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Medindo o capital intelectual

Resumos

Pesquisas vêm sendo conduzidas a fim de definir um caminho confiável e factível para avaliarem-se os ativos intangíveis de uma empresa. Vários modelos foram desenvolvidos, embora ainda haja problemas a resolver. Neste artigo, apresenta-se um modelo heurístico que considera o vínculo entre o Capital Intelectual e a Estratégia Empresarial, de modo que se avaliem os ativos intangíveis de empresas, ao longo do tempo, segundo a estratégia de negócios implantada. Como estudo de caso, o modelo é aplicado a uma empresa atuante na indústria de magnésio. Expõe-se, também, a "Armadilha da Defasagem de Tempo", mostrando-se os erros de concepção que surgem numa abordagem estática, ao invés de dinâmica, para valoração dos ativos intangíveis. Tendências futuras e algumas conclusões importantes nessa área são relatadas.

Capital Intelectual; Estratégia Empresarial; ativos intangíveis; avaliação de desempenho; economia do conhecimento


Research has been conducted in order to define a feasible and reliable path to measure the intangible assets of a company, also called its Intellectual Capital. Several models have been defined, although problems still remain to be solved. In this article a heuristic frame addressing the link between Intellectual Capital and Business Strategy is developed to valuing the intangible assets of an enterprise along the time. This model is then applied to a company within the magnesium industry, as a case study. The "Time-Lag Trap" issue is presented showing the misconceptions arising from a static rather than dynamic intangible asset valuing approach. Future trends and some conclusions in this realm are also presented.

Intellectual capital; business strategy; intangible assets; performance evaluation; knowledge economy


CONTROLE GERENCIAL

Medindo o capital intelectual

Luiz Antonio Joia

Engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e Professor Adjunto da FGV-EBAP. E-mail: luizjoia@fgv.br

RESUMO

Pesquisas vêm sendo conduzidas a fim de definir um caminho confiável e factível para avaliarem-se os ativos intangíveis de uma empresa. Vários modelos foram desenvolvidos, embora ainda haja problemas a resolver. Neste artigo, apresenta-se um modelo heurístico que considera o vínculo entre o Capital Intelectual e a Estratégia Empresarial, de modo que se avaliem os ativos intangíveis de empresas, ao longo do tempo, segundo a estratégia de negócios implantada. Como estudo de caso, o modelo é aplicado a uma empresa atuante na indústria de magnésio. Expõe-se, também, a "Armadilha da Defasagem de Tempo", mostrando-se os erros de concepção que surgem numa abordagem estática, ao invés de dinâmica, para valoração dos ativos intangíveis. Tendências futuras e algumas conclusões importantes nessa área são relatadas.

Palavras-chave: Capital Intelectual, Estratégia Empresarial, ativos intangíveis, avaliação de desempenho, economia do conhecimento.

ABSTRACT

Research has been conducted in order to define a feasible and reliable path to measure the intangible assets of a company, also called its Intellectual Capital. Several models have been defined, although problems still remain to be solved. In this article a heuristic frame addressing the link between Intellectual Capital and Business Strategy is developed to valuing the intangible assets of an enterprise along the time. This model is then applied to a company within the magnesium industry, as a case study. The "Time-Lag Trap" issue is presented showing the misconceptions arising from a static rather than dynamic intangible asset valuing approach. Future trends and some conclusions in this realm are also presented.

Key words: Intellectual capital, business strategy, intangible assets, performance evaluation, knowledge economy.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
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