Acessibilidade / Reportar erro

Internacionalização da educação

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Internacionalização da educação

Refletir sobre o Ensino Superior implica levar em consideração o multiculturalismo dos produtores e disseminadores de conhecimento, o grau de desenvolvimento socioeconômico regional e múltiplas tecnologias para desenvolver e propagar conhecimento. A existência de acordos internacionais multilaterais e o contínuo intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre os centros de pesquisa tornam a gestão das organizações educacionais ainda mais complexa. Pensando nisso, Belmiro do Nascimento João, professor da PUC- SP, selecionou textos que analisam o desafio de produzir conhecimento em tempos de globalização.

HIGHER EDUCATION AND INTERNATIONAL STUDENT MOBILITY IN THE GLOBAL KNOWLEDGE ECONOMY. Kemal Gürüz. Albany, NY: Suny Press, 2008. 335 p.

Com uma perspectiva multicultural e comparada, o livro aborda a mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores, descrevendo os programas existentes em instituições de ensino superior, bem como a evolução e as tendências na globalização da economia do conhecimento. Discute, ainda, a emergência das forças do mercado que se traduzem em crescimento das instituições de ensino e diversificação das suas fontes de receita.

THE WTO AND THE UNIVERSITY: globalization, gats, and american higher education. Roberta Malee Bassett. New York: Routledge, 2006. 211 p.

O livro aborda questões polêmicas como o livre comércio no âmbito de negociação do Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) e potenciais implicações para as instituições de ensino superior. Com uma abordagem histórica, a autora apresenta as transformações ocorridas com a criação da ONU, após a 2ª Guerra Mundial, que culminaram na integração do ensino superior aos tratados e acordos internacionais de comércio.

LEARNING IN THE GLOBAL ERA: International perspectives on globalization and education. Marcelo M. Suárez-orozco. Berkeley: University of California Press, 2007. 335 p.

O autor analisa os desafios e as oportunidades encontradas pelas instituições educacionais como resultado de fluxos migratórios, novas realidades tecnológicas e econômicas, e diversidade cultural nas grandes cidades. O enfoque interdisciplinar do livro realça a complexidade dos efeitos da globalização na gestão da educação, com destaque para a discussão de temas como tolerância cultural, tensões de gênero, religião, raça e desigualdade.

CONSORTIA: International networking alliances of universities. David C.B. Teather. Melbourne: Melbourne University Press, 2004. 261 p.

O livro explora a aliança de instituições de ensino em "consórcios mundiais" com o objetivo de desenvolver e compartilhar conhecimento em cursos e pesquisas, questionando se esses arranjos realmente fornecem uma vantagem competitiva para seus respectivos núcleos educacionais. Os ensaios que integram a obra analisam os limites, o funcionamento e o potencial dos consórcios internacionais de universidades como forma de auxiliar a internacionalização da educação nos próximos anos.

L'ENSEIGNEMENT SUPERIEUR EN AMERIQUE LATINE: La dimension internationale. Hans De Wit, Isabel Christina Jaramillo, Jocelyne Acet-Avila, Jane Knight (Org). Paris: OECD, 2005. 397 p.

Apesar dos esforços na reforma do ensino superior na América Latina para acompanhar a globalização, a região continua a ser marginal na geração e disseminação do conhecimento. Com base nos estudos realizados em sete países latino-americanos, são identificados fatores como currículo, redes de ensino e mobilidade de professores e alunos para impulsionar a região no desenvolvimento do saber.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Dez 2008
  • Data do Fascículo
    Set 2008
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br