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Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Rev. adm. empres. vol.44 no.3 São Paulo jul./set. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902004000300004 

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

 

Comprometimento organizacional em organizações autentizóticas: um estudo luso-brasileiro

 

Organizational commitment in authentizotic organizations: a luso-brazilian study

 

 

Arménio RegoI; Solange SoutoII

IUniversidade de Aveiro
IIFaculdades Ibmec e UERJ

 

 


RESUMO

Este artigo tem o objetivo de mostrar como as percepções dos indivíduos acerca de seis características organizacionais autentizóticas – espírito de camaradagem, credibilidade do superior, comunicação aberta com o superior, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, eqüidade e conciliação trabalho-família – explicam três dimensões do comprometimento organizacional. Na primeira fase, replicou-se estudo anterior, realizado em Portugal, com o objetivo de operacionalizar o construto das organizações autentizóticas. Na segunda fase, realizaram-se estudos confirmatórios, em Portugal e no Brasil. A evidência empírica salienta as boas propriedades psicométricas do construto e mostra como as variáveis autentizóticas explicam o comprometimento, sobretudo o componente afetivo. As dimensões autentizóticas mais relevantes são o espírito de camaradagem, a credibilidade do superior e as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Palavras-chave: Organizações autentizóticas, clima organizacional, comprometimento organizacional, saúde individual, saúde organizacional.


ABSTRACT

The paper aims to show how the perceptions of six authentizotic organizational characteristics – spirit of camaraderie, credibility of the leader, open and frank communication with the leader, opportunities for learning and self-development, equity, work-family conciliation– explain three dimensions of organizational commitment. In the first step, a study carried in Portugal to build and validate the authentizotic organizations construct was replicated in Brazil. In the second step, confirmatory studies were carried out in Portugal and Brazil. Empirical evidence suggests the good psychometric properties of the construct and shows that authentizotic dimensions explain commitment, mainly the affective component. The authentizotic dimensions suggesting the higher predictive power are the spirit of camaraderie, the credibility of the leader and the opportunities for learning and self-development.

Key words: Authentizotic organizations, organizational climate, organizational commitment, organizational health, individual health.


 

 

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NOTA

Uma versão preliminar deste texto foi apresentada ao XXVII ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, Atibaia, 2003.

 

 

Artigo recebido em 04.11.2003.
Aprovado em 25.05.2004.

 

 

Arménio Rego
Professor na Universidade de Aveiro (Portugal). Doutor e Mestre em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Interesses de pesquisa em justiça organizacional, comprometimento, comportamentos de cidadania, liderança, comunicação, climas éticos, organizações autentizóticas e estresse. E-mail: arego@egi.ua.pt Endereço: Universidade de Aveiro, Campus de Santiago, Aveiro – Portugal, 3810-193.

Solange Souto
Professora nas áreas de Comportamento Organizacional e Administração de Recursos Humanos do Ibmec-RJ. M.Sc. em Psicologia pela FGV-RJ. Interesses de pesquisa em comportamento e justiça organizacional, organizações autentizóticas, comportamentos de cidadania e comprometimento, comunicação, liderança e mudança nas organizações. E-mail: s.souto@globo.com Endereço: UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, 2º andar, bl. F, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-012.