Acessibilidade / Reportar erro

Gestão do custo da qualidade nas empresas químicas do Brasil

Resumos

Este artigo trata da análise do sistema de gestão do custo da qualidade nas indústrias químicas associadas à Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados). Os dados coletados foram tratados pelas técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial. Os resultados evidenciaram que o sistema de gestão do custo da qualidade: a) em 39% das empresas estava incorporado ao sistema de gestão de negócios; b) não era utilizado como ferramenta de apoio para as decisões estratégicas; c) tinha a categoria de custo de falhas externas como a mais significativa; e d) não ocupava posição de destaque, mesmo para empresas que tinham sistema de garantia da qualidade implantado. Esses fatos revelaram oportunidades para o aprimoramento dos processos de gestão e de valorização profissional voltados para a qualidade, objetivando a competitividade por meio da minimização dos custos operacionais ou pela maximização dos níveis da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Gestão do custo da qualidade; Abiquim; custo de prevenção; custo de falhas; custo de avaliação


This article dealt with the analysis of the quality cost system management in the chemical industries associated to Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados). The collected data were treated by tools of descriptive statistical and factorial analysis. The results showed that: a) 39% of companies had quality cost system management incorporated in the corporative system management; b) it was not utilized as support tools to strategical decision; c) it had cost external failure category as the most significant; d) it had no relevant position, even in companies that had implemented quality assurance system. These facts revealed opportunities to improve the management process and profissional values geread towards to the quality, focusing the competitiveness through operational cost minimization or by maximizing quality service level desired by clients.

Quality cost management; Abiquim; prevention cost; failure cost; evaluation cost


GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA

Gestão do custo da qualidade nas empresas químicas do Brasil

Roberto Giro Moori; Rubens Vieira da Silva

Mackenzie

RESUMO

Este artigo trata da análise do sistema de gestão do custo da qualidade nas indústrias químicas associadas à Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados). Os dados coletados foram tratados pelas técnicas da estatística descritiva e da análise fatorial. Os resultados evidenciaram que o sistema de gestão do custo da qualidade: a) em 39% das empresas estava incorporado ao sistema de gestão de negócios; b) não era utilizado como ferramenta de apoio para as decisões estratégicas; c) tinha a categoria de custo de falhas externas como a mais significativa; e d) não ocupava posição de destaque, mesmo para empresas que tinham sistema de garantia da qualidade implantado. Esses fatos revelaram oportunidades para o aprimoramento dos processos de gestão e de valorização profissional voltados para a qualidade, objetivando a competitividade por meio da minimização dos custos operacionais ou pela maximização dos níveis da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Palavras-chave: Gestão do custo da qualidade, Abiquim, custo de prevenção, custo de falhas, custo de avaliação.

ABSTRACT

This article dealt with the analysis of the quality cost system management in the chemical industries associated to Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química e de Produtos Derivados). The collected data were treated by tools of descriptive statistical and factorial analysis. The results showed that: a) 39% of companies had quality cost system management incorporated in the corporative system management; b) it was not utilized as support tools to strategical decision; c) it had cost external failure category as the most significant; d) it had no relevant position, even in companies that had implemented quality assurance system. These facts revealed opportunities to improve the management process and profissional values geread towards to the quality, focusing the competitiveness through operational cost minimization or by maximizing quality service level desired by clients.

Key words: Quality cost management, Abiquim, prevention cost, failure cost, evaluation cost.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Recebido em 11.06.2002.

Aprovado em 06.02.2003.

Roberto Giro Moori

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas - MACKENZIE (PPGAE). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Interesses de pesquisa: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão em Redes de Negócios, Operações, Qualidade e Produtividade. E-mail: rgmoori@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 896, 7º andar. São Paulo, SP. CEP 01302-907.

Rubens Vieira da Silva

Professor de Graduação em Administração de Empresas. Doutorando em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Interesses de pesquisa: Qualidade e Produtividade, Administração da Produção e Sistemas Integrados de Gestão. E-mail: maluvi@terra.com.br Rua Engenheiro Isaac Milder, 355. Parque Real. São Paulo, SP. CEP 05688-010.

  • ABIQUIM Associação Brasileira da Indústria Química e Produtos Derivados. Relatório anual São Paulo : Abiquim, 1997, 2000 e 2002.
  • ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas.nCB 25 (Comitê Brasileiro de Qualidade).
  • ANFAVEA Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Anuário estatístico da indústria automobilítica brasileira São Paulo : Anfavea, 2002.
  • CHRISTOPHER, Martin. A logística do marketing São Paulo : Futura, 1999.
  • CROSBY, Philip B. Qualidade é investimento 7Ş ed. Rio de Janeiro : José Olympio, 1999.
  • DEMING, William Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : Marques-Saraiva, 1990.
  • EASTERBY-SMITH, Mark, THORPE, Richard e LOWE, Andy. Pesquisa gerencial em administração São Paulo : Pioneira, 1999.
  • FALCONI CAMPOS, Vicente. TQC Controle da qualidade total 2Ş ed. Belo Horizonte : Desenvolvimento Gerencial, 1999.
  • FEIGENBAUM, Armand V. Controle da qualidade total São Paulo : Makron Books, 1994.
  • HAIR JR, Joseph F., ANDERSON, Rolph E., TATHAM, Ronald L. e BLACK, William C. Multivariate data analysis New Jersey : Prentice Hall, 1998.
  • HEIZER, Jay e RENDER, Barry. Administração de operações bens e serviços. Rio de Janeiro : LTC, 2001.
  • INMETRO. Cerificados ISO 9000 por ano calendário 2002. Diponível em: <http:\\www.inmetro.gov.br>
  • JURAN, J. M. e GRYNA, Frank M. Controle da qualidade: conceitos, políticas e filosofia da qualidade. São Paulo : Makron Books, 1991.
  • MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing, uma orientação aplicada Porto Alegre : Bookman, 2001.
  • OSTRENGA, Michael R., OZAN, Terrence R. e McILHATTAN, Robert D. Gestão total dos custos Guia da Ernst & Young. Rio de Janeiro : Record, 1993.
  • ROBBINS, Stephen P. Administração mudanças e perspectivas São Paulo : Saraiva, 2000.
  • SAKURAI, Michiharu. Gerenciamento integrado de custos São Paulo : Atlas, 1997.
  • SBQ SISTEMA BRASILEIRO DA QUALIDADE. Banas qualidade São Paulo, edição especial, 1998 /1999 /2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2003

Histórico

  • Aceito
    06 Fev 2003
  • Recebido
    11 Jun 2002
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br