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Análise do posicionamento de indústrias calçadistas na região de Franca

Resumos

Este estudo analisa estratégias de posicionamento da indústria calçadista da região de Franca (SP) com relação ao mercado interno. O trabalho apresenta um panorama da indústria calçadista nacional; em seguida, são apresentados os resultados de uma pesquisa empírica empreendida com empresas da região. Uma análise de conglomerados permitiu identificar quatro diferentes grupos de empresas com base em cinco variáveis (preços praticados, custos de produção, qualidade dos produtos, tecnologia de produção e capacidade de inovação), utilizando três diferentes estratégias: foco no segmento de calçados masculinos para um público de renda baixa (grupo 1), baixo custo (grupos 2 e 3), e diferenciação por meio de produtos de melhor qualidade e preços mais altos (grupo 4). Ao final, foram sugeridas alternativas estratégicas para as empresas consideradas em posição desfavorável em comparação às concorrentes.

Posicionamento; indústria calçadista; estratégia; vantagem competitiva; grupos estratégicos


This study analyzes the footwear industry in Franca region (SP), with regard to positioning strategies in the domestic market. An overview of the national footwear industry is followed by results of an empirical research performed with shoe manufacturers from the region of Franca. A cluster analysis resulted in a four group classifi cation based on fi ve variables (prices, production costs, product quality, production technology and innovation capacity). Groups are characterized by the use of one of the following strategies: focus on the male shoe low income segment (group 1); low costs (groups 2 and 3); and differentiation by means of high quality products at higher prices (group 4). In closing, strategic alternatives were suggested to firms considered in an unfavorable position compared to their competitors.

Positioning; footwear industry; strategy; competitive advantage; strategic clusters


ARTIGOS

Análise do posicionamento de indústrias calçadistas na região de Franca

Alfredo José Machado NetoI; Janaina de Moura Engracia GiraldiII

IUni-FACEF

IIFEARP-USP

RESUMO

Este estudo analisa estratégias de posicionamento da indústria calçadista da região de Franca (SP) com relação ao mercado interno. O trabalho apresenta um panorama da indústria calçadista nacional; em seguida, são apresentados os resultados de uma pesquisa empírica empreendida com empresas da região. Uma análise de conglomerados permitiu identificar quatro diferentes grupos de empresas com base em cinco variáveis (preços praticados, custos de produção, qualidade dos produtos, tecnologia de produção e capacidade de inovação), utilizando três diferentes estratégias: foco no segmento de calçados masculinos para um público de renda baixa (grupo 1), baixo custo (grupos 2 e 3), e diferenciação por meio de produtos de melhor qualidade e preços mais altos (grupo 4). Ao final, foram sugeridas alternativas estratégicas para as empresas consideradas em posição desfavorável em comparação às concorrentes.

Palavras-chave: Posicionamento, indústria calçadista, estratégia, vantagem competitiva, grupos estratégicos.

ABSTRACT

This study analyzes the footwear industry in Franca region (SP), with regard to positioning strategies in the domestic market. An overview of the national footwear industry is followed by results of an empirical research performed with shoe manufacturers from the region of Franca. A cluster analysis resulted in a four group classifi cation based on fi ve variables (prices, production costs, product quality, production technology and innovation capacity). Groups are characterized by the use of one of the following strategies: focus on the male shoe low income segment (group 1); low costs (groups 2 and 3); and differentiation by means of high quality products at higher prices (group 4). In closing, strategic alternatives were suggested to firms considered in an unfavorable position compared to their competitors.

Keywords: Positioning, footwear industry, strategy, competitive advantage, strategic clusters.

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Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 11.07.2006.

Aprovado em 29.10.2007.

Alfredo José Machado Neto

Professor e Pró-Reitor de Administração do Centro Universitário de Franca. Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. Interesses de pesquisa nas áreas de internacionalização de empresas, cenários econômicos e desenvolvimento regional. E-mail: alfredo@facef.br Endereço: Rua Jonas Deocleciano Ribeiro, 919, São José, Franca – SP, 14400-230.

Janaina de Moura Engracia Giraldi

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. Interesses de pesquisa nas áreas de marketing e estratégias empresariais. E-mail: jgiraldi@usp.br Endereço: Rua Clemente Ferreira, 955, Jd. São Luís, Ribeirão Preto – SP, 14020-410.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    17 Nov 2010
  • Data do Fascículo
    Mar 2008

Histórico

  • Aceito
    29 Out 2007
  • Recebido
    11 Jul 2009
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