Acessibilidade / Reportar erro

A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional

Managerial competences management and the contribution of organizational learning

Resumos

O presente estudo analisa os principais conceitos, princípios e práticas de aprendizagem organizacional como um meio de se tratar a questão da gestão de competências gerenciais a partir da especificidade de cada organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida com base em um estudo comparativo entre seis empresas (três brasileiras e três australianas). Os resultados sugerem a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos gestores entrevistados focalizam práticas organizacionais e práticas que extrapolam o âmbito organizacional. Destaca-se a importância da construção de uma consciência social. Os principais elementos de aprendizagem organizacional que representam uma potencial contribuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões da interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas de trabalho).

Competências gerenciais; aprendizagem organizacional; estratégia; mudança organizacional


This article analyses the main concepts, principles and practices of organizational learning as a way of managing managerial competencies based on the individual reality of each organization. It is an exploratory research that is developed, based on case studies in six companies (three Brazilian and three Australian). The results point out the importance of informal practices and the need to establish an articulated strategy, which regard to managerial competencies management. The significant experiences related by the managers interviewed point out organizational practices and practices that have occurred outside of the companies. It also highlights the constructive importance of a social conscience. The main elements of organizational learning that represent a potential contribution for the managerial competencies management refer to the interactive matters between people (reflections that privilege the collective), process vision (continuous development) and the emphasis on the pragmatic matter (practices at work).

Managerial competencies; organizational learning; strategy; organizational change


FÓRUM

A gestão de competências gerenciais e a contribuição da aprendizagem organizacional

Claudia Cristina Bitencourt

Unisinos

RESUMO

O presente estudo analisa os principais conceitos, princípios e práticas de aprendizagem organizacional como um meio de se tratar a questão da gestão de competências gerenciais a partir da especificidade de cada organização. Trata-se de uma pesquisa exploratória, desenvolvida com base em um estudo comparativo entre seis empresas (três brasileiras e três australianas). Os resultados sugerem a importância das práticas informais e a necessidade de se estabelecer uma estratégia articulada no que se refere à gestão de competências gerenciais. As experiências significativas relatadas pelos gestores entrevistados focalizam práticas organizacionais e práticas que extrapolam o âmbito organizacional. Destaca-se a importância da construção de uma consciência social. Os principais elementos de aprendizagem organizacional que representam uma potencial contribuição para a gestão de competências gerenciais referem-se às questões da interação entre as pessoas (reflexões que privilegiam o coletivo), visão processual (desenvolvimento contínuo) e a ênfase na questão pragmática (práticas de trabalho).

Palavras-chave: Competências gerenciais, aprendizagem organizacional, estratégia e mudança organizacional.

ABSTRACT

This article analyses the main concepts, principles and practices of organizational learning as a way of managing managerial competencies based on the individual reality of each organization. It is an exploratory research that is developed, based on case studies in six companies (three Brazilian and three Australian). The results point out the importance of informal practices and the need to establish an articulated strategy, which regard to managerial competencies management. The significant experiences related by the managers interviewed point out organizational practices and practices that have occurred outside of the companies. It also highlights the constructive importance of a social conscience. The main elements of organizational learning that represent a potential contribution for the managerial competencies management refer to the interactive matters between people (reflections that privilege the collective), process vision (continuous development) and the emphasis on the pragmatic matter (practices at work).

Key words: Managerial competencies, organizational learning, strategy and organizational change.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 19.02.2003.

Aprovado em 01.10.2003.

Claudia Cristina Bitencourt

Professora da Unisinos. Doutora em Administração pelo PPGA-UFRGS. Interesses de pesquisa em gestão de competências, aprendizagem organizacional e mudança organizacional. E-mail: claudiab.ez@terra.com.br Endereço: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Centro de Ciências Econômicas – Av. Unisinos, 950, São Leopoldo – RS, 93022-000.

  • ARGYRIS, C. On organizational learning Massachusetts: Blackwell Publishers, 1992.
  • BITENCOURT, C. A gestão de competências gerenciais: A contribuição da aprendizagem organizacional. 2001. Tese (Doutorado em Administração) PPGA UFRGS, Porto Alegre, 2001.
  • BECKER, B.; HUSELID, M.; ULRICH, D. The HR scorecard: Linking people, strategy and performance. Boston: Harvard Business School Press, 2001.
  • BOOG, G. Manual de treinamento e desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 1995.
  • BOTERF, G. Construire la competence collective de l'entreprise. Gestion, v. 22, n. 3, 1997.
  • BOYATIZIS, R. The competent manager: A model of effective performance. New York: Wiley, 1982.
  • BRUCE, C. On competence. Discussion list: http://www.ped.gu.se/biorn/phgraph/civil/conv/compet.html 1996.
  • CRAVINO, L. Conceptos y herramientas de management. Administración de Desempeño, n. 24, 1997.
  • DALL'ALBA, G.; SANDBERG, J. Educating for competence in professional practice. Instructional Science, n. 24, p. 411-437, 1996.
  • DAVIS, L. The work activity briefing: A model for workplace learning and leadership. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). Brisbane, 2000.
  • DODGSON, M. Organizational learning: A review of some literatures. Organization Studies, v. 21, n. 5, p. 375-394, 1993.
  • DREJER, A.; RIIS, J. Competence development and technology How learning and technology can be meaningfully integrated. Technovation, v. 19, n. 10, p. 631-644, 1999.
  • DURAND, T. Forms of competence: Proceedings Fourth International Conference on Competence-Based Management. In: BRANDÃO, H.; GUIMARÃES, T. Gestão de competências e gestão de desempenho: Tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23º, 1999, Foz do Iguaçu. Anais.. Foz do Iguaçu: Anpad, 1999.
  • DUTRA, J.; SILVA, J. Gestão de pessoas por competência. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 22º, 1998, Foz do Iguaçu. Anais.. Foz do Iguaçu: Anpad, 1998.
  • EASTERBY-SMITH, M.; SNELL, R.; GHERARDI, S. Organizational learning: Diverging communities of practices? Management Learning, v. 29, n. 3, p. 259-272, 1998.
  • EASTERBY-SMITH, M.; ARAUJO, L.; BURGOYNE, J. Organizational learning and learning organization: Developments in theory and practice. London: Sage, 1999.
  • EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.
  • FIOL, C. Consensus, diversity and learning in organizations. Denver: University of Colorado, 1994.
  • FLEURY, M. Gestão de competências, 1999. No prelo.
  • FLEURY, M.; FLEURY, A. Estratégias empresariais e formação de competências: Um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
  • KARPIN, D. Enterprising nation: Rewarding Australia's managers to meet the challenges of the Asia-Pacific century. Executive Summary, April, 1995.
  • KOLB, D. Individual learning styles and learning process. MIT Sloan School, 1971. (Working paper nş. 535-71).
  • MAGALHÃES, S.; ROCHA, M. Desenvolvimento de competências: O futuro agora! Revista de Treinamento e Desenvolvimento, jan., p.12-14, 1997.
  • MARCH, J. Exploration and exploitation in organizational learning. Organizational Science, v. 2, n. 1, 1991.
  • MINER, A.; MEZIAS, S. Ugly duckling no more: Past and future of organizational learning research. New York: University of Wisconsin-Madison, 1996.
  • MOSCOVICI, F. Equipes dão certo Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1994.
  • PARRY, S. The quest for competencies. Training, v. 33, n. 7, p. 4856, 1996.
  • PERRENOUD, P. Constrtuire des compétences, est-ce tourner le dos aux savoirs? Disponível em http://www.ordp.vsnet.ch/ResNov98/Dos-Perrenoud.html, 1998.
  • ROESCH, S. O estudo de caso como estratégia de pesquisa. Seminário, Porto Alegre: PPGA/UFRGS, 1998.
  • RUAS, R. Competências gerenciais e aprendizagem nas organizações: Uma relação de futuro? Seminário Internacional de Competitividade Baseada no Conhecimento, São Paulo: agosto, 1999.
  • SANDBERG, J. Human competence at work Göteborg: BAS, 1996.
  • SANDBERG, J. Understanding human competence at work: An interpretative approach. Research Seminar Series Graduate School of Management, July, 2000.
  • SANDBERG, J. Understanding human competence at work: An interpretative Approach. The Academy of Management Journal, v. 43, n. 1, p. 9-25, 2000.
  • SENGE, P. A quinta disciplina São Paulo: Nova Cultural, 1990.
  • SPARROW, P. R.; BOGNANNO, M. Competency requirement forecasting: Issues for international selection and assessment. In: MABEY, C., ILES, P. (org.). Managing Learning London: Routledge, p. 57-69, 1994.
  • SITKIN, S. Sequencing control system adoption and adaptation. Research Seminar Series, Graduate School of Management, July, 2000.
  • SPENCER, L.; SPENCER, S. Competence at work New York: John Wiley & Sons, 1993.
  • TSANG, E. W. K. Organizational learning and the learning organization: A dichotomy between descriptive and prescriptive research. Human Relations, v. 50, n. 10, p. 73-89, 1997.
  • WICK, C.; LÉON, L. O desafio do aprendizado São Paulo: Nobel, 1996.
  • YIN, R. Case study research: Design and methods. London: Sage, 1994.
  • ZARIFIAN, P. A gestão pela competência Rio de Janeiro: Centro Internacional para a Educação, Trabalho e Transferência de Tecnologia, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Jul 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2004

Histórico

  • Recebido
    19 Fev 2003
  • Aceito
    01 Out 2003
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br