Acessibilidade / Reportar erro

Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática

Resumos

A reflexividade que ocorre durante os processos de aprendizagem em comunidades de prática constitui o foco deste artigo. Seu objetivo é descrever o papel que a refl exividade desempenha em ambientes marcados por interações sociais e pelo intercâmbio de experiências conectadas a uma prática. No plano teórico, adota-se a abordagem socioprática da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo de quatro casos de organizações de ensino superior com base em entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas. Os resultados permitem desenvolver o conceito de colaboração reflexiva, discutindo sua importância na promoção de idéias inovadoras sobre uma prática, intensifi can-do, conseqüentemente, a aprendizagem e a geração de novos conhecimentos.

Comunidades de prática; aprendizagem organizacional; ação reflexiva; colaboração reflexiva; organização de ensino superior privada


The reflexivity which occurs during learning processes within communities of practice constitutes the focus of this article. More spe cifically, the goal is to describe reflexivity's role in environments embedded in social relations connected to a practice. At the theoretical level, a socio-practical perspective of organizational learning is adopted. At the methodological level, a study of four cases was carried out in higher education organizations. The empirical study is based upon semi-structured interviews and systematic observation. The results allow us to de velop the concept of reflective collaboration, discussing its importance in promoting innovative ideas about a practice, intensifying, consequently, learning and the generation of new knowledge.

Communities of practices; organizational learning; reflective-in-action; reflective collaboration; private higher education organization


ARTIGOS

Da ação à colaboração reflexiva em comunidades de prática

Jader C. de Souza-SilvaI; Eduardo DavelII

IUniversidade Estadual de Feira de Santana e UNIFACS

IIUniversité du Québec à Montréal

RESUMO

A reflexividade que ocorre durante os processos de aprendizagem em comunidades de prática constitui o foco deste artigo. Seu objetivo é descrever o papel que a refl exividade desempenha em ambientes marcados por interações sociais e pelo intercâmbio de experiências conectadas a uma prática. No plano teórico, adota-se a abordagem socioprática da aprendizagem organizacional. No plano metodológico, realiza-se um estudo de quatro casos de organizações de ensino superior com base em entrevistas semiestruturadas e observações sistemáticas. Os resultados permitem desenvolver o conceito de colaboração reflexiva, discutindo sua importância na promoção de idéias inovadoras sobre uma prática, intensifi can-do, conseqüentemente, a aprendizagem e a geração de novos conhecimentos.

Palavras-chave: Comunidades de prática, aprendizagem organizacional, ação reflexiva, colaboração reflexiva, organização de ensino superior privada.

ABSTRACT

The reflexivity which occurs during learning processes within communities of practice constitutes the focus of this article. More spe cifically, the goal is to describe reflexivity's role in environments embedded in social relations connected to a practice. At the theoretical level, a socio-practical perspective of organizational learning is adopted. At the methodological level, a study of four cases was carried out in higher education organizations. The empirical study is based upon semi-structured interviews and systematic observation. The results allow us to de velop the concept of reflective collaboration, discussing its importance in promoting innovative ideas about a practice, intensifying, consequently, learning and the generation of new knowledge.

Keywords: Communities of practices, organizational learning, reflective-in-action, reflective collaboration, private higher education organization.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 27.04.2005.

Aprovado em 05.01.2007.

Jader C. de Souza-Silva

Professor Adjunto da UEFS e Professor Titular da UNIFACS. Doutor em Aprendizagem Organizacional pela UFBA/Michigan State University. Pesquisador da FUNADESP e do CRITEOS (Université de Montréal, Canadá). Interesses de pesquisa nas áreas de aprendizagem organizacional, comunidades de prática, formação de gestores e formação de professores no ensino de administração. E-mail: falecom@jadersouza.com.br Endereço: Rua Arthur de Azevedo Machado, 115, Apto. 704, Costa Azul, Salvador – BA, 41760-000.

Eduardo Davel

Professor da Université du Québec à Montreal. Professor Associado e Pesquisador do CIAGS da Escola de Administração da UFBA. Ph.D em Administração pela École des Hautes Études Commerciales de Montreal. Interesses de pesquisa nas áreas de afetividade e gestão, gestão da criatividade e aprendizagem da administração. E-mail: davel.eduardo@teluq.uqam.ca Endereço: TELUQ (UQAM), 100, rue Sherbrooke Ouest – Montréal (Québec), H2X 3P2 Canadá.

  • ALVESSON, M.; KÄRREMAN, D. Varieties of discourse: on the study of organizations through discourse analysis. Human Relations, v. 53, n. 9, p. 1125-1149, 2000.
  • ALVESSON, M.; KÄRREMAN, D. Odd couple: making sense of the curious concept of knowledge management. Journal of Management Studies, v. 38, n. 7, p. 995-1018, 2001.
  • ARAUJO, L. Knowing and learning as networking. Management Learning, v. 29, n. 3, p. 317-336, 1998.
  • ARGYRIS, C. Double loop learning in organizations. Harvard Business Review, v. 55, n. 5, p. 115-124, 1977.
  • ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational Learning: A Theory of Action Perspective San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1978.
  • ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational Learning II: Theory, Method and Practice Reading, MA: Addison-Wesley, 1996.
  • BATENSON, G. Steps to an Ecology of Mind London: Paladin, 1973.
  • BOURDIEU, P. The Logic of Practice. Cambridge, UK: Polity Press, 1990.
  • BORGES, M. E. N. A informação como recurso gerencial das organizações na sociedade do conhecimento. Ciência da Informação, v. 24, n. 2. p. 181-188, 1995.
  • BROWN, J. S.; COLLINS, A.; DUGUID, P. Situated cognition and the culture of learning. Educational Researcher, v. 18, n. 1, p. 32-42, 1989.
  • BROWN, J. S.; DUGUID, P. Organizational learning and communities of practice: toward an unified view of working, learning and innovation. Organization Science, v. 2, n. 1, p. 40-57, 1991.
  • BUTLER, J. From action to thought: the fulfillment of human potential. In: EDWARDS, J. (Ed.). Thinking: International Interdisciplinary Perspectives. Melbourne, AUS: Hawker Brownlow Education, 1994. p. 112-134.
  • CLARK, T.; ROLLO, C. Corporate initiatives in knowledge management. Education & Training, v. 43, n. 4/5, p. 206-214, 2001.
  • CUNHA, M. I. O professor universitário na transição de paradigmas Araraquara: JM Editora, 1998.
  • CUNLIFFE, A. E. Reflexive dialogical practice in management learning. Management Learning, v. 33, n. 1, p. 35-61, 2002.
  • DAFT, R. L.; HUBER, G. P. How organization learn: a communication framework. Research in Sociology of Organizations, v. 5, n. 1, p. 1-36, 1987.
  • DAUDELIN, M. W. Learning from experience through reflection. Organizational Dynamics, v. 24, n. 3, p. 36-48, 1996.
  • DEWEY, J. How We Think Boston: D.C. Heath, 1933.
  • EASTERBY-SMITH, M.; CROSSAN, M.; NICOLINI, D. Organizational learning debates: past, present and future. Journal of Management Studies, v. 37, n. 6, p. 783-796, 2000.
  • EASTERBY-SMITH, M.; SNELL, R.; GHERARDI, S. Organizational learning: diverging communities of practice? Management Learning, v. 29, n. 3, p. 259-272, 1998.
  • FAHEY, L.; PRUSAK, L. The eleven deadliest sins of knowledge management. California Management Review, v. 40, n. 3, p. 265-276, 1998.
  • FENWICK, T. Learning through Experience: Troubling Orthodoxies and Intersecting Questions. Malabar: Krieger Publishing Company, 2003.
  • FIOL, C. M.; LYLES, M. A. Organizational learning. Academy of Management Review, v. 10, n. 4, p. 803-813, 1985.
  • FOX, S. Situated learning theory versus traditional cognitive theory: why management education should not ignore management learning. Systems Practice, v. 10, n. 6, p. 727-747, 1997.
  • FREIRE, P. Educação como prática de liberdade Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
  • GARRAT, B. The learning organization: 15 years on: some personal reflections. The Learning Organization, v. 6, n. 5, p. 202-206, 1999.
  • GARVIN, D. A. Building a learning organization. Harvard Business Review, v. 73, n. 4, p. 78-91, 1993.
  • GHERARDI, S. Learning as problem-driven or learning in the face of mystery? Organization Studies, v. 20, n. 1, p. 101-124, 1999.
  • GHERARDI, S. From organizational learning to practice-based knowing. Human Relations, v. 54, n. 1, p. 131-139, 2001.
  • GHERARDI, S.; NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations: the notion of situated curriculum. Management Learning, v. 29, n. 3, p. 273-297, 1998.
  • HEDBERG, B. How organizations learn and unlearn. In: WYSTROM, C. P.; STARBUCK, W. T. (Eds.). Handbook of Organizational Design Oxford, UK: Oxford University Press, 1981.
  • LEE, G. K.; COLE, R. From a firm-based to a community-based model of knowledge creation: the case of linux kernel development. Organizational Science, v. 14, n. 6, p. 633-649, 2003.
  • LEVITT, B.; MARCH, G. Organizational learning. Annual Review of Sociology, v. 14, n. 3, p. 319-340, 1988.
  • LOHMAN, M. C. Environmental inhibitors to informal learning in the workplace: a case study of public school teachers. Adult Education Quarterly, v. 50, n. 2, p. 83-101, 2000.
  • MAC-FARLAINE, A. Information, knowledge and learning. Higher Education Quarterly, v. 52, n. 1, p. 77-92, 1998.
  • MEZIROW, J. D. How critical reflection triggers transformative learning. In: MEZIROW, J. D. (Ed.). Fostering critical reflection in adulthood San Francisco: Jossey-Bass, 1990.
  • NEVIS, E. C.; DIBELLA, A. J.; GOULD, J. M. Understanding organizations as learning systems. Sloan Management Review, v. 36, n. 2, p. 7385, 1995.
  • PHILIPS, N.; HARDY, C. Discourse Analysis: Investigating Processes of Social Construction London: Sage Publications, 2002.
  • POLANYI, M. The Tacit Dimension London: Routledge & Kegan Paul, 1966.
  • POLLARD, A. Toward a sociology of learning in primary school. British Journal of Sociology of Education, v. 11, n. 3, p. 241-256, 1990.
  • PRINTY, S. M. Communities of Practice: Participation Patterns and Professional Impact for High School Mathematics and Science Teachers. (Thesis of Doctorate). Columbus, OH: The Ohio State University, 2002.
  • RIGANO, D.; EDWARDS, J. Incorporating reflection into work practice: a case study. Management Learning, v. 29, n. 4, p. 431-446, 1998.
  • SCHMIDT, M. R. You know more than you can say. Public Administration Review, v. 60, n. 3, p. 265-284, 2000.
  • SCHÖN, D. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.
  • SCHÖN, D. Educating a Reflective Practioner. San Francisco: Jossey-Bass, 1987.
  • SCHWARTZMAN, S. A revolução silenciosa do ensino superior. In: DURHAM, E. R.; SAMPAIO, H. (Eds.). O ensino superior em transformação São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES/USP), 2000. p. 13-30.
  • SIMON, H. A. Bounded rationality and organizational learning. Organization Science, v. 2, n. 1, p. 125-34, 1991.
  • SOUZA-SILVA, J. C. Aprendizagem organizacional: condições e desafios para o desenvolvimento de comunidades de prática em organizações de ensino superior. 2005. 281 p. (Doutorado em Administração de Empresas) Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA.
  • TOFFLER, A. Power Shift New York: Bantam Books, 1990.
  • WANG, C. L.; AHMED, P. K. Organizational learning: a critical review. The Learning Organization, v. 10, n. 1, p. 8-17, 2003.
  • WENGER, E. Communities of Practice: Learning, Meaning and Identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1998.
  • WENGER, E. Communities of practice and social learning systems In: NICOLINI, D.; GHERARDI, S.; et al. (Eds.). Knowing in Organizing: A Practice-Based Approach. New York: M.E. Sharper, 2003.
  • WENGER, E.; MCDERMOTT, R.; SNYDER, W. M. Cultivating Communities of Practice Boston: Harvard Business School Press, 2002.
  • WENGER, E.; SNYDER, W. M. Communities of practice: the organizational frontier. Harvard Business Review, v. 78, n. 1, p. 139-145, 2000.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Nov 2012
  • Data do Fascículo
    Set 2007

Histórico

  • Recebido
    27 Abr 2005
  • Aceito
    05 Jan 2007
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br