Acessibilidade / Reportar erro

Dinâmica de mercado e trajetória de produtores em face do sistema de classificação de vinhos

Resumos

O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre os agentes econômicos e as instituições de mercado. Em específico, o artigo analisa como os produtores de vinhos na França reagem às rígidas classifi cações existentes no mercado de vinhos desse país. Partindo de um estudo de caso de dois produtores vinícolas franceses, o artigo discorre sobre dois conjuntos distintos de estratégias por eles adotados para maximizar seus lucros em um contexto de forte enquadramento institucional, que prima pela marca e qualidade do vinho atreladas à região a que pertencem. Como conclusão, o artigo destaca a importância da sociologia do agente para se compreender a dinâmica do mercado.

Sociologia econômica; mercado; classificações de origem controlada; agentes econômicos; redes sociais


The purpose of this article is to discuss the relationship between economic agents and market institutions. More specifically, the article examines how wine producers in France respond to the severe classifications applied in the French wine market. Starting from a case study comprising two French wineries, this article analyzes two distinct sets of strategies adopted to maximize their profits in a context of heavy institutional framing, attaching special importance to wine quality and brand as related to the specific region where they belong. The article concludes emphasizing the importance of considering the agent-based sociological perspective for a better understanding of the market dynamics.

Economic sociology; market; controlled origin classification; economic agents; social network


FÓRUM - SOCIOLOGIA ECONÔMICA

Dinâmica de mercado e trajetória de produtores em face do sistema de classificação de vinhos

Marie-France Garcia-Parpet

Institut National de la Recherche Agronomique

RESUMO

O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre os agentes econômicos e as instituições de mercado. Em específico, o artigo analisa como os produtores de vinhos na França reagem às rígidas classifi cações existentes no mercado de vinhos desse país. Partindo de um estudo de caso de dois produtores vinícolas franceses, o artigo discorre sobre dois conjuntos distintos de estratégias por eles adotados para maximizar seus lucros em um contexto de forte enquadramento institucional, que prima pela marca e qualidade do vinho atreladas à região a que pertencem. Como conclusão, o artigo destaca a importância da sociologia do agente para se compreender a dinâmica do mercado.

Palavras-chave: Sociologia econômica, mercado, classificações de origem controlada, agentes econômicos, redes sociais.

ABSTRACT

The purpose of this article is to discuss the relationship between economic agents and market institutions. More specifically, the article examines how wine producers in France respond to the severe classifications applied in the French wine market. Starting from a case study comprising two French wineries, this article analyzes two distinct sets of strategies adopted to maximize their profits in a context of heavy institutional framing, attaching special importance to wine quality and brand as related to the specific region where they belong. The article concludes emphasizing the importance of considering the agent-based sociological perspective for a better understanding of the market dynamics.

Keywords: Economic sociology, market, controlled origin classification, economic agents, social network.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

BOURDIEU, P. Le champ économique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 119, p. 48-66, set. 1997.

BOURDIEU, P.; DELSAUT, Y. Le couturier et sa griffe. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, v. 1, n. 1, p. 7-36, 1975.

DOUGLAS, M. How Institutions Think? London: Routledge & Kegan Paul, 1987.

FLIGSTEIN, N. The Architecture of the Markets. Princeton: Princeton University Press, 2001.

GARCIA-PARPET, M.-F. Style de vie et manière de boire: un marché de l'offre des biens de prescription œnologique. Cahiers Lillois d'Économie et de Sociologie, juin 2003.

GARCIA-PARPET, M.-F. Le marché de l'excellence, les grands crus face à la mondialisation des marchés. Genèses, n. 56, 2004.

GARRIER, G. Histoire sociale et culturelle du vin. Guide Hachette 97. Larousse-Bordas, 1998.

INAO. Une réussite française: l'appellation d'origine contrôlée (sem data).

LACHIVER, M. Vins, vignes et vignerons, histoire du vignoble français. Paris: Fayard, 1988.

MACKENZIE, A. Daumas Gassac: The Birth of a Grand Cru. Prefácio de Émile Peynaud. Kingston- upon-Thames, UK: Segrave Foulkes / Christie's Wine Publications, 1995.

MONTAIGNE, E. et al. Les mutations du négoce des vins tranquilles en France. COLLOQUE DE LA SFER SUR LA GRANDE DISTRIBUTION ALIMENTAIRE. Anais. Montpellier, 22-23 mai. 1997. p. 122-135.

MONTAIGNE, E. Trabalho apresentado no workshop "Market, right and equity: rethinking food and agricultural grades and standards in a shrinking world". Ifas (Institute for Food an Agricultural Standards). out./nov. 1999. Michigan State University, 1999.

PEYNAUD, E. Œnologue dans le siècle, entretiens avec Michel Guillard. La Table Ronde, 1995.

ROBINSON, J. (Org.). The Oxford Companion of Wine. Oxford: Oxford University Press, 1999.

ROUQUIÉ, P. Vignobles et vignerons du Bordelais (1950-1980). Éditions du CNRS, 1988.

TEMPLE, L ; TOUZARD, J. M.; JARRIGE, F. La restructuration des coopératives vinicoles en Languedoc-Roussillon: du modèle communal à la diversité des adaptations actuelles. Revue de l'économie méridionale, v. 41, n. 163, p. 45-63, 1996.

TORRES, O. La guerre des vins: l'affaire Mondavi: mondialisation des terroirs. (Em colaboração com Dorothée Yaounnc.) Paris: Dunod, 2005.

Artigo recebido em 30.06.2005.

Aprovado em 24.01.2007.

Marie-France Garcia-Parpet

Pesquisadora do Institut National de la Recherche Agronomique. Mestre e Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa nas áreas de antropologia e construção social do mercado. E-mail: garciat@ivry.inra.fr Endereço: INRA/TSV, 65 Boulevard de Brandebourg, IVRY-SUR-SEINE, 94205, França.

Traduzido do francês por Maurício Serva.

  • BOURDIEU, P. Le champ économique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 119, p. 48-66, set. 1997.
  • BOURDIEU, P.; DELSAUT, Y. Le couturier et sa griffe. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, v. 1, n. 1, p. 7-36, 1975.
  • DOUGLAS, M. How Institutions Think? London: Routledge & Kegan Paul, 1987.
  • FLIGSTEIN, N. The Architecture of the Markets Princeton: Princeton University Press, 2001.
  • GARCIA-PARPET, M.-F. Le marché de l'excellence, les grands crus face à la mondialisation des marchés. Genèses, n. 56, 2004.
  • GARRIER, G. Histoire sociale et culturelle du vin. Guide Hachette 97. Larousse-Bordas, 1998.
  • INAO. Une réussite française: l'appellation d'origine contrôlée (sem data).
  • LACHIVER, M. Vins, vignes et vignerons, histoire du vignoble français Paris: Fayard, 1988.
  • MACKENZIE, A. Daumas Gassac: The Birth of a Grand Cru. Prefácio de Émile Peynaud. Kingston- upon-Thames, UK: Segrave Foulkes / Christie's Wine Publications, 1995.
  • MONTAIGNE, E. et al. Les mutations du négoce des vins tranquilles en France. COLLOQUE DE LA SFER SUR LA GRANDE DISTRIBUTION ALIMENTAIRE. Anais Montpellier, 22-23 mai. 1997. p. 122-135.
  • MONTAIGNE, E. Trabalho apresentado no workshop "Market, right and equity: rethinking food and agricultural grades and standards in a shrinking world". Ifas (Institute for Food an Agricultural Standards). out./nov. 1999. Michigan State University, 1999.
  • ROBINSON, J. (Org.). The Oxford Companion of Wine Oxford: Oxford University Press, 1999.
  • ROUQUIÉ, P. Vignobles et vignerons du Bordelais (1950-1980). Éditions du CNRS, 1988.
  • TEMPLE, L ; TOUZARD, J. M.; JARRIGE, F. La restructuration des coopératives vinicoles en Languedoc-Roussillon: du modèle communal à la diversité des adaptations actuelles. Revue de l'économie méridionale, v. 41, n. 163, p. 45-63, 1996.
  • TORRES, O. La guerre des vins: l'affaire Mondavi: mondialisation des terroirs. (Em colaboração com Dorothée Yaounnc.) Paris: Dunod, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Ago 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 2007

Histórico

  • Aceito
    24 Jan 2007
  • Recebido
    30 Jun 2005
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br