Resumos
Este estudo analisa estratégias de posicionamento da indústria calçadista da região de Franca (SP) com relação ao mercado interno. O trabalho apresenta um panorama da indústria calçadista nacional; em seguida, são apresentados os resultados de uma pesquisa empírica empreendida com empresas da região. Uma análise de conglomerados permitiu identificar quatro diferentes grupos de empresas com base em cinco variáveis (preços praticados, custos de produção, qualidade dos produtos, tecnologia de produção e capacidade de inovação), utilizando três diferentes estratégias: foco no segmento de calçados masculinos para um público de renda baixa (grupo 1), baixo custo (grupos 2 e 3), e diferenciação por meio de produtos de melhor qualidade e preços mais altos (grupo 4). Ao final, foram sugeridas alternativas estratégicas para as empresas consideradas em posição desfavorável em comparação às concorrentes.
Posicionamento; indústria calçadista; estratégia; vantagem competitiva; grupos estratégicos
This study analyzes the footwear industry in Franca region (SP), with regard to positioning strategies in the domestic market. An overview of the national footwear industry is followed by results of an empirical research performed with shoe manufacturers from the region of Franca. A cluster analysis resulted in a four group classifi cation based on fi ve variables (prices, production costs, product quality, production technology and innovation capacity). Groups are characterized by the use of one of the following strategies: focus on the male shoe low income segment (group 1); low costs (groups 2 and 3); and differentiation by means of high quality products at higher prices (group 4). In closing, strategic alternatives were suggested to firms considered in an unfavorable position compared to their competitors.
Positioning; footwear industry; strategy; competitive advantage; strategic clusters
ARTIGOS
Análise do posicionamento de indústrias calçadistas na região de Franca
Alfredo José Machado NetoI; Janaina de Moura Engracia GiraldiII
IUni-FACEF
IIFEARP-USP
RESUMO
Este estudo analisa estratégias de posicionamento da indústria calçadista da região de Franca (SP) com relação ao mercado interno. O trabalho apresenta um panorama da indústria calçadista nacional; em seguida, são apresentados os resultados de uma pesquisa empírica empreendida com empresas da região. Uma análise de conglomerados permitiu identificar quatro diferentes grupos de empresas com base em cinco variáveis (preços praticados, custos de produção, qualidade dos produtos, tecnologia de produção e capacidade de inovação), utilizando três diferentes estratégias: foco no segmento de calçados masculinos para um público de renda baixa (grupo 1), baixo custo (grupos 2 e 3), e diferenciação por meio de produtos de melhor qualidade e preços mais altos (grupo 4). Ao final, foram sugeridas alternativas estratégicas para as empresas consideradas em posição desfavorável em comparação às concorrentes.
Palavras-chave: Posicionamento, indústria calçadista, estratégia, vantagem competitiva, grupos estratégicos.
ABSTRACT
This study analyzes the footwear industry in Franca region (SP), with regard to positioning strategies in the domestic market. An overview of the national footwear industry is followed by results of an empirical research performed with shoe manufacturers from the region of Franca. A cluster analysis resulted in a four group classifi cation based on fi ve variables (prices, production costs, product quality, production technology and innovation capacity). Groups are characterized by the use of one of the following strategies: focus on the male shoe low income segment (group 1); low costs (groups 2 and 3); and differentiation by means of high quality products at higher prices (group 4). In closing, strategic alternatives were suggested to firms considered in an unfavorable position compared to their competitors.
Keywords: Positioning, footwear industry, strategy, competitive advantage, strategic clusters.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Artigo recebido em 11.07.2006.
Aprovado em 29.10.2007.
Alfredo José Machado Neto
Professor e Pró-Reitor de Administração do Centro Universitário de Franca. Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. Interesses de pesquisa nas áreas de internacionalização de empresas, cenários econômicos e desenvolvimento regional. E-mail: alfredo@facef.br Endereço: Rua Jonas Deocleciano Ribeiro, 919, São José, Franca SP, 14400-230.
Janaina de Moura Engracia Giraldi
Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. Interesses de pesquisa nas áreas de marketing e estratégias empresariais. E-mail: jgiraldi@usp.br Endereço: Rua Clemente Ferreira, 955, Jd. São Luís, Ribeirão Preto SP, 14020-410.
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS PRODUTORAS DE CALÇADOS. Resenha Estatística da Indústria Calçadista 2006. Disponível em: <http://www.abicalcados.com.br>. Acesso em: abr. 2006.
- ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E DE SERVIÇOS DE NOVO HAMBURGO. Resenha Estatística Sobre Calçados Novo Hamburgo/RS, 1999.
- ANDERSON, C. H.; VINCZE, J. W. Strategic Marketing Management Boston: Houghton Mifflin Company, 2000.
- ASSINTECAL. Quantificação da Produção da Indústria Calçadista. Novo Hamburgo, RS: Assintecal, abril de 2001.
- CARVALHO NETO, S. Competência para exportar: alternativa de crescimento para a indústria de calçados de Franca. 2004. Dissertação (Mestrado) Centro Universitário de Franca, São Paulo, 2004.
- CRAVENS, D. W. Strategic Marketing 4. ed. Chicago: Irwin, 1994.
- DAY, G. S. Estratégia voltada para o mercado: processos para a criação de valor dirigidos ao cliente. Rio de Janeiro: Record, 1990.
- DAY, G. S.; WENSLEY, R. Assessing advantage: a framework for diagnosing competitive superiority. Journal of Marketing, v. 52, p. 1-20, Apr. 1998.
- DIMINGO, E. The fine art of positioning. The Journal of Business Strategy, Mar./Apr. 1988.
- DOURADO, C. A. Marketing na micro e pequena empresa fabricante de calçado masculino: o caso de Franca. 2001. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Centro Universitário de Franca, São Paulo, 2001.
- FIGUEIREDO, K. F.; ALMEIDA, L. F. F. As barreiras à exportação de calçados brasileiros In: ROCHA, A. (Org.). Gerência de exportação no Brasil Rio de Janeiro: UFRJ, 1988.
- HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Multivariate Data Analysis Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1998.
- HENRIQUES, L. F. R. A análise da competitividade da indústria calçadista do vale dos Sinos: uma aplicação da metodologia de Michel Porter. 1999. 148 f. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, 1999.
- HOOLEY, G. J., SAUNDERS, J. A., PIERCY, N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.
- KAPFERER, J. N. As marcas: capital da empresa. Porto Alegre: Bookman, 1998.
- KOHLI, C. S.; LEUTHESSER, L. Product positioning: a comparison of perceptual mapping techniques. The Journal of Product and Brand Management, Santa Barbara, v. 2, n. 4, p. 10-18, 1993.
- KOTLER, P.; ARMSTRONG G. Princípios de marketing São Paulo: Prentice Hall, 1991.
- LAMBIN, J-J. Marketing estratégico Alfagride: McGraw-Hill, 2000.
- MACHADO NETO, A. J. O novo cadastro da indústria calçadista francana Trabalho apresentado em palestra no Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, Franca, 2004.
- MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre, Bookman, 2001, 719 p.
- MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing São Paulo: Atlas, 1996.
- PICCININI, V. L'Industrie de la chaussure Brésilienne face aux mutations internationale: stratégies et politique du personnel des enterprise de la region de "Vale dos Sinos". 1990. Thése (Doctorat d'Economie du Travail et de la Production) École Supérieure des Affaires, Université Pierre-Mendès-France, Grenoble, 1990.
- MACHADO NETO, A. J. Os determinantes do comportamento exportador da indústria calçadista francana. 2006. Tese (Doutorado) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2006.
- PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986.
- PROCHNIK, V.; UNE, M. Y. A migração da cadeia produtiva de calçados para a região Nordeste do Brasil Rio de Janeiro: Instituto de Economia/ UFRJ, 2002. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivo/ sti/publicacoes/futAmaDilOportunidades/futIndustria_2_10.pdf>. Acesso em: 14 maio 2007.
- REIS, C. N. A indústria brasileira de calçados: inserção internacional e dinâmica interna nos anos 80. 1994. 257 f. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, 1994.
- RIES, A.; TROUT, J. Posicionamento: a batalha por sua mente. São Paulo: Pioneira, 1999.
- SAMPAIO, M. H. A.. Crise afeta o setor calçadista no ano de 2005. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 23-30, jul. 2006.
- SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Projeto APL Franca. Franca, SP, 2004.
- SINDICATO DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS DE FRANCA. A cadeia coureiro-calçadista Franca, SP: Natrontec, 2002.
- SLACK, N. Vantagem competitiva em manufatura: atingindo competitividade nas operações industriais. São Paulo: Atlas, 1993.
- SMITH, M. S. J. A administração contábil nas micro e empresas de pequeno porte do setor calçadista de Franca 2000. Dissertação (Mestrado) Centro Universitário de Franca, Franca, 2000.
- ZHANG, Y. Country-of-origin effect: the moderating function of individual difference in information processing. International Marketing Review, London, v. 14, n. 4, p. 266-287, 1997.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
17 Nov 2010 -
Data do Fascículo
Mar 2008
Histórico
-
Aceito
29 Out 2007 -
Recebido
11 Jul 2009