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Sincronismo entre clientes e fornecedores

Suppliers and clients synchronism

Resumos

Este artigo trata da identificação da sincronia entre as expectativas das empresas clientes e as práticas de gerenciamento logístico de seus fornecedores, conforme o enfoque da gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou dados coletados por meio de questionários enviados aos executivos das empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O levantamento foi dividido em duas fases. Na primeira, trabalhou-se com uma amostra de 38 empresas clientes, e na segunda, com uma amostra de 51 empresas fornecedoras. Para tratamento dos dados, foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas, tendo o resultado evidenciado a existência do sincronismo para os fatores qualidade e confiabilidade entre as empresas clientes e seus fornecedores, dentro dos limites dessas amostras.

Sincronização; desempenho competitivo; retenção de clientes; gestão da cadeia de suprimentos


The article approaches synchrony identification between customers´ expectations and managerial practices adopted by suppliers using the supply chain model. Data were collected through questionnaires sent to executives of company members of the Abimaq (Brazilian Association of Machinery and Equipment Industry). The process was undertaken in two steps, one involving 38 executives from customer companies and another involving 51 executives from the supplying companies. Statistical treatment showed a strong evidence of synchronism for the variables quality and reliability between customer companies and their suppliers within the limits of the population sampled.

Synchronism; competitive performance; key-factors; costumer retention; supply chain management


ARTIGOS

Sincronismo entre clientes e fornecedores

Suppliers and clients synchronism

Manuel Fernandes Silva SouzaI; Roberto Giro MooriII; Reynaldo Cavalheiro MarcondesII

IUniversidade Municipal de São Caetano do Sul

IIUniversidade Presbiteriana Mackenzie

RESUMO

Este artigo trata da identificação da sincronia entre as expectativas das empresas clientes e as práticas de gerenciamento logístico de seus fornecedores, conforme o enfoque da gestão da cadeia de suprimentos. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou dados coletados por meio de questionários enviados aos executivos das empresas ligadas à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O levantamento foi dividido em duas fases. Na primeira, trabalhou-se com uma amostra de 38 empresas clientes, e na segunda, com uma amostra de 51 empresas fornecedoras. Para tratamento dos dados, foram aplicadas técnicas estatísticas multivariadas, tendo o resultado evidenciado a existência do sincronismo para os fatores qualidade e confiabilidade entre as empresas clientes e seus fornecedores, dentro dos limites dessas amostras.

Palavras-chave: Sincronização, desempenho competitivo, retenção de clientes, gestão da cadeia de suprimentos.

ABSTRACT

The article approaches synchrony identification between customers´ expectations and managerial practices adopted by suppliers using the supply chain model. Data were collected through questionnaires sent to executives of company members of the Abimaq (Brazilian Association of Machinery and Equipment Industry). The process was undertaken in two steps, one involving 38 executives from customer companies and another involving 51 executives from the supplying companies. Statistical treatment showed a strong evidence of synchronism for the variables quality and reliability between customer companies and their suppliers within the limits of the population sampled.

Keywords: Synchronism, competitive performance, key-factors, costumer retention, supply chain management.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 26.05.2004.

Aprovado em 17.05.2005.

Manuel Fernandes Silva Souza

Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Interesses de pesquisa nas áreas de operações, logística e gestão da cadeia de suprimentos. E-mail: fernandes@sptf.com.br Endereço: Rua Antonio de Souza Delmundo, 245, Bairro Jardim Vila Formosa, São Paulo – SP, 03470-160.

Roberto Giro Moori

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Interesses de pesquisa nas áreas de operações, logística e gestão da cadeia de suprimentos. E-mail: rgmoori@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 896, 7º andar, sala 76, Bairro Consolação, São Paulo – SP, 01302-907.

Reynaldo Cavalheiro Marcondes

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Administração de Empresas pela FEA-USP. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégias empresariais e desenvolvimento organizacional. E-mail: reynaldo.marcondes@terra.com.br Endereço: Rua da Consolação, 896, 7º andar, sala 76, Bairro Consolação, São Paulo – SP, 01302-907.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Aceito
    17 Maio 2005
  • Recebido
    26 Maio 2004
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