SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue3Apresentação do fast-track da ANPAD 2009 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração de Empresas

On-line version ISSN 2178-938X

Rev. adm. empres. vol.50 no.3 São Paulo July/Sept. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902010000300001 

Editorial

 

 

Esta terceira edição da RAE em 2010 presta uma homenagem ao professor Clóvis Luiz Machado-da-Silva, que nos deixou em pleno vigor de sua atividade acadêmica, enquanto exercia a presidência da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e era membro ativo do Comitê de Política Editorial de nossa revista. Principal articular do fast-track que culminou na publicação de cinco dos melhores artigos apresentados nos encontros da ANPAD em 2009 - sendo quatro do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD) e um do Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ) - nas páginas desta edição, o professor Clóvis se faz presente para quem folhear esta revista.

A sua contribuição teórica e acadêmica para a área de Administração está registrada na nota de homenagem a ele, redigida pelo professor Carlos Osmar Bertero, na página 257. O seu comprometimento com o desenvolvimento científico da área por meio da pesquisa e divulgação está registrado no trabalho mencionado na apresentação do fast-track, na página 262, quando rememoramos a época em que era coordenador da área de ensino e pesquisa em administração da ANPAD. Os próprios artigos do fast-track são a expressão do trabalho iniciado desde a sua volta à presidência da ANPAD, em 2009.

O professor Clóvis possui também um histórico importante como autor na RAE. Entre os artigos que aqui publicou, o intitulado "Análise institucional de práticas formais de estratégia" (RAE, v. 47, n. 4, out/dez, 2007), escrito em parceria com Fábio Vizeu Ferreira, está entre os de maior número de acessos no site da revista, tendo sido o mais acessado em novembro de 2007, logo após sua publicação, e, mais recentemente, em março de 2010. Desde então, esse artigo manteve uma média de quase 65 acessos por mês, em dados computados até junho de 2010.

Fica o carinho pela figura do professor Clóvis, além do respeito e admiração pelo seu trabalho realizado junto à RAE, à ANPAD e em toda a área de Administração no país. Sentiremos a sua falta e esperamos honrar a sua memória com o empenho constante pela qualidade da contribuição acadêmica disponibilizada nas páginas desta RAE.

Dos artigos publicados nesta edição, três são trabalhos teóricos sobre o campo da Administração. "Paradigma da complexidade e teoria das organizações: uma reflexão epistemológica" é produto de uma reflexão acerca da epistemologia da complexidade e sua importância para a epistemologia da Administração e para a teoria das organizações. "Perspectiva histórica em Administração: novos objetos, novos problemas, novas abordagens" faz avançar a compreensão do pensamento administrativo por meio da análise da utilização da perspectiva histórica nesse campo. "Epistemologia e metodologia para as pesquisas críticas em Administração: leituras aproximadas de Horkheimer e Adorno", baseado na visão da Escola de Frankfurt sobre ontologia, epistemologia e metodologia crítica, contribui para a prática de pesquisas críticas no campo da Administração.

Três trabalhos empíricos são também apresentados. "Socialização organizacional de pessoas com deficiência" identifica as principais características do processo de socialização dessas pessoas nas organizações, nas dimensões biográfica, relacional e organizacional. "Envolvimento do consumidor em processos de desenvolvimento de produtos: um estudo qualitativo junto a empresas de bens de consumo" analisa o envolvimento do consumidor nos processos de desenvolvimento de produtos por meio de estudo qualitativo realizado junto a empresas de bens de consumo do Brasil. "Redes sociais na criação e mortalidade de empresas" analisa o fenômeno de imersão do empreendedor e o impacto das redes sociais na criação e mortalidade de negócios.

A pensata de José Eli da Veiga reivindica uma política para a qualidade do crescimento econômico do país. Completam a edição uma resenha do livro Redes e sociologia econômica, organizado por Ana Cristina Braga Martes, e ainda dez indicações bibliográficas sobre os temas redes de conhecimento e gestão e cooperação em redes.

A todos, uma boa leitura!

 

Eduardo Diniz
Editor chefe