Acessibilidade / Reportar erro

Etnomarketing: antropologia, cultura e consumo

Resumos

Neste artigo, pretende-se, inicialmente, ressaltar a presença de dimensões culturais e simbólicas no universo do consumo e evidenciar o recurso ao aporte antropológico na gestão de marketing, mediante a apresentação de alguns casos extraídos da literatura de difusão sobre o universo empresarial. Em seguida, com base no método biográfico, são descritas as trajetórias profissionais de dois antropólogos que têm empreendido trabalhos práticos situados no campo da Administração Mercadológica. O propósito final é contribuir para a discussão sobre a fronteira interdisciplinar que envolve a Antropologia do Consumo e a Mercadologia.

Marketing; comportamento do consumidor; antropologia; antropologia do consumo; cultura


At first the article attempts to point the cultural and symbolic aspects of the consumption and the use of an anthropological approach on the marketing management. Therefore, the text focuses on real situations that have been occured in the business world. Afterwards, using the biographic method, it describes the professional trajectories of two anthropologists who have been acting in the marketing field for many years. Furthermore, there is a goal to contribute to discussions about the interdisciplinary boundary that envolves Anthropology of Consumption and Marketing Management.

Marketing; consumer behavior; anthropology; anthropology of consumption; culture


MERCADOLOGIA

Etnomarketing: antropologia, cultura e consumo

Pedro Jaime Júnior

Mestre em Antropologia Social pela Unicamp, Pesquisador do Centro Educacional de Tecnologia em Administração (Cetead) e Professor da Universidade Salvador. E-mail: pedrojaime@uol.com.br

RESUMO

Neste artigo, pretende-se, inicialmente, ressaltar a presença de dimensões culturais e simbólicas no universo do consumo e evidenciar o recurso ao aporte antropológico na gestão de marketing, mediante a apresentação de alguns casos extraídos da literatura de difusão sobre o universo empresarial. Em seguida, com base no método biográfico, são descritas as trajetórias profissionais de dois antropólogos que têm empreendido trabalhos práticos situados no campo da Administração Mercadológica. O propósito final é contribuir para a discussão sobre a fronteira interdisciplinar que envolve a Antropologia do Consumo e a Mercadologia.

Palavras-chave:Marketing, comportamento do consumidor, antropologia, antropologia do consumo, cultura.

ABSTRACT

At first the article attempts to point the cultural and symbolic aspects of the consumption and the use of an anthropological approach on the marketing management. Therefore, the text focuses on real situations that have been occured in the business world. Afterwards, using the biographic method, it describes the professional trajectories of two anthropologists who have been acting in the marketing field for many years. Furthermore, there is a goal to contribute to discussions about the interdisciplinary boundary that envolves Anthropology of Consumption and Marketing Management.

Key words: Marketing, consumer behavior, anthropology, anthropology of consumption, culture.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma Antropologia da supermodernidade. Campinas : Papirus, 1994.
  • AUGÉ, Marc. O sentido dos outros Petrópolis : Vozes, 1999.
  • BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais São Paulo : Hucitec, 1999. A história de vida e o mosaico científico.
  • BERTAUX, Daniel. L'approche biographique: as validité méthodologique, ses potentialités. Cahiers Internationaux de sociologie. Paris : PUF, 1980. V. 69.
  • BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas São Paulo : Perspectiva, 1987.
  • CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Identidade, etnia e estrutura social São Paulo : Pioneira, 1976.
  • CRAPANZANO, Vicent. Tuhami, portrait of a Moroccan Chicago : The University of Chicago Press, 1980.
  • DAMATTA, Roberto. A casa e a rua Rio de Janeiro : Guanabara-Koogan, 1991.
  • DOUGLAS, Mary, ISHERWOOD, Baron. The world of goods: towards an anthropology of consumption. New York : Penguin Books, 1978.
  • DURHAM, Eunice. A pesquisa antropológica com populações urbanas: problemas e perspectivas. In: CARDOSO, Ruth (Org.). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1986.
  • FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pósmodernismo São Paulo : Studio Nobel, 1995.
  • FREUD, Sigmund. Totem et tabou Paris : [s.n.], 1924.
  • GEERTZ, Cliford. Local knowledge: further essays in interpretive anthropology. New York : Basic Books, 1983.
  • JAIME JÚNIOR, Pedro. Antropologia e administração: encontro de saberes. Uma abordagem etnográfica. Dissertação (Mestrado) Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de Campinas, 1997.
  • LABURTHE-TOLRA, Philippe, WARNIER, Jean-Pierre. Etnologia-Antropologia Petrópolis : Vozes, 1997. Produção social e consumo de objetos.
  • LÉVI-STRAUSS, Claude. A crise moderna da Antropologia. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 10, p. 19-26, 1962.
  • LÉVI-STRAUSS, Claude. O totemismo hoje Lisboa : Edições 70, 1986.
  • LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem Campinas : Papirus, 1989.
  • MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do pacífico ocidental São Paulo : Abril Cultural, 1984.
  • MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia São Paulo : EPUEdusp, 1974. Ensaio sobre a dádiva.
  • MAUSS, Marcel. Manual de etnografia Lisboa : Publicações Don Quixote, 1993.
  • MERLEAU-PONTY, Maurice. De Mauss à Claude Lévi- Strauss. In: CHAUI, Marilena (Org.). Textos escolhidos: Maurice Merleau-Ponty. São Paulo : Abril Cultural, 1980.
  • PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia Rio de Janeiro : Relume-Dumará, 1995.
  • RADCLIFFE-BROWN, A. R. Estrutura e função nas sociedades primitivas Lisboa : Edições 70, 1989. A teoria sociológica do totemismo.
  • RUBEN, Guilhermo. Teoria da identidade: uma crítica. Anuário Antropológico/86. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro, 1988.
  • RUBEN, Guilhermo. Teoria da identidade na Antropologia: um exercício de etnografia do pensamento moderno. In: CORRÊA, Mariza, LARAIA, Roque (Orgs.). Roberto Cardoso de Oliveira: homenagem. Campinas : IFCH-Unicamp, 1992.
  • SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática Rio de Janeiro : Zahar, 1979.
  • SANTOS, Boaventura de Sousa Pela mão de Alice, o social e o político na pós-modernidade. Porto : Edições Afrontamento, 1994.
  • THIOLLENT, Michael. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo : Polis, 1981.
  • THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna Petrópolis : Vozes, 1995.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2001
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br