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Mestrado modalidade profissional: em busca da identidade

Resumos

Este artigo pretende identificar e analisar elementos importantes no debate acerca da identidade dos programas de Mestrado Modalidade Profissional em Administração (MPA) no Brasil. A partir de uma perspectiva geral sobre os tipos de demanda mobilizados pelos programas de formação gerencial mais difundidos no Brasil (pós-graduação lato sensu, ou Especialização, e stricto sensu, nas formas de Mestrado Acadêmico e Mestrado Modalidade Profissional), procura caracterizar as condições de resposta de cada um deles às perspectivas de tais demandas. Ao mesmo tempo, introduz nesse debate a noção de competência, considerando-a como um elemento-chave para a avaliação da efetividade desses programas. Finalmente, analisa as vantagens diferenciais dos MPAs face ao atual contexto de negócios e destaca a questão da noção de competência em tal processo. O artigo conclui identificando as razões que têm estimulado sua forte disseminação no espaço dos programas de formação gerencial.

Mestrado Modalidade Profissional; formação gerencial; competências; ambiente de negócios; desempenho


This paper intends to identify and analyze important issues in the discussion about the Executive Master Programs (Mestrado Modalidade Profissional, MPA) in Brazil. Starting with a general view about the requirements that motivate the executive development programs more important in Brazil (Lato Sensu Postgraduate or Certificate Level Programs and Stricto Sensu Postgraduate or Master of Science and Executive Master Business Administration Programs), it characterizes the response conditions by each one of them related to these requirements. At the same time, it introduces the notion of competence as a key issue to evaluate the effectiveness of these programs. Finally, based on these issues and characterizing the advantages of MPA programs, it concludes by identifying the reasons that have stimulated its strong dissemination in the general executive development programs.

Professional Master Program; executive development; competencies; business environment; performance


FÓRUM EDUCAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Mestrado modalidade profissional: em busca da identidade

Roberto Ruas

PPGA/EA/UFRGS

RESUMO

Este artigo pretende identificar e analisar elementos importantes no debate acerca da identidade dos programas de Mestrado Modalidade Profissional em Administração (MPA) no Brasil. A partir de uma perspectiva geral sobre os tipos de demanda mobilizados pelos programas de formação gerencial mais difundidos no Brasil (pós-graduação lato sensu, ou Especialização, e stricto sensu, nas formas de Mestrado Acadêmico e Mestrado Modalidade Profissional), procura caracterizar as condições de resposta de cada um deles às perspectivas de tais demandas. Ao mesmo tempo, introduz nesse debate a noção de competência, considerando-a como um elemento-chave para a avaliação da efetividade desses programas. Finalmente, analisa as vantagens diferenciais dos MPAs face ao atual contexto de negócios e destaca a questão da noção de competência em tal processo. O artigo conclui identificando as razões que têm estimulado sua forte disseminação no espaço dos programas de formação gerencial.

Palavras-chave: Mestrado Modalidade Profissional, formação gerencial, competências, ambiente de negócios, desempenho.

ABSTRACT

This paper intends to identify and analyze important issues in the discussion about the Executive Master Programs (Mestrado Modalidade Profissional, MPA) in Brazil. Starting with a general view about the requirements that motivate the executive development programs more important in Brazil (Lato Sensu Postgraduate or Certificate Level Programs and Stricto Sensu Postgraduate or Master of Science and Executive Master Business Administration Programs), it characterizes the response conditions by each one of them related to these requirements. At the same time, it introduces the notion of competence as a key issue to evaluate the effectiveness of these programs. Finally, based on these issues and characterizing the advantages of MPA programs, it concludes by identifying the reasons that have stimulated its strong dissemination in the general executive development programs.

Key words: Professional Master Program, executive development, competencies, business environment, performance.

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Referências bibliográficas

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BRANDÃO, H. P. e GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenhos: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, Jan. /Mar. 2001.

FLEURY, A. C. C. e FLEURY, M. T. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo : Atlas, 2000.

LEVY-LEBOYER, C. La gestion des compétences. Paris : Editions d'Organisations, 1996.

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PRAHALAD, C. K. e HAMMEL G. A competência essencial da corporação. In: Ulrich, D. Recursos humanos estratégicos. São Paulo : Futura, 2000.

RUAS, R. A atividade gerencial no século XXI e a formação de gestores: alguns nexos pouco explorados. Read, edição 15, v.6, n. 3, Out. 2000.

RUAS, R. Desenvolvimento de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. In: Fleury, M. T. e Oliveira Jr. M. (Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento. São Paulo : Atlas, 2001.

WOOD JR., T. e PICARELLI Fº, V. Remuneração por habilidades e por competências. 2ª ed. São Paulo : Atlas, 1999.

Aprovado em 15/02/2003.

Roberto Ruas

Professor da Escola de Administração da UFRGS. Interesses de Pesquisa em gestão por competências, aprendizagem nas organizações e criatividade. E-mail : rlruas@ea.ufrgs.br Endereço: Rua Washington Luiz, 855. Porto Alegre, RS. CEP 90010-460.

Artigo convidado.

  • BOUTEILLER, D. Le syndrome du crocodile et le défi de l'apprentissage continu. Gestion, Montreal, v. 22, n. 3, 1997.
  • BRANDÃO, H. P. e GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenhos: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? RAE Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 8-15, Jan. /Mar. 2001.
  • FLEURY, A. C. C. e FLEURY, M. T. Estratégias empresariais e formação de competências São Paulo : Atlas, 2000.
  • LEVY-LEBOYER, C. La gestion des compétences Paris : Editions d'Organisations, 1996.
  • PARRY, S. The quest for competence. Training, p. 48, July 1986.
  • PRAHALAD, C. K. e HAMMEL G. A competência essencial da corporação. In: Ulrich, D. Recursos humanos estratégicos São Paulo : Futura, 2000.
  • RUAS, R. A atividade gerencial no século XXI e a formação de gestores: alguns nexos pouco explorados. Read, edição 15, v.6, n. 3, Out. 2000.
  • RUAS, R. Desenvolvimento de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional. In: Fleury, M. T. e Oliveira Jr. M. (Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento São Paulo : Atlas, 2001.
  • WOOD JR., T. e PICARELLI Fş, V. Remuneração por habilidades e por competências. 2Ş ed. São Paulo : Atlas, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Aceito
    15 Fev 2003
  • Recebido
    15 Fev 2003
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