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Organização e trabalho em transição: da lógica "sistêmico-controladora" à lógica "processual-relacional"

Organization and work in transition: from the "systems-control" logic to the "processrelational" one

Resumos

Para pesquisadores e gestores, é útil identificar duas formas alternativas de caracterizar discursivamente as atividades organizacionais e gerenciais: uma forma sistêmico-controladora e outra processual-relacional. A primeira é proveniente de aspirações modernistas e universalistas acerca da maximização do controle nas questões humanas, operacionalizando-se por meio da idéia de que as organizações são grandes sistemas controláveis, mecânicos e orientados para resultados. Em vez disso, é mais útil caracterizar a realidade organizacional pelo foco em processos emergentes dos padrões das relações entre as pessoas, as organizações e o ambiente social que as cerca. Se os gestores compreenderem o modo como seu trabalho contribui para a formação de tais processos, podem promover a evolução do aprendizado e de competências gerenciais por meio da construção de significados, negociações e barganhas, e do exercício do poder.

Teoria das organizações; gerenciamento; discurso; processos; sistemas; aprendizado de gestão


It is helpful to both academic researchers and managerial practitioners to identify two alternative ways of discursively framing organisational and managerial activities: a systems-control way and a process-relational one. The former derives from modernist and universalistic aspirations to maximise control over human circumstances and does this through encouraging a notion of organisations as large goal-based controllable mechanical systems and individuals as small need-oriented systems. A more useful way of framing organisational realities is to focus instead on the processes of emergence in the patterning of relations between people, organisations and the wider social world. Managerial learning and managerial competence can be enhanced if managers understand the way in which their work contributes to these shaping processes through processes of meaning-making, negotiation, bargaining and the wielding of power.

Organisation theory; management; discourse; process; system; management learning


ARTIGOS

Organização e trabalho em transição: da lógica "sistêmico-controladora" à lógica "processual-relacional"

Organization and work in transition: from the "systems-control" logic to the "processrelational" one

Tony J. Watson

Nottingham Business School

RESUMO

Para pesquisadores e gestores, é útil identificar duas formas alternativas de caracterizar discursivamente as atividades organizacionais e gerenciais: uma forma sistêmico-controladora e outra processual-relacional. A primeira é proveniente de aspirações modernistas e universalistas acerca da maximização do controle nas questões humanas, operacionalizando-se por meio da idéia de que as organizações são grandes sistemas controláveis, mecânicos e orientados para resultados. Em vez disso, é mais útil caracterizar a realidade organizacional pelo foco em processos emergentes dos padrões das relações entre as pessoas, as organizações e o ambiente social que as cerca. Se os gestores compreenderem o modo como seu trabalho contribui para a formação de tais processos, podem promover a evolução do aprendizado e de competências gerenciais por meio da construção de significados, negociações e barganhas, e do exercício do poder.

Palavras-chave: Teoria das organizações, gerenciamento, discurso, processos, sistemas, aprendizado de gestão.

ABSTRACT

It is helpful to both academic researchers and managerial practitioners to identify two alternative ways of discursively framing organisational and managerial activities: a systems-control way and a process-relational one. The former derives from modernist and universalistic aspirations to maximise control over human circumstances and does this through encouraging a notion of organisations as large goal-based controllable mechanical systems and individuals as small need-oriented systems. A more useful way of framing organisational realities is to focus instead on the processes of emergence in the patterning of relations between people, organisations and the wider social world. Managerial learning and managerial competence can be enhanced if managers understand the way in which their work contributes to these shaping processes through processes of meaning-making, negotiation, bargaining and the wielding of power.

Keywords: Organisation theory, management, discourse, process, system, management learning.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Aprovado em 15.12.2003.

Tony J. Watson

Nottingham Business School, Nottingham Trent University, Reino Unido. Interesses de pesquisa nas áreas de comportamento organizacional, sociologia industrial, estratégia, narrativas, pesquisa etnográficas e gestão de pessoas. E-mail: tony.watson@ntu.ac.uk Endereço: Burton Street, Nottingham NG1 4BU – England.

Revisão técnica de Eduardo Davel.

Artigo convidado.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Mar 2005

Histórico

  • Aceito
    15 Dez 2003
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