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Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional

Effects from training on individual and organization performance

Resumos

O objetivo deste estudo foi desenvolver um método para identificar efeitos de treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização, combinação ainda rara na literatura científica. Foi realizado no Banco do Brasil, com 218 profissionais que fizeram um MBA em Marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários de auto e heteroavaliação. Nos questionários foi avaliada a contribuição do treinamento para a melhoria do desempenho individual e organizacional, e o suporte à transferência de treinamento. Nas entrevistas foram levantados indicadores de melhoria do desempenho organizacional para os maiores impactos percebidos pelos respondentes. Os resultados indicam que, para a maioria dos desempenhos individuais e organizacionais, o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo. A metodologia utilizada foi considerada adequada para a identificação de melhorias nos desempenhos organizacionais, percebidos como os mais afetados pelo treinamento. Também foram discutidas implicações metodológicas, teóricas e perspectivas futuras.

Avaliação do treinamento; resultados do treinamento; impacto do treinamento no desempenho individual e na organização; treinamento em Marketing


This study's objective was to develop a method for identifying training effects on performance, at individual and organizational levels, a still rare combination in the scientific literature. The study was made at Banco do Brasil, with 218 MBA in Marketing ex-trainees. Data collection included questionnaires for self and third party assessments and interviews. In the questionnaires, respondents have assessed the contribution of training for individual and organizational performance improvements, and organizational support for training transfer. In the interviews, indicators of organizational performance improvements were identified, based on the highest impacts perceived by the respondents. The results demonstrate that the perceived impact of training, for most part of individual and organizational performances, was considered between good and great. The methodology used was adequate to identify organizational performances improvement noticed as most affected by the training. Methodological and theoretical implications and future perspectives are discussed.

Training evaluation; results of training; impact of training on individual work; impact of training on the organization; marketing training


GESTÃO DE PESSOAS

Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional

Effects from training on individual and organization performance

Isa Aparecida de FreitasI; Jairo Eduardo Borges-AndradeII

IUnB e Universidade Corporativa Banco do Brasil

IIUnB

RESUMO

O objetivo deste estudo foi desenvolver um método para identificar efeitos de treinamento nos desempenhos dos indivíduos e da organização, combinação ainda rara na literatura científica. Foi realizado no Banco do Brasil, com 218 profissionais que fizeram um MBA em Marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários de auto e heteroavaliação. Nos questionários foi avaliada a contribuição do treinamento para a melhoria do desempenho individual e organizacional, e o suporte à transferência de treinamento. Nas entrevistas foram levantados indicadores de melhoria do desempenho organizacional para os maiores impactos percebidos pelos respondentes. Os resultados indicam que, para a maioria dos desempenhos individuais e organizacionais, o impacto percebido do treinamento foi avaliado entre bom e ótimo. A metodologia utilizada foi considerada adequada para a identificação de melhorias nos desempenhos organizacionais, percebidos como os mais afetados pelo treinamento. Também foram discutidas implicações metodológicas, teóricas e perspectivas futuras.

Palavras-chave: Avaliação do treinamento, resultados do treinamento, impacto do treinamento no desempenho individual e na organização, treinamento em Marketing.

ABSTRACT

This study's objective was to develop a method for identifying training effects on performance, at individual and organizational levels, a still rare combination in the scientific literature. The study was made at Banco do Brasil, with 218 MBA in Marketing ex-trainees. Data collection included questionnaires for self and third party assessments and interviews. In the questionnaires, respondents have assessed the contribution of training for individual and organizational performance improvements, and organizational support for training transfer. In the interviews, indicators of organizational performance improvements were identified, based on the highest impacts perceived by the respondents. The results demonstrate that the perceived impact of training, for most part of individual and organizational performances, was considered between good and great. The methodology used was adequate to identify organizational performances improvement noticed as most affected by the training. Methodological and theoretical implications and future perspectives are discussed.

Key words: Training evaluation, results of training, impact of training on individual work, impact of training on the organization, marketing training.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 29.10.2003.

Aprovado em 19.04.2004.

Isa Aparecida de Freitas

Doutoranda em Psicologia Social e Trabalho pela Universidade de Brasília. Pesquisadora Sênior da Universidade Corporativa Banco do Brasil. Interesses de pesquisa em planejamento e avaliação de treinamento, aprendizagem em organizações, avaliação de potencial e de desempenho, orientação profissional, políticas inovadoras de gestão de pessoas e qualidade de vida no trabalho. E-mail: isaafreitas@aol.com Endereço: AOS 01, Bloco F, apto. 411 – Brasília – DF, 70660-016.

Jairo Eduardo Borges-Andrade

Professor Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da UnB. M. Sc. e Ph. D. em Sistemas Instrucionais pela Florida State University. Pesquisador 1-A e coordenador de grupo no CNPq. Interesses de pesquisa em treinamento e desenvolvimento de pessoal, comportamento organizacional e pesquisa em psicologia organizacional. E-mail: jeborges@linkexpress.com.br Endereço: SQN 106, Bloco I, apto. 605 – Brasília – DF, 70742-090.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2004

Histórico

  • Aceito
    19 Abr 2004
  • Recebido
    29 Out 2003
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