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O comércio eletrônico evolui e consolida-se no mercado brasileiro

Resumos

As organizações brasileiras têm utilizado largamente as tecnologias de informação e comunicação para interligar suas várias áreas, fornecedores e clientes, processar um número muito grande de transações e atender a uma quantidade de clientes de forma rápida, segura e, muitas vezes, personalizada. O ambiente empresarial, tanto em nível mundial quanto em nacional, tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com as tecnologias de informação. Um dos aspectos mais importantes desse novo contexto é o surgimento do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a realização de negócios na era digital e do comércio eletrônico. Este artigo analisa esse novo ambiente e conclui que o comércio eletrônico no mercado brasileiro está consolidado e apresenta claros sinais de evolução, mesmo que ainda possa ser considerado em um estágio intermediário de expansão. A análise dessa evolução, com as realizações já empreendidas, possibilita a identificação da busca pelo novo ambiente de negócio, formado por comunidades de pessoas e empresas.

Comércio eletrônico; negócios na era digital; negócios eletrônicos; mercado brasileiro; tecnologia de informação


Brazilian organizations have widely been using the information and communication technologies to link their several areas, vendors and clients, to process a very large number of transactions and to attend to a quantity of clients on a fast, certain and, many times, personalized form. The enterprise environment, in the world level as well as in the national level, has passed through countless changes in the last years, which have been considered directly related to the information technologies. One of the most important aspects of this new context is the appearance of the digital environment, that made possible, in fact, the digital age business and the electronic commerce. This article analyzes this new environment and concludes that the electronic commerce in the Brazilian market is consolidated and shows clear signals of evolution, even though it can still be considered in an intermediary level of expansion. The analysis of this evolution, with already undertaken achievements, enables the identification of the search for the new business environment, made by communities of people and companies.

Electronic commerce; business in the digital age; electronic business; Brazilian market; information technology


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

O comércio eletrônico evolui e consolida-se no mercado brasileiro

Alberto Luiz Albertin

Professor do Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos Aplicados à Administração da EAESP/FGV, Coordenador do Centro de Informática Aplicada (CIA) da EAESP/FGV e do Programa de Excelência em Negócios na Era Digital do CIA da EAESP/FGV. E-mail: albertin@fgvsp.br

RESUMO

As organizações brasileiras têm utilizado largamente as tecnologias de informação e comunicação para interligar suas várias áreas, fornecedores e clientes, processar um número muito grande de transações e atender a uma quantidade de clientes de forma rápida, segura e, muitas vezes, personalizada. O ambiente empresarial, tanto em nível mundial quanto em nacional, tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas com as tecnologias de informação. Um dos aspectos mais importantes desse novo contexto é o surgimento do ambiente digital, que passou a permitir, de fato, a realização de negócios na era digital e do comércio eletrônico.

Este artigo analisa esse novo ambiente e conclui que o comércio eletrônico no mercado brasileiro está consolidado e apresenta claros sinais de evolução, mesmo que ainda possa ser considerado em um estágio intermediário de expansão. A análise dessa evolução, com as realizações já empreendidas, possibilita a identificação da busca pelo novo ambiente de negócio, formado por comunidades de pessoas e empresas.

Palavras-chave: Comércio eletrônico, negócios na era digital, negócios eletrônicos, mercado brasileiro, tecnologia de informação.

ABSTRACT

Brazilian organizations have widely been using the information and communication technologies to link their several areas, vendors and clients, to process a very large number of transactions and to attend to a quantity of clients on a fast, certain and, many times, personalized form. The enterprise environment, in the world level as well as in the national level, has passed through countless changes in the last years, which have been considered directly related to the information technologies. One of the most important aspects of this new context is the appearance of the digital environment, that made possible, in fact, the digital age business and the electronic commerce. This article analyzes this new environment and concludes that the electronic commerce in the Brazilian market is consolidated and shows clear signals of evolution, even though it can still be considered in an intermediary level of expansion. The analysis of this evolution, with already undertaken achievements, enables the identification of the search for the new business environment, made by communities of people and companies.

Key words: Electronic commerce, business in the digital age, electronic business, Brazilian market, information technology.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBERTIN. A. L. Administrario de informática: funções e fatores críticos de sucesso. 2. ed. São Paulo: Atlas. 1999.

ALBERTIN. A. L. Comercio eletrônico: modelo. aspectos e contribuições de sua aplicação. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2000a.

ALBERTIN. A. L. Comercio eletrônico: situação atual e tendências. São Paulo: EAESP/FGV. 2000b. Projeto de pesquisa desenvolvido com o apoio do Nucleo de Pesquisas e Publicações (NPP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

ALBERTIN. A. L. Evolução do comercio eletrônico no mercado brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIACAO DE POS-GRADUACAO EM ADMINISTRACAO 2000. Florian6polis. Anais... Florian6polis: ENANPAD. 2000c.

ALBERTIN. A. L. Pesquisa FGV de comercio eletrôico no mercado brasileiro. São Paulo: EAESP/FGV. 2000d. Programa de Excelencia em Negócios na Era Digital do Centro de Informatica Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Disponfvel na Internet: <www.fgvsp.br/cia/ce>.

NOTA

Este artigo baseia-se em pesquisa financiada pelo NPP - Nucleo de Pesquisas e Publicações da EAESP/FGV intitulada "Comercio eletr6nico: situação atual e tendencias".

  • ALBERTIN. A. L. Administrario de informática: funções e fatores críticos de sucesso. 2. ed. São Paulo: Atlas. 1999.
  • ALBERTIN. A. L. Comercio eletrônico: modelo. aspectos e contribuições de sua aplicação. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2000a.
  • ALBERTIN. A. L. Comercio eletrônico: situação atual e tendências. São Paulo: EAESP/FGV. 2000b. Projeto de pesquisa desenvolvido com o apoio do Nucleo de Pesquisas e Publicações (NPP) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
  • ALBERTIN. A. L. Evolução do comercio eletrônico no mercado brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIACAO DE POS-GRADUACAO EM ADMINISTRACAO 2000. Florian6polis. Anais.. Florian6polis: ENANPAD. 2000c.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Mar 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
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