PENSATA
Marketing etnográfico: colocando a etnografia em seu devido lugar1 1 . Uma versão original deste trabalho foi apresentada na Multicultural Marketing Conference de 2002, em Valencia, Espanha.
Lívia Barbosa
UFF/ESPM
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Notas
2. Essa nova forma de fazer marketing não deve ser confundida com antropologia do consumo. Marketing etnográfico é a aplicação, no marketing, de princípios teóricos e metodológicos oriundos da antropologia. Nesse sentido, ele não aspira a nenhum nível de teorização, ao contrario da antropologia do consumo. Esta trabalha na elaboração de teorias do significado, que podem ou não ser exclusivamente aplicadas ao consumo; trabalha com a natureza da sociedade que denominamos de consumo; com as distinções entre cultura e sociedade de consumo, com teorias sobre o con-sumo, entre outros aspectos, que, embora tenham impacto na compreensão do consumo, necessaria-mente não são do interesse do marketing.
Pensata recebida em 19.03.2003.
Aprovada em 08.05.2003.
Lívia Barbosa
Profa. do Departamento de Antropologia da UFF. Consultora da ESPM. E-mail: livia@visualnet.com.br
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
15 Fev 2011 -
Data do Fascículo
Set 2003