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Estratégia de marketing: contribuições para a teoria em marketing

Resumos

O artigo aborda o tema estratégia de marketing, enfocando sua formulação e implementação. Apresenta o desenvolvimento de um modelo teórico de formação da estratégia de marketing e suas contribuições para a teoria em Marketing. Para tanto, analisou-se a literatura sobre estratégia e estudaram-se dois modelos de formação da estratégia de marketing. Além desses modelos, agregou-se uma pesquisa exploratória realizada em algumas empresas, a qual permitiu que fosse elaborada uma estrutura inicial de um modelo evolutivo, validada por um grupo de executivos das empresas pesquisadas a partir dos resultados da modelagem de equações estruturais. A análise dos resultados da pesquisa sugere as variáveis significativas, bem como as suas relações para a formação da estratégia de marketing. Esse modelo contribui para o estudo da estratégia de marketing por apresentar reflexões sobre formulação e implementação de estratégias, elaborando um construto a partir das várias visões de estratégia.

Marketing; estratégia; processo; formulação; implementação


The following paper deals with marketing strategy. Specifically, it deals with the development of a theoretical model for marketing strategy formulation and implementation and its contribution to Marketing Theory. The literature about strategy was examined and two strategy making models were used for developing a model presented in this article. Besides combining these two models, an exploratory research was conducted to elaborate an initial structure of an evolutionary model, which was later validated with a group of companies using the results of a Structural Equation Modeling. Analysis of results in this research has shown the significant variables and their connections to build a model of marketing strategy making. This model contributes to the study of marketing strategy because it presents reflections about formulation and implementation considering several strategy views.

Marketing; strategy; process; formulation; implementation


FÓRUM

Estratégia de marketing: contribuições para a teoria em marketing

Ana Maria Machado ToaldoI; Fernando Bins LuceII

ICentro Universitário La Salle

II Universidade Federal do Rio Grande do Sul

RESUMO

O artigo aborda o tema estratégia de marketing, enfocando sua formulação e implementação. Apresenta o desenvolvimento de um modelo teórico de formação da estratégia de marketing e suas contribuições para a teoria em Marketing. Para tanto, analisou-se a literatura sobre estratégia e estudaram-se dois modelos de formação da estratégia de marketing. Além desses modelos, agregou-se uma pesquisa exploratória realizada em algumas empresas, a qual permitiu que fosse elaborada uma estrutura inicial de um modelo evolutivo, validada por um grupo de executivos das empresas pesquisadas a partir dos resultados da modelagem de equações estruturais. A análise dos resultados da pesquisa sugere as variáveis significativas, bem como as suas relações para a formação da estratégia de marketing. Esse modelo contribui para o estudo da estratégia de marketing por apresentar reflexões sobre formulação e implementação de estratégias, elaborando um construto a partir das várias visões de estratégia.

Palavras-chave: Marketing, estratégia, processo, formulação, implementação.

ABSTRACT

The following paper deals with marketing strategy. Specifically, it deals with the development of a theoretical model for marketing strategy formulation and implementation and its contribution to Marketing Theory. The literature about strategy was examined and two strategy making models were used for developing a model presented in this article. Besides combining these two models, an exploratory research was conducted to elaborate an initial structure of an evolutionary model, which was later validated with a group of companies using the results of a Structural Equation Modeling. Analysis of results in this research has shown the significant variables and their connections to build a model of marketing strategy making. This model contributes to the study of marketing strategy because it presents reflections about formulation and implementation considering several strategy views.

Keywords: Marketing, strategy, process, formulation, implementation.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 15.06.2005.

Aprovado em 11.07.2006.

Ana Maria Machado Toaldo

Professora do Centro Universitário La Salle (Canoas, RS). Doutorado em Administração pela UFRGS. Interesses de pesquisa na área de estratégia de marketing. E-mail: anatoaldo@unilasalle.edu.br Endereço: Casemiro de Abreu, 685/702, Rio Branco, Porto Alegre – RS, 90420-001.

Fernando Bins Luce

Professor da Escola de Administração da UFRGS. Doutor em Administração de Empresas pela Michigan State University. Interesses de pesquisas nas áreas de estratégia empresarial e marketing estratégico. E-mail: fbluce@ea.ufrgs.br Endereço: Washington Luis, 855, Centro, Porto Alegre – RS, 90010-140.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2006

Histórico

  • Aceito
    11 Jul 2006
  • Recebido
    15 Jun 2005
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