Acessibilidade / Reportar erro

Fusões e aquisições: aprendendo com a experiência brasileira

Mergers and acquisitions: learning with Brazilian experience

Resumos

Este artigo aborda as fusões e aquisições entendidas como processos, e relaciona a intenção de compra com as diferentes estratégias de integração. Apresenta um panorama dessas operações no Brasil, analisando de que forma a cultura local pode impactar esse processo. São apresentados os dados de uma pesquisa realizada com 106 empresas e sete estudos de caso. Os resultados indicam que um dos desafios dessas operações no país é o desenvolvimento adequado das etapas do processo, respeitando as características culturais locais. É reforçada a importância de fundamentar a escolha da estratégia de integração na motivação da compra e na situação da empresa adquirida. Os resultados também sugerem a existência de um modelo híbrido de gestão, influenciado pela cultura brasileira, que combina os processos racionalizados das adquirentes com características de informalidade e de relações personalizadas das adquiridas.

Gestão internacional; fusões e aquisições; aquisições transnacionais; integração cultural; cultura brasileira


This paper contributes to the discussion of merger and acquisition as processes. It explores the relationship between the motivation for the purchase and different integration strategies. It presents a panorama of these operations in Brazil; and it analyzes in what way local culture can impact upon these processes. Data from research done at 106 companies in Brazil and from seven case studies are presented. The results indicate that one of the challenges to these operations in Brazil is the adequate development of the stages of the process. Local characteristics of informality and more personalized relationships should be respected. The paper confirms the importance of choosing an integration strategy that is based on the motivation for the acquisition and the situation of the acquired company. The results also suggest a hybrid model of management. This model is influenced by Brazilian culture and combines the rationalized processes of the acquiring companies with the informality and personalized relationship of the acquired companies.

International management; mergers and acquisitions; transnational acquisitions; cultural integration; Brazilian culture


ARTIGOS

Fusões e aquisições: aprendendo com a experiência brasileira

Mergers and acquisitions: learning with Brazilian experience

Betania TanureI; Vera L. CançadoII

IFundação Dom Cabral e PUC-Minas

IIFundação Dom Cabral e Fundação Pedro Leopoldo/Mestrado Profissional em Administração

RESUMO

Este artigo aborda as fusões e aquisições entendidas como processos, e relaciona a intenção de compra com as diferentes estratégias de integração. Apresenta um panorama dessas operações no Brasil, analisando de que forma a cultura local pode impactar esse processo. São apresentados os dados de uma pesquisa realizada com 106 empresas e sete estudos de caso. Os resultados indicam que um dos desafios dessas operações no país é o desenvolvimento adequado das etapas do processo, respeitando as características culturais locais. É reforçada a importância de fundamentar a escolha da estratégia de integração na motivação da compra e na situação da empresa adquirida. Os resultados também sugerem a existência de um modelo híbrido de gestão, influenciado pela cultura brasileira, que combina os processos racionalizados das adquirentes com características de informalidade e de relações personalizadas das adquiridas.

Palavras-chave: Gestão internacional, fusões e aquisições, aquisições transnacionais, integração cultural, cultura brasileira.

ABSTRACT

This paper contributes to the discussion of merger and acquisition as processes. It explores the relationship between the motivation for the purchase and different integration strategies. It presents a panorama of these operations in Brazil; and it analyzes in what way local culture can impact upon these processes. Data from research done at 106 companies in Brazil and from seven case studies are presented. The results indicate that one of the challenges to these operations in Brazil is the adequate development of the stages of the process. Local characteristics of informality and more personalized relationships should be respected. The paper confirms the importance of choosing an integration strategy that is based on the motivation for the acquisition and the situation of the acquired company. The results also suggest a hybrid model of management. This model is influenced by Brazilian culture and combines the rationalized processes of the acquiring companies with the informality and personalized relationship of the acquired companies.

Keywords: International management, mergers and acquisitions, transnational acquisitions, cultural integration, Brazilian culture.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 24.06.2004.

Aprovado em 04.03.2005.

Betania Tanure

Professora e pesquisadora da Fundação Dom Cabral e PUC-Minas. Doutora em Administração. Interesses de pesquisa nas áreas de gestão internacional, estratégias de gestão de pessoas, cultura e mudança, estresse e qualidade de vida no trabalho, estratégia e gestão empresarial. E-mail: betaniat@fdc.org.br Endereço: Rua Prof. Eugênio Murilo Rubião, 33, ap. 202, Anchieta, Belo Horizonte – Minas Gerais, 30310-540.

Vera L. Cançado

Professora e pesquisadora da Fundação Dom Cabral e Fundação Pedro Leopoldo. Doutora em Administração. Interesses de pesquisa nas áreas de gestão internacional, estratégias de gestão de pessoas e comportamento humano nas organizações. E-mail: vcancado@uai.com.br Endereço: Rua Fernando Esquerdo, 35, ap. 303, Gutierrez, Belo Horizonte – Minas Gerais, 30430-300.

  • BARROS, B. T. Fusões e aquisições no Brasil: entendendo as razões dos sucessos e fracassos. São Paulo: Atlas, 2003.
  • BARROS, B. T. et al. Criando valor com aquisições: por que comprar? Como integrar? O caso do Banco Itaú. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 27., 2003, São Paulo. Anais São Paulo: ANPAD, 2003.
  • BARROS, B. T.; CANÇADO, V. L. Aquisições: um perfil das operações no Brasil. In: IBEROAMERICAN ACADEMY OF MANAGEMENT: INTERNATIONAL CONFERENCE, 2003, São Paulo. Anais São Paulo, 2003.
  • BARROS, B. T. (Org.). Fusões, aquisições e parcerias São Paulo: Atlas, 2001.
  • CALDAS, M. P.; WOOD JR., T. Para inglês ver: a importação de tecnologia gerencial no Brasil. In: CALDAS, M. P.; WOOD JR., T. Transformação e realidade organizacional: uma perspectiva brasileira. São Paulo: Atlas, 1999.
  • CANÇADO, V. L.; DUARTE, R. G.; COSTA, K. F. Processo de mudanças no período pós-F&A: o caso ABB/Montes Claros. In: CLADEA, 37., 2002, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: CLADEA, 2002.
  • CARTWRIGHT, S.; COOPER, C. L. Managing Mergers, Acquisitions & Strategic Alliances: Integrating People and Cultures. Oxford: Butterworth Heinemann, 1999.
  • CHILD, J.; FAULKNER, D.; PITKETHLY, R. The Management of International Acquisitions: Realizing Their Potential Value. New York: Oxford University Press, 2001.
  • DAMATTA, R. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Guanabara, 1990.
  • DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
  • DUARTE, R. G. Cross-border Acquisitions and Changes in Domestic Management Practices: The Case of Brazil. Centre for International Business and Management, Queen's College, Cambridge, 2001.
  • EVANS, P.; PUCIK, V.; BARSOUX, J.-L. The Global Challenge: Frameworks for International Human Resource Management Boston: McGraw-Hill, 2002.
  • GHOSHAL, S.; TANURE, B. Estratégia e gestão empresarial: construindo empresas brasileiras. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
  • HASPESLAGH, P. C.; JEMISON, D. B. Managing Acquisitions: Creating Value through Corporate Renewal. New York: Free Press, 1991.
  • KPMG CORPORATE FINANCE. Pesquisa sobre fusões e aquisições: operações realizadas no Brasil. Disponível em: <http://www.kpmg.com.br/adm/images/FA%204.trim_03%20B.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2004.
  • LINDGREN, U.; SPANGBERG, K. Management of the post-acquisition process in diversified MNCs. In: Otterberck, L. (Ed.). The Management of Headquarters: Subsidiary Relationships in Multinational Corporations. Aldershot: Gower, 1981.
  • MARKS, M. L.; MIRVIS, P. H. Joining Forces: Making One Plus One Equal Three in Merger, Acquisitions, and Alliances San Francisco: Jossey-Bass, 1998.
  • MOTTA, F. C. P.; ALCADIPANI, R. O jeitinho brasileiro, controle social e competição. Revista de Administração de Empresas v. 39, n. 1, p. 6-12, 1999.
  • RAMOS, A. G. Administração e contexto brasileiro 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1983.
  • REVISTA EXAME. Exame: melhores e maiores. São Paulo: Jun. 2000.
  • ROSSETTI, J. P. Fusões e aquisições no Brasil: as razões e os impactos. In: BARROS, B. T. (Org.). Fusões, aquisições e parcerias. São Paulo: Atlas, 2001. cap. 3, p. 76-87.
  • ROURKE, J. T. Integração pós-fusão In: KEY, S. L. Guia da Ernst & Young para administração de fusões e aquisições. Rio de Janeiro: Record, 1992. p. 13-32.
  • SENN, L. Cultura. In: KEY, S. L. Guia da Ernst & Young para administração de fusões e aquisições Rio de Janeiro: Record, 1992. p. 17-31
  • SHELTON, L. M. Strategic business and corporate acquisition: empirical evidence. Strategic Management Journal, v. 9, n. 3, p. 279-287, 1988.
  • SROUR, R. H. Ética empresarial: posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações pessoais. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • STEGER, U. The transformational merger Financial Times Mastering Management Review, London, v. 30, p. 46-50, 1999.
  • TANURE, B. Gestão à brasileira: uma comparação entre América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
  • WOOD JR., T.; CALDAS, M. P. Antropofagia organizacional In: CALDAS, M. P, WOOD JR., T. Transformação e realidade organizacional: uma perspective brasileira. São Paulo: Atlas, 1999.
  • UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT. World Investment Report 2000: Cross-border Mergers and Acquisitions and Development. New York: United Nations, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2005

Histórico

  • Aceito
    04 Mar 2005
  • Recebido
    24 Jun 2004
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br