SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número2O efeito da diversidade de gênero e o nível educacional na inovação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590versão On-line ISSN 2178-938X

Rev. adm. empres. vol.57 no.2 São Paulo mar./abr. 2017

http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020170201 

EDITORIAL

EDITORIAL

Maria José Tonelli, Editora-chefe1 

1Professora da Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - São Paulo - SP, Brasil

A princípio, publicações acadêmicas têm por objetivo divulgar pesquisas que tragam contribuições teóricas e/ou novas metodologias de investigação, que auxiliem o avanço de campos de conhecimento. No entanto, sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Quando se trata de trazer soluções inovadoras para situações de complexidade, essa dificuldade cresce.

Em suas últimas edições, o Academy of Management Journal, respeitável publicação em nossa área de conhecimento, tem trazido para o debate a necessidade de a comunidade acadêmica em administração envolver-se em busca de novas formas de enfrentamento de problemas socialmente relevantes, como a pobreza urbana, para buscarmos uma sociedade mais inclusiva. George, Howard-Grenville, Joshi e Tihanyi (2016) propõem que a busca por trabalhos decentes os quais permitam crescimento econômico, consumo e produção responsável, bem-estar ou igualdade de gênero, entre outros grandes desafios que a humanidade enfrenta contemporaneamente, está diretamente ligada à pesquisa em administração, seja por meio de trabalhos empíricos ou teóricos. Essa não é uma visão propriamente nova, uma vez que melhorar a condição de vida dos humanos parece ter sido sempre o objetivo maior da pesquisa. A questão é que a fragmentação na produção do conhecimento é tal, que parecemos ter perdido esse sentido. Somar esforços na busca do bem comum não é uma tarefa trivial e o homem é o lobo do homem, sabemos. Enfrentamos questões éticas em pesquisa, disputas de poder entre grupos e por domínios de áreas, para mencionar algumas questões que habitam as instituições de pesquisa. Em países subdesenvolvidos, a falta de recursos e as condições educacionais de base para o desenvolvimento frutífero da pesquisa são também um aspecto relevante a ser considerado. E, além disso, temos uma diversidade de opiniões quando se trata de definir o que é o bem comum e a sobrevivência do planeta. De toda forma, como apontam George et al. (2016), não há plano B, porque não há planeta B, lembrando a frase de Ban Ki-Moon na marcha pelo clima em 2014.

A RAE tem uma perspectiva pluralista, com publicação de artigos de pesquisadores de diferentes países e regiões, em diversos idiomas. Em razão de seu papel histórico no desenvolvimento do campo de pesquisa em administração em nosso país, consideramos que a RAE deve ressaltar a importância dos desafios brasileiros e de nossa região latino-americana, aliás não muito distintos das questões apontadas no Academy of Management Journal. Nesse sentido, cabe estimular o envio de artigos, embasados em sólidas pesquisas, que tratem de grandes questões nacionais, como, entre outras, produtividade, trabalho decente, produção e consumo sustentável, inovação e infraestrutura, redução de desigualdades e pobreza, redução de violência, igualdade de gêneros, saúde e bem-estar, educação, todas elas relacionadas aos princípios de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (United Nations, 2015).

Aproveitem todos os artigos, a resenha e as indicações bibliográficas desta edição.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Maria José Tonelli | Editora-chefe
Professora da Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - São Paulo - SP, Brasil

REFERÊNCIAS

George, G., Howard-Grenville, J., Joshi, A., & Tihanyi, L. (2016). Understanding and tackling societal grand challenges through management research. Academy of Management Journal, 59 (6), 1880-1895. doi: http://dx.doi.org/10.5465/amj.2016.4007Links ]

United Nations. (2015). Sustainable development goals. http://www.un.org/sustainabledevelopment/Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.