Acessibilidade / Reportar erro

Narciso sem espelho: a publicação brasileira de marketing

Resumos

Este artigo analisa a influência da publicação científica brasileira na área de marketing para a produção acadêmica no Brasil. A análise concerniu aos anos 1990, quando se observou 272 artigos publicados nos principais periódicos brasileiros de administração. As variáveis investigadas foram, por um lado, a temática, o número de autores e a filiação acadêmica dos autores dos artigos, e, por outro, o número total de citações por artigo, o número total de citações de periódicos, além do número de citações relativo a periódicos internacionais e brasileiros por artigo publicado. Após a análise de 5.883 citações bibliográficas, constata-se que a publicação científica brasileira na área de marketing não tem servido como uma referência para a produção acadêmica da própria área. Isso revela que, embora existam consideráveis referências sobre a realidade empírica empresarial brasileira no âmbito dos periódicos, os pesquisadores têm relegado tais referências como fontes de pesquisa.

Publicação científica; produção acadêmica; marketing, Brasil; periódicos brasileiros


The article analyzes the influence of the Brazilian scientific publication in the marketing area for the academic production of marketing in Brazil. A total of 272 articles published during the nineties in the main Brazilian journals were observed. The variables of investigation were the subject, number of authors, authors' academic institution, total number of citations, total number of citations from journals, besides the number of citations from international and Brazilian journals in each published article of that period. After the analysis of 5,883 bibliographical references, was verified that the Brazilian scientific publication in the marketing area has not been serving as a reference for the academic production of the area itself. This reveals that, although considerable references exist about the Brazilian managerial empiric reality in the ambit of the journals, the Brazilian scholars have been relegating such references as sources for their researches.

Scientific publication; academic production; marketing; Brazil; Brazilian journals


DOCUMENTO

Narciso sem espelho: a publicação brasileira de marketing

Francisco Giovanni David Vieira

UEM

RESUMO

Este artigo analisa a influência da publicação científica brasileira na área de marketing para a produção acadêmica no Brasil. A análise concerniu aos anos 1990, quando se observou 272 artigos publicados nos principais periódicos brasileiros de administração. As variáveis investigadas foram, por um lado, a temática, o número de autores e a filiação acadêmica dos autores dos artigos, e, por outro, o número total de citações por artigo, o número total de citações de periódicos, além do número de citações relativo a periódicos internacionais e brasileiros por artigo publicado. Após a análise de 5.883 citações bibliográficas, constata-se que a publicação científica brasileira na área de marketing não tem servido como uma referência para a produção acadêmica da própria área. Isso revela que, embora existam consideráveis referências sobre a realidade empírica empresarial brasileira no âmbito dos periódicos, os pesquisadores têm relegado tais referências como fontes de pesquisa.

Palavras-chave: Publicação científica, produção acadêmica, marketing, Brasil, periódicos brasileiros.

ABSTRACT

The article analyzes the influence of the Brazilian scientific publication in the marketing area for the academic production of marketing in Brazil. A total of 272 articles published during the nineties in the main Brazilian journals were observed. The variables of investigation were the subject, number of authors, authors' academic institution, total number of citations, total number of citations from journals, besides the number of citations from international and Brazilian journals in each published article of that period. After the analysis of 5,883 bibliographical references, was verified that the Brazilian scientific publication in the marketing area has not been serving as a reference for the academic production of the area itself. This reveals that, although considerable references exist about the Brazilian managerial empiric reality in the ambit of the journals, the Brazilian scholars have been relegating such references as sources for their researches.

Key words: Scientific publication, academic production, marketing, Brazil, Brazilian journals.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Notas

O autor agradece aos professores Ricardo Leal, pelos comentários e incentivo à redação deste artigo, e Alexandre Faria, pelas observações críticas e sugestões à primeira versão. Limites ou eventuais falhas no texto, entre-tanto, são de responsabilidade exclusiva do próprio autor.

Artigo recebido em 17/01/2002.

Aprovado em 13/04/2002.

Francisco Giovanni D. Vieira

Professor-Adjunto de Marketing da UEM e Co-Editor da RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e Mestre em Administração pela UFLA. Interesses de pesquisa em Educação e Ensino em Marketing, Comportamento do Consumidor, Marketing Social e Cultura nas Organizações. E-mail: fgdvieira@uem.br Endereço: UEM – DAD. Av. Colombo, 5790 – Zona 7, 87020-900, Maringá – PR.

  • BAKIR, Aysen, VITELL, Scott J., ROSE, Gregory M. Publications in major marketing journals: an analysis of scholars and marketing departments. Journal of Marketing Education, v. 22, n. 2, p. 99-107, Aug. 2000.
  • BERTERO, Carlos O., KEINERT, Tânia M. M. A evolução da análise organizacional no Brasil (1961-93). RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 81-90, Mai./Jun. 1994.
  • BERTERO, Carlos O., CALDAS, Miguel P., WOOD JR., Thomaz. Produção científica em administração de empresas: provocações, insinuações e contribuições para um debate local. In: 22º ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Anpad, 1998. Organizações.
  • BLOOM, Allan D. O declínio da cultura ocidental: da crise da universidade à crise da sociedade. São Paulo : Best Seller, 1989.
  • BOTELHO, Delane, MACERA, Andrea. Análise metateórica de teses e dissertações da área de marketing apresentadas na FGV-EAESP (1974-1999). In: 25º ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, Campinas. Anais... Campinas: Anpad, 2001. Marketing.
  • BURNETT, John J., AMASON, Robert D., CUNNINGHAM, Peggy. What makes marketing academicians successful? An assessment of teaching, publishing and service. Journal of Marketing Education, v. 11, n. 3, p. 7-18, Set. 1989.
  • CHANLAT, Jean-François. Francophone organizational analysis (19501990): an overview. Organization Studies, Cambridge, v. 15, n. 1, p. 47-80, 1994.
  • JACOBY, Russell. Os últimos intelectuais: a cultura americana na era da academia. São Paulo : Trajetória Cultural / Editora da USP, 1990.
  • KOURGANOFF, Wladimir. A face oculta da universidade. São Paulo : Editora da Unesp, 1990.
  • MACHADO DA SILVA, Clóvis L., CUNHA, Vera C., AMBONI, Nério. Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: 14ºENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1990. Florianópolis. Anais... Florianópolis: Anpad, 1990. Organizações.
  • MEDEIROS, João B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo : Atlas, 1991. 144p.
  • NIEMI JR., Albert. W. Publication performance of marketing departments, 1975-1985. Journal of Marketing Education, v. 10, n. 2, p. 8-12, May 1988.
  • PERIN, Marcelo G., SAMPAIO, Cláudio H., FROEMMING, Lurdes M. S., LUCE, Fernando B. A pesquisa survey em artigos de marketing nos Enanpads da década de 90. In: 22º ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu : Anpad, 1998. Marketing.
  • POWERS, Thomas L., SWAN, John E., PATTON, John F. Career research productivity patterns of marketing academicians. Journal of Business Research, New York, v. 42, n. 1, p. 75-86, 1998.
  • RÉVILLION, Anya S. P. A utilização de pesquisas exploratórias na área de marketing. In: 25ºENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2001. Campinas. Anais... Campinas : Anpad, 2001. Marketing.
  • RICHERS, Raimar. Recordando a infância do marketing brasileiro – um depoimento. RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 26-40, Mai./Jun. 1994.
  • SHERRELL, Daniel L., HAIR JR., Joseph F., GRIFFIN, Mitch. Marketing academicians' perceptions of ethical research and publishing behavior. Journal of The Academy of Marketing Science, Greenvale, v. 17, n. 4, p. 31524, Set. 1989.
  • VERGARA, Sylvia C., CARVALHO JR., Dourival de S. Nacionalidade dos autores referenciados na literatura brasileira sobre organizações. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 19º, 1995, João Pessoa. Anais... João Pessoa: Anpad, 1995. Vol. 6. Organizações. p. 169-88.
  • VIEIRA, Francisco G. D. Por quem os sinos dobram? Uma análise da publicação científica na área de marketing do Enanpad. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 22º, 1998, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Anpad, 1998. Marketing.
  • VIEIRA, Francisco G. D. Ações empresariais e prioridades de pesquisa em marketing: tendências no Brasil e no mundo segundo a percepção dos acadêmicos brasileiros. In: 23º ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: Anpad, 1999. Marketing.
  • VIEIRA, Francisco G. D. Panorama acadêmico-científico e temáticas de estudos de marketing no Brasil. In: 24º ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2000, Florianópolis. Anais... Florianópolis : Anpad, 2000. Marketing.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2003

Histórico

  • Recebido
    17 Jan 2002
  • Aceito
    13 Abr 2002
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br