Acessibilidade / Reportar erro

Projeto da cadeia de suprimento: uma visão dinamica da decisão fazer versus comprar

Resumos

Nos últimos anos, temos observado movimentos cíclicos na arquitetura da cadeia de suprimento de alguns setores produtivos. Ora temos o setor integrado verticalmente, composto por grandes empresas dominantes, ora temos o mesmo setor desintegrado horizontalmente, constituído por uma multidão de empresas atuando em nichos de mercado. Nesse ambiente altamente competitivo, o domínio de competências essenciais, com maior valor agregado, é decisivo para a sobrevivência de qualquer organização. Este artigo propõe facilitar a compreensão do assunto, analisando a evolução dos modelos tradicionais de decisão fazer versus comprar e avaliando sua adequação em setores da economia com elevada velocidade evolutiva.

Projeto da cadeia de suprimento; gerenciamento da cadeia de suprimento; decisão fazer versus comprar; estratégia de terceirização; competência essencial


In recent years, we have observed a cyclical pattern in the architecture of the supply chains of individual sectors of the economy. Sometimes we see a vertical integrated sector, composed of large dominating companies, other times we see the same sector horizontally disintegrated, constituted of a great number of companies competing in marketing niches. In this highly competitive environment, the command of core competencies with higher added value is essential to the survival of any organization. This article intends to throw some light on this subject by analyzing the evolution of the classical make-buy models and evaluating their adequacy to economic sectors of high-speed evolution.

Supply chain design; supply chain management; make-buy models; strategic outsourcing; core competence


ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Projeto da cadeia de suprimento: uma visão dinamica da decisão fazer versus comprar

Luiz Carlos Di SerioI; Mauro SampaioII

IProfessor do Departamento de Administração da Produção e de Operações Industriais da FGV/EAESP. E-mail: ldiserio@fgvsp.br

IIEngenheiro de Produção de Materiais pela UFSCar, Mestre e Doutorando do Departamento de Administração da Produção e de Operações Industriais da FGV/EAESP. E-mail: msampaio@gvmail.br

RESUMO

Nos últimos anos, temos observado movimentos cíclicos na arquitetura da cadeia de suprimento de alguns setores produtivos. Ora temos o setor integrado verticalmente, composto por grandes empresas dominantes, ora temos o mesmo setor desintegrado horizontalmente, constituído por uma multidão de empresas atuando em nichos de mercado. Nesse ambiente altamente competitivo, o domínio de competências essenciais, com maior valor agregado, é decisivo para a sobrevivência de qualquer organização. Este artigo propõe facilitar a compreensão do assunto, analisando a evolução dos modelos tradicionais de decisão fazer versus comprar e avaliando sua adequação em setores da economia com elevada velocidade evolutiva.

Palavras-chave: Projeto da cadeia de suprimento, gerenciamento da cadeia de suprimento, decisão fazer versus comprar, estratégia de terceirização, competência essencial.

ABSTRACT

In recent years, we have observed a cyclical pattern in the architecture of the supply chains of individual sectors of the economy. Sometimes we see a vertical integrated sector, composed of large dominating companies, other times we see the same sector horizontally disintegrated, constituted of a great number of companies competing in marketing niches. In this highly competitive environment, the command of core competencies with higher added value is essential to the survival of any organization. This article intends to throw some light on this subject by analyzing the evolution of the classical make-buy models and evaluating their adequacy to economic sectors of high-speed evolution.

Key words: Supply chain design, supply chain management, make-buy models, strategic outsourcing, core competence.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTAS

Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no Congresso Sul-Americano de Administra,ao - BALAS 2000.

1. Bundling, no original. Segundo a defini,ao de Michael Porter, "enfardar" e vender produtos ou servi,os apenas como um pacote ou "fardo" (Fine, 1998, p. 59).

  • CALDAS, M. P., WOOD JR., T. Transformario e a realidade organizacional: uma perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 1999.
  • CHESBROUGH, H. W., TEECE D. J. When is virtual virtuous? Organizing for innovation. Harvard Business Review, v. 74, n. 1, p. 65-73, Jan./Feb. 1996.
  • COASE, R. H. The nature of the firm. Economica N.S., v. 4, p. 386-405, 1937. New series.
  • CORBETT NETO, T. Contabilidade do ganho São Paulo: Nobel, 1997.
  • COSTA, Maira da. Nao da mais para copiar. Exame, São Paulo, ed. 687, ano 32, n. 9, p. 36-38, 5 maio 1999.
  • FINE, C. H. Is the make-buy decision process a core competence? Massachusetts Institute of Technology, Sloan School of Management, Feb. 1996. Working draft.
  • FINE, C. H. Clockspeed: winning industry control in the age of temporary advantage. Readings, MA: Massachusetts Institute of Technology Perseus Book, 1998.
  • GUTWALD, P. M. Strategic outsourcing and technology supply chains. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, June 1995. Master's thesis (Management).
  • HAMEL, G., PRAHALAD, C. K. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, v. 68, n. 3, p. 79-91, MaylJune 1990.
  • HAMEL, G., PRAHALAD, C. K. Competing for the future. Boston: Harvard Business School Press, 1994.
  • LONSDALE, C. Effectively managing vertical supply relationships: a risk management model for outsourcing. Supply Chain Management: An International Journal, v. 4, n. 4, p. 176-183, 1999.
  • MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B., LAMPEL, J. Safari de estrategia: um roteiro pela selva do planejamento estrategico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
  • NASSIF, Luis. A biodiversidade e o Brasil. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 jan. 2000. Caderno Dinheiro, p. 3.
  • PA CONSULTING GROUP. Strategic sourcing: international survey. London: PA Consulting, 1996.
  • PORTER, M. E. Competitive strategy: creating and sustaining superior performance. New York: Free Press, 1985.
  • PORTER, M. E. What's strategy. Harvard Business Review, v. 74, n. 6, p. 61-79, Nov.lDec. 1996.
  • QUINN, B. J., HILMER, F. G. Strategic outsourcing. Sloan Management Review, v. 35, n. 4, p. 43-55, Summer 1994.
  • QUINN, B. J., HILMER, F. G. Strategic outsourcing: leveraging knowledge capabilities. Sloan Management Review, v. 40, n. 4, p. 9-21, Summer 1999.
  • TUSHMAN, L. M., ROMANELLI, E. Organization evolution: a metamorphosis model of convergence and reorientation. In: STAW, B. M., CUMMINGS, L. L. (Eds.). Research in organization behavior Greenwich, CT: JAI Press, 1985. V. 7, p. 171-222.
  • VAN DE VEN, A. H., POOLE, M. S. Explaining development and change in corporations. Academy of Management Review, v. 20, n. 3, p. 510-554, 1995.
  • VENKATESAN, R. Strategic sourcing: to make or not to make. Harvard Business Review, v. 70, n. 6, p. 98-107, Nov./Dec. 1992.
  • VOLLMANN, T. E., GORDON, C. Making supply chain relationships work M2000 Business Briefing, Lausanne: IMD, n. 8, 1996.
  • WILLIAMSON, O. Strategizing, economizing and economic organization. Strategic Management Journal, n. 12, p. 7594, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2001
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br