Acessibilidade / Reportar erro

Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos

Resumos

Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamos a análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Conflitos internos em um campo criam oportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com a maior influência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modificação do sistema classificatório do campo.

Gestão estratégica; teoria organizacional; redes sociais; música popular brasileira; indústria cultural


This article aims to build bridges between three theoretical fields: Organizational Strategy, Social Networks, and Social Identities. By analyzing the networks of Brazilian musicians (interpreters and composers), we monitor the emergence of new styles, along with the structural changes in the network. Within the period in analysis, from 1958 to 1969, four musical styles emerge and consolidate: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB and Tropicália. We utilized Social Networks Analysis in order to grasp three dimensions of the field evolution: network evolution, creation of structural holes and transformation of actors' centrality. Internal conflicts in a field generate brokerage opportunities among groups separated by structural holes. These holes might be gradually bridged through incremental transformations in the artists' networks. As the emerging artists' influence increases, there is higher potential for the introduction of a new style and change of the fi eld's classifi catory system.

Strategic management; organizational theory; social networks; Brazilian popular music; cultural industry


ARTIGOS

Tropicália: manobras estratégicas em redes de músicos

Charles KirschbaumI; Flávio Carvalho de VasconcelosII

ICentro Universitário da FEI

IIFGV-EAESP

RESUMO

Este artigo busca construir pontes entre três campos teóricos: Teoria Organizacional, Redes Sociais e Identidade Social. Por meio da análise de redes de músicos brasileiros, monitoramos a emergência de novos estilos, paralelamente às mudanças estruturais na rede. Durante o período de análise, de 1958 a 1969, quatro estilos musicais se consolidaram: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB e Tropicália. Utilizamos a análise de redes sociais para obter três dimensões da evolução do campo: evolução da rede, criação de buracos estruturais e transformação da centralidade dos atores. Conflitos internos em um campo criam oportunidades de intermediação entre grupos separados por buracos estruturais. Essas lacunas podem ser gradativamente conectadas a partir de transformações incrementais nas redes dos artistas. Com a maior influência de artistas emergentes, aumenta a possibilidade de introdução de um novo estilo e modificação do sistema classificatório do campo.

Palavras-chave: Gestão estratégica, teoria organizacional, redes sociais, música popular brasileira, indústria cultural.

ABSTRACT

This article aims to build bridges between three theoretical fields: Organizational Strategy, Social Networks, and Social Identities. By analyzing the networks of Brazilian musicians (interpreters and composers), we monitor the emergence of new styles, along with the structural changes in the network. Within the period in analysis, from 1958 to 1969, four musical styles emerge and consolidate: Bossa Nova, Jovem Guarda, MPB and Tropicália. We utilized Social Networks Analysis in order to grasp three dimensions of the field evolution: network evolution, creation of structural holes and transformation of actors' centrality. Internal conflicts in a field generate brokerage opportunities among groups separated by structural holes. These holes might be gradually bridged through incremental transformations in the artists' networks. As the emerging artists' influence increases, there is higher potential for the introduction of a new style and change of the fi eld's classifi catory system.

Keywords: Strategic management, organizational theory, social networks, Brazilian popular music, cultural industry.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 10.08.2004.

Aprovado em 30.05.2006.

Charles Kirschbaum

Doutor em Administração pela FGV- EAESP. Professor e Pesquisador do Mestrado em Administração do Centro Universitário da FEI. Pesquisador de Pós-doutorado do Centro de Estudos da Metrópole-Cebrap. Interesses de pesquisa nas áreas de sociologia da arte, indústria musical, redes sociais, neo-institucionalismo e campos organizacionais. E-mail: kircharles@fei.edu.br Endereço: Rua Tamandaré, 688. São Paulo – SP, 01525-000.

Flávio Carvalho de Vasconcelos

Professor do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV-EAESP. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégia empresarial, teoria organizacional, gestão de pessoas e aprendizagem organizacional. E-mail: fvasconcelos@fgvsp.br Endereço: Avenida 9 de Julho, 2029, 9º andar, São Paulo – SP, 01313-902.

  • AMORIM, S. G. D.; BARTHELEMY, J. P.; RIBEIRO, C. C. Clustering and clique partitioning: simulated annealing and tabu search approaches. Journal of Classification, v. 9, p. 17-41, 1992.
  • BERGER, P.; LUCKMANN, T. The Social Construction of Reality: A Treatise in the Sociology of Knowledge. Garden City, NY: Doubleday, 1966.
  • BORGATTI, S. P.; EVERETT, M. G.; FREEMAN, L. C. Ucinet for Windows: Software for Social Network Analysis. Cambridge, MA: Analytic Technologies, 2002.
  • BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. G. (Ed.). Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education Westport: Greenwood Press, 1986. p. 241-58.
  • BOURDIEU, P. Coisas ditas São Paulo: Brasiliense. 1990. p. 234.
  • BOURDIEU, P. As regras da arte São Paulo: Companhia das Letras. 2002.
  • BURT, R. S. Structural Holes Cambridge, MA: Harvard University Press, 1992.
  • BURT, R. S. Structural holes versus network closure as social capital. In: LIN, N.; COOK, K.; et al (Eds.). Social Capital: Theory and Research. New York: Aldine De Gruyter, 2001.
  • CALADO, C. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Editora 34, 1997.
  • CASTRO, R. Samba-canção, uísque e Copacabana. In: DUARTE, P. S.; CAMBRAIA NAVES, S. (Ed.). Do samba-canção à Tropicália Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
  • COLEMAN, J. Foundations of Social Theory Cambridge, MA: Harvard Univ. Press, 1990.
  • DANTO, A. The art world. The Journal of Philosophy, v. 61, n. 19, p. 571584, 1964.
  • DIMAGGIO, P. J. Classification in art. American Sociological Review, v. 52, n. 4, p. 440-455, ago. 1987.
  • DIMAGGIO, P. Nadel's paradox revisited: relational and cultural aspects of organizational structures. In: NOHRIA, N.; ECCLES, R. (Eds.). Networks and Organizations: structure, form, and action. Boston: Harvard Business School Press, 1993.
  • DOUGLAS, M. How Institutions Think Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1986.
  • DOWNS, A. Uma teoria econômica da democracia São Paulo: Edusp, 1999.
  • DURKHEIM, E. The Elementary Forms of the Religious Life New York: The Free Press, 1915.
  • GRANOVETTER, M. S. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6, p. 1360-1380, maio 1973.
  • HOGG, M. A.; TERRY, D. J.; WHITE, K. M. A tale of two theories: a critical comparison of identity theory with social identity theory. Social Psychology Quarterly, v. 58, n. 4, p. 255-269, 1995.
  • HOMEM DE MELLO, J. E. Música popular brasileira São Paulo: Edusp, 1976.
  • KADUSHIN, C. Too much investment in social capital? Social Networks, v. 26, n. 1, p. 75-90, 2004.
  • KRACKHARDT, D. The ties that torture: Simmelian tie analysis in organizations. Research in the Sociology of Organizations, v. 16, p. 183-210, 1999.
  • LAZZARINI, S. G.; JOAQUIM, T. A. Z. A formação de constelações: o caso da indústria global de transporte aéreo. RAE-revista de administração de empresas, v. 44, n. 2, p. 11-25, abr./jun. 2004.
  • LENA, J. C. Meaning and membership: samples in rap music, 1979-1995. Poetics, v. 32, p. 297-310. 2004.
  • LIMA E SILVA, D. D.; MEDEIROS SOARES, M. et al. The complex network of the Brazilian popular music. Physica A, v. 332, p. 559565, 2004.
  • MARTIN, J. L. Power, authority, and the constraint of belief systems. American Journal of Sociology, v. 107, n. 4, p. 861-904, 2002.
  • MEDAGLIA, J. Balanço da Bossa Nova. In: CAMPOS, A. D. (Ed.). Balanço da Bossa e outras bossas São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
  • PADGETT, J. F.; ANSELL, C. K. Robust action and the rise of the Medici. American Journal of Sociology, v. 98, n. 6, p. 1259-1319, 1993.
  • PETERSON, R. A. Creating Country Music: Fabricating Authenticity. Chicago: The University of Chicago Press, 1997. p. 306.
  • PODOLNY, J. M. A status-based model of market competition. The American Journal of Sociology, v. 98, n. 4, p. 829-872, 1993.
  • PÓLOS, L.; HANNAN, M. T.; CARROLL, G. R. Foundations of a theory of social forms. Ind. Corp. Change, v. 11, p. 85-115, 2002.
  • POWELL, W. W.; SMITH-DOERR, L. Networks and economic life. In: SMELSER, N. J.; SWEDBERG, R. (Eds.). The Handbook of Economic Sociology. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1995.
  • RAO, H.; MONIN, P.; DURAND, R. Institutional change in Toque Ville: Nouvelle Cuisine as an identity movement in French gastronomy. American Journal of Sociology, v. 108, n. 4, p. 795-843, jan. 2003.
  • SCOTT, W. R. Institutions and Organizations Thousand Oaks, CA: Sage, 2001. p. 255.
  • SIMMEL, G. The Sociology of Georg Simmel New York: Free Press, 1950.
  • SIMMEL, G. Fashion. The American Journal of Sociology, v. 62, n. 6, p. 541-558, maio 1957.
  • TINHORÃO, J. R. Música popular: um tema em debate. São Paulo: Editora 34, 1997.
  • VELOSO, C. Verdade tropical São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 524.
  • WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social Network Analysis: Methods and Applications. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1994.
  • WEICK, K. The Social Psychology of Organizing Reading, MA: Addison-Wesley Publishing Company, 1969.
  • WEICK, K. The collapse of sensemaking in organizations: the Mann Gulch disaster. Administrative Science Quarterly, v. 38, n. 4, p. 628-652, 1993.
  • WEICK, K.; SUTCLIFFE, K.; OBSTFELD, D. Organizing and the process of sensemaking. Organization Science, v. 16, n. 4, p. 409-421, 2005.
  • WHITE, H. C. Identity and Control Princeton, NJ: Princeton University Press, 1992.
  • WHITE, H. C. Careers and Creativity: Social Forces in the Arts. Boulder: Westview Press, 1993.
  • WHITE, H. C. Markets from Networks: Socioeconomic Models of Production. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2002a.
  • WHITE, H. C. Strategies and Identities by Mobilization Context. Working Paper Series, p. 1-18. Center on Organizational Innovation, Columbia University, NY, 2002b.
  • ZUCKERMAN, E. W.; KIM, T.-Y. et al. Robust identities or nonentities? Typecasting in the feature-film labor market. American Journal of Sociology, v. 108, n. 5, p. 1018-1074, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Set 2007

Histórico

  • Recebido
    10 Ago 2004
  • Aceito
    30 Maio 2006
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br