SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue2O uso das imagens em pesquisas nas ciências sociais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Rev. adm. empres. vol.54 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2014

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140212 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

 

Empreendedorismo, inovação e captação de recursos

 

 

Newton M. Campos
newton.campos@faculty.ie.edu

 

 

Empreendedorismo tornou-se uma "disciplina" há pouco tempo. Foi apenas com o início da globalização do sistema de mercado e com o advento da internet que o fenômeno começou a ficar evidente como relevante para os processos de inovação social e econômica. Os empreendedores, não como simples fundadores de organizações, mas principalmente como inovadores em ação, vêm, assim, ganhando ares de estrelas da economia mundial. O assunto passou a interessar a pessoas de diversas idades e classes sociais, trazendo o foco do processo para o principal problema enfrentado por potenciais empreendedores: a captação de recursos. Por sua natureza multidisciplinar, o assunto pode ser abordado desde inúmeras óticas, das quais o professor Newton M. Campos (IE Business School e FGV-EAESP) prefere pesquisar aquelas com vieses práticos e aplicáveis em economias emergentes.

 

 

THE LEAN STARTUP: How today's entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses
Eric Ries. New York: Crown Business, 2011. 336 p.

Deslocando o foco do processo empreendedor para a execução no lugar do planejamento, esta publicação enfraqueceu ainda mais a importância dos planos de negócio para investidores e empreendedores em potencial. Eric Ries, até então um popular blogueiro sobre o assunto, tornou-se autor de um método que, embora nem um pouco científico (seu "Lean" nada tem a ver com o "Lean Manufacturing", por exemplo), trouxe conceitos extremamente interessantes para o mundo real do empreendimento.

 

 

BUSINESS MODEL GENERATION: A handbook for visionaries, game changers, and challengers
Alexander Osterwalder e Yves Pigneur. New Jersey: John Wiley & Sons, 2010. 288 p.

Este livro autopublicado é resultado do trabalho coordenado entre o professor Yves Pigneur, o palestrante Alexander Osterwalder e mais de 470 pessoas que colaboraram para desenvolver uma ferramenta de análise de modelos de negócio abrangente e de simples utilização. Desde então, o proposto Painel de Modelo de Negócio (Business Model Canvas) tem sido adotado em larga escala em todo o mundo, substituindo ou complementando os tradicionais planos de negócio.

 

 

O EMPREENDEDOR INOVADOR: Faça diferente e conquiste seu espaço no mercado
Soumodip Sarkar. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 304 p.

A maioria dos bons livros sobre empreendedorismo ignora a realidade de muitas economias em desenvolvimento, nas quais normas jurídicas e sociais que promovam a confiança mútua ainda se encontram em seus primórdios. Neste livro, o professor indiano Soumodip Sarkar, radicado em Portugal, utiliza amplos conceitos acadêmicos do empreendedorismo baseado em inovação e em sua experiência com o mercado brasileiro, para apresentar uma perspectiva global, porém adequadamente recortada, sobre o assunto.

 

 

EL LIBRO NEGRO DEL EMPRENDEDOR: No digas que nunca te lo advirtieron
Fernando Trías de Bes. Barcelona: Empresa Activa (Ed. Urano) 2007. 192 p.

Este livro aborda o empreendedor de uma ótica diferenciada: ao invés de partir dos empreendedores bem-sucedidos, o professor Fernando Trías de Bes pesquisa os mais de 90% de empreendedores em potencial cujos empreendimentos não chegaram sequer ao quarto ano de vida. O autor desmistifica, assim, o valor da ideia inicial para o êxito de um empreendimento, creditando à automotivação,à flexibilidade e ao improviso o aumento da sua chance de sobrevivência.

 

 

THE BUSINESS OF VENTURE CAPITAL: Insights from leading practitioners on the art of raising a fund, deal structuring, value creation, and exit strategies
Mahendra Ramsinghani. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011. 432 p.

Com a crescente necessidade de profissionalização do mercado investidor nas economias em desenvolvimento, o livro do professor Mahendra Ramsinghani consegue desmistificar o papel dos fundos de Venture Capital no processo empreendedor, enquanto revela em detalhes o funcionamento desta modalidade de investimento e captação de recursos nos Estados Unidos. O livro mostra-se uma fonte atualizada do que se espera de um projeto para que ele atraia recursos de terceiros.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License