SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Satisfação com assistência técnica e lealdade ao fabricante no ramo automobilísticoHospitais e programas de qualidade no estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Rev. adm. empres. vol.41 no.3 São Paulo jul./set. 2001

https://doi.org/10.1590/S0034-75902001000300005 

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

 

Valor estratégico dos projetos de tecnologia de informação

 

 

Alberto Luiz Albertin

Doutor em Administração pela FEA-USP e Professor do Departamento de Informática e de Métodos Quantitativos da FGV-EAESP. E-mail: albertin@fgvsp.br

 

 


RESUMO

As organizações têm buscado um uso cada vez mais intenso e amplo de Tecnologia de Informação, considerando-a uma poderosa ferramenta empresarial que representa investimento significativo e deve ter uma implementação bem-sucedida. Nesse ambiente, dois dos principais esforços organizacionais são a identificação do valor estratégico dessa tecnologia e uma gerência efetiva de seus projetos a fim de aumentar suas chances de sucesso. Este artigo tem como objetivo principal identificar os componentes de valor estratégico de Tecnologia de Informação e as variáveis e os fatores críticos de sucesso dos projetos dessa tecnologia. Sua contribuição é a consolidação da Estrutura de Análise de Valor Estratégico de Tecnologia de Informação e a identificação das Variáveis e dos Fatores Críticos de Sucesso de Projetos de Tecnologia de Informação.

Palavras-chave: Tecnologia de informação, valor estratégico de TI, projetos de TI, administração de TI, estratégia de TI.


ABSTRACT

The organizations have used the Information Technology in a stronger and deeper way, considering it as a powerful tool which need huge investments and successful guaranties. This environment requires knowledge about Information Technology strategic value and an effective management of its projects. This article has as main objective to identify the components of Information Technology Strategic Value and the technological project variables and critical success factors. The contribution is the consolidation of the Information Technology Strategic Value Analysis Structure and the identification of the Information Technology Projects Variables and Critical Success Factors.

Key words: Information technology, IT strategic value, IT projects, IT management, IT strategy.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBERTIN, A. L. Aumentando as chances de sucesso no desenvolvimento e implementação de sistemas de informações. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 36, n. 3, p. 61-69, jul./set. 1996.         [ Links ]

ALBERTIN, A. L.Administração de informática: funções e fatores críticos de sucesso. 2. ed. São Paulo: Atlas 1999.         [ Links ]

ALBERTIN, A.L. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.         [ Links ]

APTE, U. et al. Reusability-based strategy for development of information systems: implementation experience of a bank. MIS Quarterly, v. 14, n. 4, p. 420-433, Dec. 1990.         [ Links ]

BALDWIN,C.Y. Debate:What is the future of banking? Harvard Business Review, v. 68, n. 4, p. 144-161, July/ Aug. 1991.         [ Links ]

CHORAFAS, D. N. Strategic planning for electronic banking: from human resouces to product development and information system. London: Butterworth & Co, 1987.         [ Links ]

CRANE, D. B., BODIE, Z. Form follows function: the transformation of banking. Harvard Business Review, v. 74, n. 2, p. 109-117, Mar./Apr. 1996.

DRUCKER, P. F. Administrando em tempos turbulentos. São Paulo: Pioneiras, 1980.         [ Links ]

KERZNER, H. Project management: a systems approach to planning, schedulling and controlling. New York: Van Nostrand Reinhold, 1995.         [ Links ]

MADNICK, S. E. The information technology plataform. In: MORTON, M. S. S. The Corporations of the 1990s: information technology and organizational transformation. Oxford: Oxford University Press, 1991.         [ Links ]

MALONE, T. W., YATES, J., BENJAMIN, R. I. Electronic markets and electronic hierarquies. Communications of ACM, v. 30, n. 5, p. 484-497, June 1987.         [ Links ]

MORTON, M. S. S. The Corporations of the 1990s: information technology and organizational transformation. Oxford: Oxford University Press, 1991.         [ Links ]

PINTO, J. K., SLEVIN D. P. Critical success factors across the project life cycle. Project Management Journal, v. 19, n. 1, p. 69-74, Feb. 1988.         [ Links ]

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI): a guide to the project management body of knowledge. Upper Darby: PMI, 1998.         [ Links ]

YIN, R. K. Case Study Research: design and methods. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 1994.         [ Links ]

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons