Acessibilidade / Reportar erro

Estudos sobre educação a distância

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Estudos sobre educação a distância

A Educação a Distância (EaD) consiste na união entre tecnologias de informação e comunicação e conteúdos instrucionais que, para funcionar, depende de envolvimento de alunos, professores, instituições de ensino, empresas e governo. Como a maioria dos municípios brasileiros não tem acesso à educação superior, a EaD emerge nesse cenário como alternativa para preencher essa lacuna. Além disso, a aplicação dessas tecnologias na educação permite desenvolver novas metodologias de ensino/aprendizagem, as quais possam ser utilizadas como mecanismo complementar, substitutivo ou integrante do ensino presencial. A professora Marta de Campos Maia, da FGV-EAESP, que possui uma experiência de mais de dez anos em EaD, oferece indicações que podem auxiliar no entendimento do tema.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: o estado da arte. Fredric M. Litto e Marcos Formiga (Orgs). São Paulo: Pearson Education, 2009. 480 p.
Este livro foi idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), e é composto por 61 capítulos escritos por diversos profissionais brasileiros especializados em EaD. Trata dos mais variados aspectos desse sistema, desde a aprendizagem por correspondência, aprendizagem por rádio, aprendizagem por meio de comunidades virtuais, educação corporativa e muitas outras. Discute suas características pedagógicas e andragógicas, e apresenta um panorama geral do cenário de EaD nacional e internacional. EDUCAÇÃO A DISTANCIA: uma visão integrada. Greg Kearsley e Michael Moore. São Paulo: Thomson Pioneira, 2007. 398 p.
O livro apresenta uma introdução ao tema. Os autores apontam as características de um sistema de Educação a Distância, como: as fontes de conteúdo, o desenho instrucional, as tecnologias de informação e comunicação, distinguindo tecnologia e mídia; a interação entre todos os envolvidos e o papel dos instrutores; os alunos nos seus ambientes de aprendizagem, e o gerenciamento e a administração do curso. De forma bastante didática, descreve como escolher a melhor mídia ou o melhor conjunto de mídias para um programa ou curso a distância. REDES DE APRENDIZAGEM: um guia para ensino e aprendizagem on-line. Linda Harasim, Lucio Teles, Murray Turoff e Starr Hiltz. São Paulo: Senac, 2005. 416 p.
O livro apresenta o funcionamento e as aplicações pedagógicas das tecnologias de comunicação mediada por computador (CMC), tais como: correio eletrônico, sistemas de conferência por computador e internet, que têm um profundo impacto sobre a educação. Podem ser utilizadas no ensino fundamental, médio, universitário e educação de adultos. Seus autores são muito renomados nos EUA e no Canadá. Os casos apresentados indicam alguns cuidados que os educadores devem ter na preparação de projetos de aplicação de tecnologia na educação. APRENDIZAGEM NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS José Armando Valente; Jaures Mazzone; Maria Cecília Baranauskas. São Paulo: Cortez, 2008. 272 p.
Neste livro, encontra-se uma multiplicidade de olhares sobre o tema educação - pesquisas, universidade, formação para a educação, produção fabril e desenvolvimento do país -, já que os organizadores conseguiram manter a especificidade de cada olhar de sua equipe diversificada. As pesquisas, fundamentadas em modernos conceitos de educação, cognição e compromisso entre universidade, desenvolvimento e mundo da produção capitalista, foram embasadas em teorias na área da psicologia, sociologia, epistemologia e tecnologia digital. ALÉM DO E-LEARNING: abordagens e tecnologias para a melhoria do conhecimento, do aprendizado e do desempenho da organização. Marc Rosenberg. São Paulo: Qualitymark, 2008. 416 p.
Com a experiência que adquiriu em 18 anos de liderança na AT&T, Marc Rosenberg oferece neste livro um esquema que integra treinamento, e-learning, gestão do conhecimento, suporte e avanço tecnológico no caminho da melhoria do aprendizado organizacional e consequente melhora do desempenho da empresa. A este modelo integrado de aprendizagem o autor denomina 'blended learning'. Focado no "porquê" e não apenas no "como", ele se propõe a explicar e definir esse conceito, que é fruto de uma combinação do ensino com auxílio da tecnologia e da educação a distância.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Dez 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2009
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br