation System presented in this article uses the Cluster Analysis and the Market Basket Analysis. It can be used not only in libraries but also in virtual bookshops, and can be easily adapted to practically any kind of e-business enterprise.

Cluster Analysis; Market Basket Analysis; libraries; indirect cooperation; e-business


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

E-service em bibliotecas: gera ao de valor para pesquisadores por meio de coopera ao indireta

Francisco Aranha

Professor do Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos Aplicados à Administração da EAESP/FGV e Consultor em Marketing de Precisão. E-mail: faranha@fgvsp.br

RESUMO

O conceito de cooperação indireta aplicado a dados de transações de empréstimos do acervo de uma biblioteca pode ser usado para gerar recomendações de itens relevantes para usuários e pesquisadores. O modelo proposto utiliza a Análise de Agrupamentos e a Análise de Cestas e tem aplicabilidade direta em livrarias virtuais, podendo ser adaptado a praticamente qualquer tipo de empreendimento em e-business.

Palavras-chave: Análise de Agrupamentos, Análise de Cestas, bibliotecas, cooperação indireta, e-business.

ABSTRACT

Indirect cooperation can be applied to library circulation transactions to generate suggestions of items relevant to patrons and researchers. The Recommendation System presented in this article uses the Cluster Analysis and the Market Basket Analysis. It can be used not only in libraries but also in virtual bookshops, and can be easily adapted to practically any kind of e-business enterprise.

Key words: Cluster Analysis, Market Basket Analysis, libraries, indirect cooperation, e-business.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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NOTA

Este artigo baseia-se em pesquisa financiada pelo NPP - Núcleo de Pesquisas e Publicações da EAESP/FGV intitulada "Perfil de usuarios da Biblioteca Karl A. Boedecker".

  • ARANHA, Francisco. Perfil de usuarios da Biblioteca Karl A Boedecker: gera,ao de valor para pesquisadores por meio de coopera,ao indireta. São Paulo: NPP/EAESP/FGV. Relatorio em editora,ao com edi,ao prevista para o segundo semestre de 2000.
  • BERRY, Michael, LINOFF, Gordon. Data mining techniques for marketing, sales and customer support. New York: John Wiley and Sons, 1997. 454 p.
  • BERRY, Michael, LINOFF, Gordon. Mastering data mining New York: John Wiley and Sons, 2000. 494 p.
  • BIBLIOTECA KARL A. BOEDECKER. Relatório estatístico anual de 1998 Documento interno.
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Mar 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
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