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O PAPEL DA SOBREQUALIFICAÇÃO, DA TOMADA DE DECISÃO E DA ATENÇÃO PLENA NOS RESULTADOS DO CONHECIMENTO

El papel de la sobrecualificación, la toma de decisiones y la atención plena en los resultados del conocimiento

RESUMO

O presente estudo teoriza que a sobrequalificação percebida (SQP) pode afetar os resultados do não compartilhamento de conhecimento (como nos casos de acumulação e ocultação de conhecimento). Observa-se a participação na tomada de decisão (PTD) e a atenção plena (ATP) (mindfulness) nessa relação, explorando os efeitos da interação em três vias, representadas pela SQP, PTD e ATP na acumulação e ocultação do conhecimento por parte de profissionais de enfermagem. As hipóteses de pesquisa foram testadas usando dados de uma amostra de campo de 379 profissionais de enfermagem da Jordânia, que responderam a uma pesquisa online. Os resultados indicam que enfermeiros com alta SQP são mais propensos a apresentar (a) acumulação e (b) ocultação de conhecimento. Consequentemente, enfermeiros com alta SQP são menos propensos a exibir (c) acumulação de conhecimento quando PTD e ATP são elevadas, mas não quando ambas são baixas, e (d) ocultação de conhecimento quando PTD e ATP são altas, mas não quando ambas são baixas. O artigo oferece ainda implicações para a literatura e a prática no campo.

Palavras-Chave:
conhecimento; Jordânia; sobrequalificação; tomada de decisão; atenção plena

RESUMEN

El presente estudio teoriza que la POQ puede afectar los resultados del no intercambio de conocimientos (como el acaparamiento y el ocultamiento de conocimientos). Proyectamos la participación en la toma de decisiones (PDM) y la atención plena (ATP)mindfulnessen estos vínculos mediante la exploración de los efectos de una interacción de tres vías representadas por la POQ, PDM y ATP en el acaparamiento y la ocultación de conocimientos por parte de los profesionales de enfermería. Probamos nuestras hipótesis utilizando una muestra de campo de 379 profesionales de enfermería, en Jordania, que respondieron a una encuesta online. Los resultados indican que los respondientes con alta POQ tienen más probabilidades de exhibir conductas de (a) acaparamiento de conocimientos y (b) ocultación de conocimientos. En consecuencia, los profesionales de enfermería con una alta POQ tienen menos probabilidades de exhibir conductas de (c) acaparamiento de conocimientos cuando las percepciones de PDM y ATP son altas, pero no cuando ambas son bajas, y (d) ocultación de conocimientos cuando las percepciones de PDM y ATP son altas, pero no cuando ambas son bajas. Este estudio ofrece, asimismo, implicaciones para la literatura y la práctica.

Palabras clave:
conocimiento; Jordania; sobrecualificación; toma de decisiones; atención plena

ABSTRACT

This study theorizes that perceived over-qualification (POQ) may impact non-knowledge sharing outcomes such as knowledge hoarding and hiding. We cast participation in decision-making (PDM) and mindfulness on these links by exploring the 3-way interaction effects of POQ, PDM, and mindfulness on nurses’ knowledge hoarding and hiding. The research hypotheses were tested using data from a field sample of 379 nurses in Jordan, who responded to an online survey. Results indicate that nurses with high POQ are more likely to exhibit (a) knowledge hoarding and (b) knowledge hiding. Consequently, nurses with high POQ are less likely to exhibit (c) knowledge hoarding when PDM and mindfulness perceptions are high, but not when PDM and mindfulness perceptions are low, and (d) knowledge hiding when PDM and mindfulness perceptions are high, but not when PDM and mindfulness perceptions are low. Implications for the literature and practice are offered.

Keywords:
knowledge; Jordan; over-qualification; decision-making; mindfulness

INTRODUÇÃO

A pandemia de Covid-19 sobrecarregou as instituições de saúde, aumentando a escassez de mão de obra, o estresse e a pressão sobre os trabalhadores da linha de frente (Alnazly, Khraisat, Al-Bashaireh, & Bryant, 2021Alnazly, E., Khraisat, O. M., Al-Bashaireh, A. M., & Bryant, C. L. (2021). Anxiety, depression, stress, fear and social support during COVID-19 pandemic among Jordanian healthcare workers. Plos One, 16(3), e0247679. doi: 10.1371/journal.pone.0247679
https://doi.org/10.1371/journal.pone.024...
). Essa sobrecarga foi compensada com o urgente retorno ao trabalho de profissionais da área da saúde aposentados ou que estavam em pausa na carreira, bem como com o recrutamento de novos profissionais de saúde, incluindo da área de enfermagem. Na Jordânia, tanto o governo como as instituições de saúde privada contrataram novos profissionais e recorreram a pessoal que estava aposentado para atender à crescente demanda por esses profissionais (Algunmeeyn, El-Dahiyat, Altakhineh, & Azab, 2020Algunmeeyn, A., El-Dahiyat, F., Altakhineh, M. M., & Azab, M. (2020). Understanding the factors influencing healthcare providers’ burnout during the outbreak of COVID-19 in Jordanian hospitals. Journal of Pharmaceutical Policy and Practice, 13(1), 1-8. doi: 10.1186/s40545-020-00262-y
https://doi.org/10.1186/s40545-020-00262...
; Al-Khalidi, 2020Al-Khalidi, S. (2020). Jordan races to expand hospitals to cope with COVID-19 surge. Recuperado de https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-jordan-hospitals-idUSKBN27Z24D
https://www.reuters.com/article/us-healt...
). Essa estratégia de recrutar novos trabalhadores e de recontratar aposentados trouxe algum alívio para as instituições de saúde e para os trabalhadores da linha de frente, mas também trouxe à tona várias questões prementes, como o tema da sobrequalificação percebida (SQP) entre profissionais de enfermagem e outras áreas da saúde. A SQP é uma situação em que a qualificação dos profissionais – como educação, experiência de trabalho e habilidades – excedem as exigidas para o trabalho (Erdogan & Bauer, 2009Erdogan, B., & Bauer, T. N. (2009). Perceived overqualification and its outcomes: The moderating role of empowerment. Journal of Applied Psychology, 94(2), 557. doi: 10.1037/a0013528
https://doi.org/10.1037/a0013528...
; Maynard, Joseph, & Maynard, 2006Maynard, D. C., Joseph, T. A., & Maynard, A. M. (2006). Underemployment, job attitudes, and turnover intentions. Journal of Organizational, 27, 509-536. doi: 10.1002/job.389
https://doi.org/10.1002/job.389...
).

A SQP tem sido associada a redução da satisfação no trabalho e na vida, redução no comprometimento organizacional (Erdogan, Karaeminogullari, Bauer, & Ellis, 2020Erdogan, B., Karaeminogullari, A., Bauer, T. N., & Ellis, A. M. (2020). Perceived overqualification at work: Implications for extra-role behaviors and advice network centrality. Journal of Management, 46(4), 583-606. doi: 10.1177/0149206318804331
https://doi.org/10.1177/0149206318804331...
; Wassermann & Hoppe, 2019Wassermann, M., & Hoppe, A. (2019). Perceived overqualification and psychological well-being among immigrants. Journal of Personnel Psychology, 18(1), 34-45. doi: 10.1027/1866-5888/a000219
https://doi.org/10.1027/1866-5888/a00021...
; Zheng & Wang, 2017) e aumento nas intenções de desligamento ou troca de emprego (Erdogan & Bauer, 2009Erdogan, B., & Bauer, T. N. (2009). Perceived overqualification and its outcomes: The moderating role of empowerment. Journal of Applied Psychology, 94(2), 557. doi: 10.1037/a0013528
https://doi.org/10.1037/a0013528...
; Maynard & Parfyonova, 2013Maynard, D. C., & Parfyonova, N. M. (2013). Perceived overqualification and withdrawal behaviors: Examining the roles of job attitudes and work values. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 86(3), 435-455. doi: 10.1111/joop.12006
https://doi.org/10.1111/joop.12006...
). A gestão e o compartilhamento do conhecimento são elementos importantes de apoio para a excelência operacional (Asurakkody & Kim, 2020Asurakkody, T. A., & Kim, S. H. (2020). Effects of knowledge sharing behavior on innovative work behavior among nursing students: Mediating role of self-leadership. International Journal of Africa Nursing Sciences, 12, 100190. doi: 10.1016/j.ijans.2020.100190
https://doi.org/10.1016/j.ijans.2020.100...
; Vignochi, Gonçalo, & Lezana, 2014Vignochi, L., Goncalo, C. R., & Lezana, A. G. R. (2014). How do hospital managers use performance indicators? RAE-Revista de Administração de Empresas, 54(5), 496-509. doi: 10.1590/S0034-759020140504
https://doi.org/10.1590/S0034-7590201405...
), e pesquisas anteriores em grande parte dão ênfase ao compartilhamento e a disseminação de conhecimento entre profissionais de saúde (Anselmann & Mulder, 2020Anselmann, V., & Mulder, R. H. (2020). Transformational leadership, knowledge sharing and reflection, and work teams’ performance: A structural equation modelling analysis. Journal of Nursing Management, 28(7), 1627-1634. doi: 10.1111/jonm.13118
https://doi.org/10.1111/jonm.13118...
; Li- Ying, Paunova, & Egerod, 2016Li-Ying, J., Paunova, M., & Egerod, I. (2016). Knowledge sharing behaviour and intensive care nurse innovation: The moderating role of control of care quality. Journal of Nursing Management, 24(7), 943-953. doi: 10.1111/jonm.12404
https://doi.org/10.1111/jonm.12404...
). Infelizmente, comportamentos de não compartilhamento, como a ocultação e a acumulação de conhecimento, são pouco explorados no setor de saúde, especialmente em relação aos profissionais de enfermagem. A ocultação e a acumulação de conhecimento formam uma estratégia concebida para que outras pessoas não o alcancem. Ocorre por uma variedade de razões incluindo desconfiança, restrições de tempo, perda de poder e/ou proteção de status dentro de uma organização (Connelly & Zweig, 2015Connelly, C. E., & Zweig, D. (2015). How perpetrators and targets construe knowledge hiding in organizations. European Journal of Work and Organizational Psychology, 24(3), 479-489. doi: 10.1080/1359432X.2014.931325
https://doi.org/10.1080/1359432X.2014.93...
; Holten, Hancock, Persson, Hansen, & Høgh, 2016Holten, A. L., Hancock, G. R., Persson, R., Hansen, Å. M., & Høgh, A. (2016). Knowledge hoarding: Antecedent or consequent of negative acts? The mediating role of trust and justice. Journal of Knowledge Management, 20(2), 215-229. doi: 10.1108/JKM-06-2015-0222
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).

A atenção plena (ATP) é um novo atributo que ajuda a aumentar a resiliência entre os trabalhadores. Acredita-se que esse atributo ajuda a evitar com que a pessoa se torne vítima de sentimentos indesejáveis no trabalho, como esgotamento, mágoa, negatividade e afins (Anasori, Bayighomog, & Tanova, 2020Anasori, E., Bayighomog, S. W., & Tanova, C. (2020). Workplace bullying, psychological distress, resilience, mindfulness, and emotional exhaustion. The Service Industries Journal, 40(1-2), 65-89. doi: 10.1080/02642069.2019.1589456
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; Bajaj, Gupta, & Pande, 2016Bajaj, B., Gupta, R., & Pande, N. (2016). Self-esteem mediates the relationship between mindfulness and well-being. Personality and Individual Differences, 94, 96-100. doi: 10.1016/j.paid.2016.01.020
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). Além de atuar diretamente na mitigação desses problemas, a ATP é uma característica nova que provou ser uma forte defesa contra as consequências negativas do trabalho (Anasori et al., 2020Anasori, E., Bayighomog, S. W., & Tanova, C. (2020). Workplace bullying, psychological distress, resilience, mindfulness, and emotional exhaustion. The Service Industries Journal, 40(1-2), 65-89. doi: 10.1080/02642069.2019.1589456
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; Daubenmier, Hayden, Chang, & Epel, 2014Daubenmier, J., Hayden, D., Chang, V., & Epel, E. (2014). It's not what you think, it's how you relate to it: Dispositional mindfulness moderates the relationship between psychological distress and the cortisol awakening response. Psychoneuroendocrinology, 48, 11-18. doi: 10.1016/j.psyneuen.2014.05.012
https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2014....
). Vários estudos observaram que a participação na tomada de decisões (PTD) aumenta os sentimentos positivos dos colaboradores e facilita seu empoderamento, amplia a satisfação no trabalho, permite maior controle sobre os funcionários e promove a inovação (Cheng, Song, & Li, 2017Cheng, H., Song, F., & Li, D. (2017). How middle managers’ participation in decision-making influences firm innovation performance. Chinese Management Studies, 55(2), 413-426. doi: 10.1108/MD-04-2016-0217
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; Da'as, 2019Da’as, R. A. (2019). Teachers’ skill flexibility: Examining the impact of principals’ skills and teachers’ participation in decision making during educational reform. International Journal of Educational Management, 33(2), 287-299. doi: 10.1108/IJEM-12-2017-0382
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). Ding e Shen (2017)Ding, C. G., & Shen, C. K. (2017). Perceived organizational support, participation in decision making, and perceived insider status for contract workers: A case study. Management Decision, 55(2), 413-426. doi: 10.1108/MD-04-2016-0217
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recomendam estudos adicionais sobre o papel moderador da PTD. Goñi-Legaz e Ollo-López (2017)Goñi-Legaz, S., & Ollo-López, A. (2017). Temporary contracts, participation in decision making and job satisfaction in European workers. International Journal of Manpower, 38(6), 875-892. doi: 10.1108/IJM-04-2016-0086
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documentaram que a PTD aumenta a satisfação no trabalho e ameniza os efeitos negativos associados à satisfação no emprego frente a contratos temporários. Com base nas discussões existentes, a pesquisa argumenta que a ATP e a PTD podem atenuar os efeitos adversos da SQP sobre comportamentos de acumulação e ocultação de conhecimento.

Este artigo apresenta quatro contribuições. Em primeiro lugar, vamos além da conexão usual que se faz entre a SQP e os resultados organizacionais desejados (como o compartilhamento de conhecimento), ao estabelecer uma relação entre a SQP e a ocultação e acumulação de conhecimento. Tecnicamente, o estudo oferece mais evidências sobre resultados ainda inconclusivos na literatura que trata de SQP entre profissionais da enfermagem e outros da área da saúde. Em segundo lugar, o estudo contribui para a literatura ao reconhecer a importância da participação e da ATP plena dentro dos limites da SQP, deslocando o foco principal para além da autonomia do trabalho (Ding & Shen, 2017Ding, C. G., & Shen, C. K. (2017). Perceived organizational support, participation in decision making, and perceived insider status for contract workers: A case study. Management Decision, 55(2), 413-426. doi: 10.1108/MD-04-2016-0217
https://doi.org/10.1108/MD-04-2016-0217...
; Goñi-Legaz & Ollo-López, 2017Goñi-Legaz, S., & Ollo-López, A. (2017). Temporary contracts, participation in decision making and job satisfaction in European workers. International Journal of Manpower, 38(6), 875-892. doi: 10.1108/IJM-04-2016-0086
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; Wu, Luksyte, & Parker, 2015Wu, C. H., Luksyte, A., & Parker, S. K. (2015). Overqualification and subjective well-being at work: The moderating role of job autonomy and culture. Social Indicators Research, 121(3), 917-937. doi: 10.1007/s11205-014-0662-2
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) e para a combinação de recursos pessoais internos (ou seja, a ATP) e recursos externos do trabalho (ou seja, PTD). Em terceiro, os argumentos existentes sobre a SQP e as evidências empíricas estão principalmente em outros setores (Erdogan et al., 2020Erdogan, B., Karaeminogullari, A., Bauer, T. N., & Ellis, A. M. (2020). Perceived overqualification at work: Implications for extra-role behaviors and advice network centrality. Journal of Management, 46(4), 583-606. doi: 10.1177/0149206318804331
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; Maynard & Parfyonova, 2013Maynard, D. C., & Parfyonova, N. M. (2013). Perceived overqualification and withdrawal behaviors: Examining the roles of job attitudes and work values. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 86(3), 435-455. doi: 10.1111/joop.12006
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; Triana, Trzebiatowski, & Byun, 2017Triana, M. D. C., Trzebiatowski, T., & Byun, S. Y. (2017). Lowering the threshold for feeling mistreated: Perceived overqualification moderates the effects of perceived age discrimination on job withdrawal and somatic symptoms. Human Resource Management, 56(6), 979-994. doi: 10.1002/hrm.21812
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; Wassermann & Hoppe, 2 019); este trabalho contribui sob a ótica da gestão da enfermagem e das práticas de recursos humanos. Em quarto lugar, existem várias proposições teóricas afirmando que as condições limitantes são importantes quando se trata da relação causal entre a SQP e os resultados do trabalho. Este artigo inova na medida em que propõe um efeito de interação por três vias da SQP, a PTD, e da ATP na ocultação e acumulação de conhecimento. Com isso, respondemos a um apelo por fatores contextuais na pesquisa realizada por Erdogan et al. (2020)Erdogan, B., Karaeminogullari, A., Bauer, T. N., & Ellis, A. M. (2020). Perceived overqualification at work: Implications for extra-role behaviors and advice network centrality. Journal of Management, 46(4), 583-606. doi: 10.1177/0149206318804331
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e Wu et al. (2 015), tanto do ponto de vista teórico quanto prático.

REVISÃO DE LITERATURA E HIPÓTESES

Sobrequalificação percebida e comportamentos de acumulação e ocultação de conhecimento

A noção que profissionais de enfermagem e de outras áreas da saúde possuem sobre como seus conhecimentos, habilidades e capacidades superam aquelas requeridas por seu trabalho é chamada de sobrequalificação percebida (SQP) (Erdogan & Bauer, 2009Erdogan, B., & Bauer, T. N. (2009). Perceived overqualification and its outcomes: The moderating role of empowerment. Journal of Applied Psychology, 94(2), 557. doi: 10.1037/a0013528
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). A SQP cria um tipo de subemprego em que “o indivíduo possui habilidades, conhecimentos, capacidade, formação, experiência e outras qualificações excedentes que não são exigidas ou utilizadas no trabalho” (Erdogan et al., 2011, p. 217, tradução nossa). A conceituação de sobrequalificação é dupla: objetiva e percebida. A sobrequalificação objetiva é a forma de avaliação mais objetiva, justa e imparcial, enquanto a SQP é completamente subjetiva. As qualificações dos profissionais de enfermagem (ou suas capacidades, habilidades e conhecimentos) são comparadas com os requisitos declarados na descrição do trabalho para determinar a sobrequalificação objetiva (Martinez, Lengnick-Hall, & Kulkarni, 2014Martinez, P. G., Lengnick-Hall, M. L., & Kulkarni, M. (2014). Overqualifed? A conceptual model of managers’ perceptions of overqualification in selection decisions. Personnel Review, 43(6), 957-974. doi: 10.1108/PR-06-2013-0104
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), enquanto as opiniões pessoais dos enfermeiros sobre sua subutilização são consideradas as SQP (Erdogan et al., 2018Erdogan, B., Tomás, I., Valls, V., & Gracia, F. J. (2018). Perceived overqualification, relative deprivation, and person-centric outcomes: The moderating role of career centrality. Journal of Vocational Behavior, 107, 233-245. doi: 10.1016/j.jvb.2018.05.003
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).

A sobrequalificação pode ser avaliada objetivamente por gerentes e tomadores de decisão e, como tal, tem menos consequências atitudinais e comportamentais em oposição à SQP. Vários estudos documentaram que a SQP é uma fonte de resultados indesejados no trabalho (Maynard & Parfyonova, 2013Maynard, D. C., & Parfyonova, N. M. (2013). Perceived overqualification and withdrawal behaviors: Examining the roles of job attitudes and work values. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 86(3), 435-455. doi: 10.1111/joop.12006
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). Apesar das amplas alegações empíricas, a literatura não está consolidada no que se refere aos resultados mistos e suposições sobre as consequências da SQP. Alguns estudiosos afirmam que a SQP aumenta os comportamentos relacionados ao desligamento de funcionários (Triana et al., 2017Triana, M. D. C., Trzebiatowski, T., & Byun, S. Y. (2017). Lowering the threshold for feeling mistreated: Perceived overqualification moderates the effects of perceived age discrimination on job withdrawal and somatic symptoms. Human Resource Management, 56(6), 979-994. doi: 10.1002/hrm.21812
https://doi.org/10.1002/hrm.21812...
) e o compartilhamento de conhecimento (Zhang, Li, & Cao, 2 017 ), enquanto outros afirmam que a SQP reduz comportamentos extra-papel (Erdogan et al., 2020Erdogan, B., Karaeminogullari, A., Bauer, T. N., & Ellis, A. M. (2020). Perceived overqualification at work: Implications for extra-role behaviors and advice network centrality. Journal of Management, 46(4), 583-606. doi: 10.1177/0149206318804331
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), satisfação com a vida (Wassermann, & Hoppe, 2019Wassermann, M., & Hoppe, A. (2019). Perceived overqualification and psychological well-being among immigrants. Journal of Personnel Psychology, 18(1), 34-45. doi: 10.1027/1866-5888/a000219
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), comprometimento e desempenho no trabalho (Zheng & Wang, 2017Zheng, B., & Wang, Z. (2017). Perceived overqualification and its outcomes: The moderating role of organizational learning. Social Behavior and Personality: An International Jjournal, 45(10), 1675-1690. doi: 10.2224/sbp.6349
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). Ocultar e acumular conhecimento são formas particularmente virulentas de relutância em compartilhar conhecimento no local de trabalho (Connelly, Zweig, Webster, & Trougakos, 2012Connelly, C. E., Zweig, D., Webster, J., & Trougakos, J. P. (2012). Knowledge hiding in organizations. Journal of Organizational Behavior, 33(1), 64-88. doi: 10.1002/job.737
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; Holten et al., 2016Holten, A. L., Hancock, G. R., Persson, R., Hansen, Å. M., & Høgh, A. (2016). Knowledge hoarding: Antecedent or consequent of negative acts? The mediating role of trust and justice. Journal of Knowledge Management, 20(2), 215-229. doi: 10.1108/JKM-06-2015-0222
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).

Os comportamentos de ocultação e acumulação do conhecimento encarnam a cisão entre os profissionais de enfermagem, fltrando o conhecimento a ser compartilhado e/ou retendo informações de seus pares. São conceitos distintos com evidências teóricas e empíricas. Connelly et al. (2012)Connelly, C. E., Zweig, D., Webster, J., & Trougakos, J. P. (2012). Knowledge hiding in organizations. Journal of Organizational Behavior, 33(1), 64-88. doi: 10.1002/job.737
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denotam que escopo, solicitação e intencionalidade são fatores que distinguem a ocultação da acumulação.

  • I. A acumulação de conhecimento é um tipo menos intencional de ocultação, uma vez que apenas o conhecimento não solicitado permanece inacessível aos outros. Já a ocultação é um tipo intencional de acobertamento, em que tanto o conhecimento solicitado quanto o não solicitado são escondidos dos outros (Connelly & Zweig, 2015Connelly, C. E., & Zweig, D. (2015). How perpetrators and targets construe knowledge hiding in organizations. European Journal of Work and Organizational Psychology, 24(3), 479-489. doi: 10.1080/1359432X.2014.931325
    https://doi.org/10.1080/1359432X.2014.93...
    ; Holten et al., 2016Holten, A. L., Hancock, G. R., Persson, R., Hansen, Å. M., & Høgh, A. (2016). Knowledge hoarding: Antecedent or consequent of negative acts? The mediating role of trust and justice. Journal of Knowledge Management, 20(2), 215-229. doi: 10.1108/JKM-06-2015-0222
    https://doi.org/10.1108/JKM-06-2015-0222...
    ).

  • II. A acumulação de conhecimento tem um escopo comportamental menor do que sua ocultação (Connelly & Zweig, 2015Connelly, C. E., & Zweig, D. (2015). How perpetrators and targets construe knowledge hiding in organizations. European Journal of Work and Organizational Psychology, 24(3), 479-489. doi: 10.1080/1359432X.2014.931325
    https://doi.org/10.1080/1359432X.2014.93...
    ; Holten et al., 2016Holten, A. L., Hancock, G. R., Persson, R., Hansen, Å. M., & Høgh, A. (2016). Knowledge hoarding: Antecedent or consequent of negative acts? The mediating role of trust and justice. Journal of Knowledge Management, 20(2), 215-229. doi: 10.1108/JKM-06-2015-0222
    https://doi.org/10.1108/JKM-06-2015-0222...
    ).

  • III. A acumulação de conhecimento é composta por facetas desse mesmo conhecimento que não são necessariamente explícitas ou acessadas pelos outros. Assim, a capacidade de buscá-lo e de fazer solicitações fica limitada, mesmo que isso seja essencial para o sucesso e bom desempenho organizacional (Evans, Hendron, & Oldroyd, 2014Evans, J. M., Hendron, M. G., & Oldroyd, J. B. (2014). Withholding the ace: The individual-and unit-level performance effects of self-reported and perceived knowledge hoarding. Organization Science, 26(2), 494-510. doi: 10.1287/orsc.2014.0945
    https://doi.org/10.1287/orsc.2014.0945...
    ).

As razões para a ocultação e acumulação de conhecimento pelos membros de uma organização incluem a salvaguarda da competência pessoal, a falta de vontade de dedicar tempo, o medo de “parasitas do conhecimento”, evitar a exposição e ser controlado, impedir injustiças, maus-tratos no local de trabalho e relações de trabalho de baixa qualidade (Abubakar, Behravesh, Rezapouraghdam, & Yildiz, 2019Abubakar, A. M., Behravesh, E., Rezapouraghdam, H., & Yildiz, S. B. (2019). Applying artificial intelligence technique to predict knowledge hiding behavior. International Journal of Information Management, 49, 45-57. doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2019.02.006
https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2019...
; Aljawarneh, Alomari, Alomari, & Taha, 2020Aljawarneh, N. M., Alomari, K. A. K., Alomari, Z. S., & Taha, O. (2020). Cyber incivility and knowledge hoarding: Does interactional justice matter? VINE Journal of Information and Knowledge Management Systems, 52(1), 55-70. doi: 10.1108/VJIKMS-12-2019-0193
https://doi.org/10.1108/VJIKMS-12-2019-0...
; Connelly, Černe, Dysvik, & Škerlavaj, 2019Connelly, C. E., Černe, M., Dysvik, A., & Škerlavaj, M. (2019). Understanding knowledge hiding in organizations. Journal of Organizational Behavior, 40(7), 779-782. doi: 10.1002/job.2407
https://doi.org/10.1002/job.2407...
; Connelly & Zweig, 2015Connelly, C. E., & Zweig, D. (2015). How perpetrators and targets construe knowledge hiding in organizations. European Journal of Work and Organizational Psychology, 24(3), 479-489. doi: 10.1080/1359432X.2014.931325
https://doi.org/10.1080/1359432X.2014.93...
; Holten et al., 2016Holten, A. L., Hancock, G. R., Persson, R., Hansen, Å. M., & Høgh, A. (2016). Knowledge hoarding: Antecedent or consequent of negative acts? The mediating role of trust and justice. Journal of Knowledge Management, 20(2), 215-229. doi: 10.1108/JKM-06-2015-0222
https://doi.org/10.1108/JKM-06-2015-0222...
). No contexto deste estudo, profissionais de enfermagem sobrequalificados tendem a desenvolver sentimentos negativos em relação aos seus pares e se distanciar de forma elitista. Estudos anteriores mostraram que se demitir é o último recurso quando se trata de resolver uma má adaptação ao trabalho – no sentido de perceber-se sobrequalificado (Follmer, Talbot, Kristof-Brown, Astrove, & Billsberry, 2018Follmer, E. H., Talbot, D. L., Kristof-Brown, A. L., Astrove, S. L., & Billsberry, J. (2018). Resolution, relief, and resignation: A qualitative study of responses to misft at work. Academy of Management Journal, 61(2), 440-465. doi: 10.5465/amj.2014.0566
https://doi.org/10.5465/amj.2014.0566...
). O conhecimento superior confere aos profissionais uma vantagem que explica a retenção de informações para evitar perdas potenciais e manter o status relativo como compensação por ocupar uma função inadequada a sua capacidade (Li, Liao, & Han, 2021Li, C. S., Liao, H., & Han, Y. (2021). I despise but also envy you: A dyadic investigation of perceived overqualification, perceived relative qualification, and knowledge hiding. Personnel Psychology. 75(1), 91-118. doi: 10.1111/peps.12444
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). Profssionais de enfermagem com alta SQP estão menos dispostos a envidar seus melhores esforços em colaboração e compartilhamento de informações devido à percepção de serem pouco recompensados ou pouco reconhecidos. Assim, eles ocultam o conhecimento para demonstrar que portam habilidades superiores e valiosas.

  • H1: A sobrequalificação percebida influenciará positivamente a acumulação de conhecimento entre os profissionais de enfermagem.

  • H2: A sobrequalificação percebida influenciará positivamente o comportamento de ocultação de conhecimento entre os profissionais de enfermagem.

O papel moderador da atenção plena e da participação na tomada de decisões

A atenção plena (ATP) (mindfulness) tem sido convencionalmente retratada como “a consciência clara e focada do que realmente acontece conosco e em nós, nos sucessivos momentos de percepção” (Thera, 1972, p. 5Thera, N. (1972). The power of mindfulness. San Francisco, USA: Unity Press., tradução nossa), ou como “manter a consciência alerta para a realidade presente” (Hanh, 1976, p. 11Hanh, T. N. (1976). Miracle of mindfulness. Boston, USA: Beacon., tradução nossa). A ATP diz respeito ao conhecimento de questões e eventos internos e externos como fenômenos, “e não como objetos de um mundo conceitualmente construído” (Olendzki, 2005, p. 253Olendzki, A. (2005). The roots of mindfulness. In C.K Gerner, R. D Siegel, & P. R Fulton (Eds.), Mindfulness and Psychotherapy (pp. 241-261). New York, USA: Guilford., tradução nossa). Em essência, a ATP permite um “imediato contato direto com os eventos à medida que eles ocorrem, sem a sobreposição de pensamentos discriminativos, categóricos e habituais. A consciência assume uma clareza e frescor que permite respostas psicológicas e comportamentais mais fexíveis e mais objetivamente informadas” (Brown, Ryan, & Creswell, 2007, p. 215Brown, K. W., Ryan, R. M., & Creswell, J. D. (2007). Mindfulness: Theoretical foundations and evidence for its salutary effects. Psychological Inquiry, 18(4), 211-237. doi: 10.1080/10478400701598298
https://doi.org/10.1080/1047840070159829...
, tradução nossa). A ATP como atenção consciente ao ambiente e ao momento presente (Brown & Ryan, 2003Brown, K. W., & Ryan, R. M. (2003). The benefits of being present: Mindfulness and its role in psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 84(4), 822. doi: 10.1037/0022-3514.84.4.822
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), é um atributo individual que pode influenciar a forma como os indivíduos são afetados por ambientes negativos.

O objetivo central de envolver os funcionários na tomada de decisões nas organizações modernas é tirar proveito de seu conhecimento, expertise e habilidades. A participação na tomada de decisões (PTD) é um processo onde gerentes e funcionários realizam em conjunto o planejamento, resolvem problemas e conduzem atividades (Valoyi, Lessing, & Schepers, 2000Valoyi, E. G., Lessing, B. C., & Schepers, J. M. (2000). Participation in decision making. SA Journal of Industrial Psychology, 26(3), 32-38. doi: 10.4102/sajip.v26i3.717
https://doi.org/10.4102/sajip.v26i3.717...
) adotando valores democráticos organizacionais elaborados para promover equidade, responsabilidade compartilhada na tomada de decisões, e governança conjunta (com superiores e subordinados) para aprimorar os objetivos organizacionais (Behravesh, Abubakar, & Tanova, 2020Behravesh, E., Abubakar, A. M., & Tanova, C. (2020). Participation in decision-making and work outcomes: Evidence from a developing economy. Employee Relations: The International Journal. 43(3), 704-723. doi: 10.1108/ER-08-2018-0228
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). A PTD não apenas oferece controle direto aos trabalhadores, mas também realiza um esforço discricionário que resulta em um desempenho superior (Sun, Aryee, & Law, 2007Sun, L. Y., Aryee, S., & Law, K. S. (2007). High-performance human resource practices, citizenship behavior, and organizational performance: A relational perspective. Academy of Management Journal, 50(3), 558-577. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/20159873
https://www.jstor.org/stable/20159873...
). Também é importante notar que a nem sempre a participação é um elemento motivador ou desmotivador (Valoyi et al., 2000Valoyi, E. G., Lessing, B. C., & Schepers, J. M. (2000). Participation in decision making. SA Journal of Industrial Psychology, 26(3), 32-38. doi: 10.4102/sajip.v26i3.717
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). Trabalhos anteriores descobriram que a PTD pode amenizar consequências indesejadas relacionadas ao trabalho (Ding & Shen, 2017Ding, C. G., & Shen, C. K. (2017). Perceived organizational support, participation in decision making, and perceived insider status for contract workers: A case study. Management Decision, 55(2), 413-426. doi: 10.1108/MD-04-2016-0217
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; Goñi-Legaz & Ollo-López, 2017Goñi-Legaz, S., & Ollo-López, A. (2017). Temporary contracts, participation in decision making and job satisfaction in European workers. International Journal of Manpower, 38(6), 875-892. doi: 10.1108/IJM-04-2016-0086
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). A tomada de decisão compartilhada entre os profissionais de saúde já demonstrou produzir resultados positivos no trabalho, o que foi verificado em vários países (Joseph-Williams et al., 2017Joseph-Williams, N., Lloyd, A., Edwards, A., Stobbart, L., Tomson, D., Macphail, S., & Thomson, R. (2017). Implementing shared decision making in the NHS: Lessons from the MAGIC programme. BMI, 18(357), j1744. doi: 10.1136/bmj.j1744
https://doi.org/10.1136/bmj.j1744...
; Rodrigues, Barrichello, & Morin, 2016Rodrigues, A. L., Barrichello, A., & Morin, E. M. (2016). Os sentidos do trabalho para profissionais de enfermagem: Um estudo multimétodos. RAE-Revista de Administração de Empresas, 56(2), 192-208. doi: 10.1590/S0034-759020160206
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).

  • H3: A atenção plena e a participação dos funcionários na tomada de decisões atuam como moderadores na relação entre a sobrequalificação percebida e o ocultamento de conhecimento entre profissionais de enfermagem.

  • H4: A atenção plena e a participação dos funcionários na tomada de decisões atuam como moderadores na relação entre a sobrequalificação percebida e a acumulação de conhecimento entre profissionais de enfermagem.

Figura 1. Modelo de pesquisa hipotético

METODOLOGIA

Instrumentos de pesquisa

O presente modelo de pesquisa é composto por cinco construtos distintos adaptados de estudos anteriores e operacionalizados para cumprir os objetivos deste estudo. Os construtos, fontes e escalas são descritos nos parágrafos seguintes.

A sobrequalificação percebida (SQP) foi medida usando a escala de nove itens desenvolvida por Maynard et al. (2006)Maynard, D. C., Joseph, T. A., & Maynard, A. M. (2006). Underemployment, job attitudes, and turnover intentions. Journal of Organizational, 27, 509-536. doi: 10.1002/job.389
https://doi.org/10.1002/job.389...
. A participação na tomada de decisão (PTD) foi medida usando a escala de quatro itens de Sun et al. (2007)Sun, L. Y., Aryee, S., & Law, K. S. (2007). High-performance human resource practices, citizenship behavior, and organizational performance: A relational perspective. Academy of Management Journal, 50(3), 558-577. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/20159873
https://www.jstor.org/stable/20159873...
. A ocultação de conhecimento (OCC) foi medida usando a escala de doze itens de Connelly et al. (2012)Connelly, C. E., Zweig, D., Webster, J., & Trougakos, J. P. (2012). Knowledge hiding in organizations. Journal of Organizational Behavior, 33(1), 64-88. doi: 10.1002/job.737
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, que apresenta as subdimensões “ocultação evasiva”, “ocultação racionalizada”, e “se fazendo de bobo”. A acumulação de conhecimento (ACC) foi medida usando a escala de quatro itens desenvolvida por Evans et al. (2014)Evans, J. M., Hendron, M. G., & Oldroyd, J. B. (2014). Withholding the ace: The individual-and unit-level performance effects of self-reported and perceived knowledge hoarding. Organization Science, 26(2), 494-510. doi: 10.1287/orsc.2014.0945
https://doi.org/10.1287/orsc.2014.0945...
. Os participantes avaliaram seus comportamentos e experiências de acumulação. Já a atenção plena (ATP) (ou mindfulness) foi medida usando a escala de quinze itens de Brown e Ryan (2003)Brown, K. W., & Ryan, R. M. (2003). The benefits of being present: Mindfulness and its role in psychological well-being. Journal of Personality and Social Psychology, 84(4), 822. doi: 10.1037/0022-3514.84.4.822
https://doi.org/10.1037/0022-3514.84.4.8...
. Os estados de ATP dos funcionários foram gerados pela pontuação reversa dos itens antes da análise.

As informações demográficas obtidas dos profissionais de enfermagem que participaram do estudo foram sexo, idade, nível educacional, tempo de serviço na organização e tipo de instituição de saúde (se privada ou pública). Essas informações foram utilizadas como variáveis de controle durante a análise. SQP, PTD e OCC e ACC foram ancorados em uma escala de sete pontos, onde 1 = discordo totalmente e 7 = concordo totalmente, enquanto a ATP foi ancorada em uma escala de seis pontos, onde 1 = quase nunca e 6 = quase sempre. O Quadro 1 mostra os itens das escalas utilizados na pesquisa online.

Quadro 1.
Itens das escalas utilizados na pesquisa

Métodos de amostragem e coleta de dados

Os instrumentos de pesquisa adaptados foram desenvolvidos originalmente em inglês e, como a maioria dos profissionais de enfermagem na Jordânia usa o árabe oficial para realizar suas tarefas, os pesquisadores traduziram os instrumentos do inglês para o árabe com a ajuda de tradutores profissionais, que utilizaram a técnica de tradução reversa. Para garantir a correção da tradução considerando as questões linguísticas e culturais, um pré-teste com 20 profissionais de enfermagem mostrou que os instrumentos eram claros e livres de ambiguidades. A amostra da pesquisa foi obtida por abordagem probabilística, de forma que cada enfermeiro ou enfermeira da população de interesse fosse identificado e tivesse a mesma chance de ser incluído na amostra. Essa abordagem é conhecida como técnica de amostragem aleatória simples. Os participantes foram solicitados a não divulgar suas identidades para reduzir os efeitos do viés do método comum destacado por Podsakoff, MacKenzie e Podsakoff (2012)Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., & Podsakoff, N. P. (2012). Sources of method bias in social science research and recommendations on how to control it. Annual Review of Psychology, 63, 539-569. doi: 10.1146/annurev-psych-120710-100452
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. O instrumento da pesquisa foi aplicado online para aumentar a percepção do anonimato dos enfermeiros. O link da pesquisa foi enviado por e-mail e outros meios (como grupos de WhatsApp), por profissionais responsáveis pelas áreas de recursos humanos de 17 hospitais (oito privados e nove públicos) que participaram do estudo. De acordo com o Ministério da Saúde do Reino Hashemita da Jordânia (2019), 25.326 pessoas estavam registradas como enfermeiros/enfermeiras, 4.783 como profissionais de enfermagem com formação técnica, e 1.713 como enfermeiros/enfermeiras assistentes. Foram obtidas 379 respostas úteis, que correspondem a um tamanho amostral adequado de acordo com a metodologia populacional e amostral.

Escolha dos métodos analíticos

A modelagem de equações estruturais com mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) é um método que manipula modelos com construtos formativo e reflexivo, respectivamente. Ao contrário da modelagem de equação estrutural baseada em covariância (CB-SEM), o PLS-SEM pode trabalhar com tamanhos de amostra pequenos e grandes e dados não normais, e suas suposições estatísticas não são estritamente comparáveis ao CB-SEM. A avaliação PLS-SEM orientada para a previsão não é suscetível a erros de especificação do modelo; também é funcional quando se trata de explorar relações com fundamentos teóricos fracos (Hair, Hult, Ringle, & Sarstedt, 2016Hair, J. F., Jr., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2016). A primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Los Angeles, USA: Sage Publications.; Henseler, Ringle, & Sarstedt, 2015Henseler, J., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43(1), 115-135. doi: 10.1007/s11747-014-0403-8
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). Esses ativos do PLS-SEM o tornam adequados para estudar as variáveis do modelo. Examinamos os parâmetros estimados nos modelos de pesquisa com a ajuda dos aplicativos SmartPLS e Process Macro de Hayes em uma abordagem com duas etapas: (1) um modelo de medição para a adequação e validade e/ou confiabilidade dos instrumentos, e (2) um modelo hipotético para inferência causal dos efeitos de interação de três vias (SQP, PTD e ATP), uma vez que tal técnica não está disponível no SmartPLS.

ANÁLISE E RESULTADOS

Informações sobre a amostra

Quando as informações dos profissionais de enfermagem participantes, 45,9% eram homens e 54,1% eram mulheres. Aproximadamente 12,7% estavam na faixa de 21 e 30 anos, 54,1% entre 31 e 40 anos, 26,9% estavam na faixa de 41 e 50 anos e o restante está acima de 50 anos. Cerca de 12,7% possuíam diploma técnico, 60,4% possuíam graduação e 26,9% pós-graduação. Aproximadamente 12,4% trabalhavam há menos de quatro anos no emprego, 39,3% trabalhavam entre cinco e nove anos e 48,3% estavam há mais de dez anos no emprego. Por fim, 53,6% trabalhavam em hospitais públicos e 46,4% em hospitais privados.

Modelo de medição

Como primeiro passo, avaliamos suficientemente o modelo de medição em termos das cargas fatoriais dos itens da escala e níveis de significância com base nos limiares de 0,50 e 1,960 (detalhes na Tabela 5). Em essência, removemos os itens da escala com carga baixa/cruzada, e a variância média extraída (AVE) por cada variável parecia estar no limiar de 0,50 (Hair et al., 2016Hair, J. F., Jr., Hult, G. T. M., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2016). A primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Los Angeles, USA: Sage Publications.; Henseler et al., 2015Henseler, J., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43(1), 115-135. doi: 10.1007/s11747-014-0403-8
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). Em seguida, a confiabilidade da consistência interna dos construtos foi avaliada por meio dos indicadores alfa de Cronbach (Cα) e confiabilidade composta (CC.). Conforme a Tabela 1, as estimativas ficaram acima da referência de 0,70 para Cα e CC.

Tabela 5.
Medidas de estatística descritiva
Tabela 1.
Matriz do modelo de medidas

Esses resultados demonstram a existência de validade convergente e confiabilidade de construto. Em seguida, analisamos a validade discriminante; as raízes quadradas do valor AVE devem ser maiores que as estimativas de correlação em um modelo com validade discriminante (Fornell & Larcker, 1981Fornell, C., & Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. Recuperado de https://www.jstor.org/stable/3151312
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) após comparar as raízes quadradas do valor AVE dos construtos com a estimativa de correlação entre eles. Na Tabela 1, as raízes quadradas do valor AVE (o valor diagonal) são maiores do que as estimativas de correlação (matriz triangular inferior), assim como observado por Hair, Sarstedt, Ringle e Gudergan (2017)Hair, J. F., Jr., Sarstedt, M., Ringle, C. M., & Gudergan, S. P. (2017). Advanced issues in partial least squares structural equation modeling. Los Angeles, USA: Sage Publications.. De acordo com a Tabela 1, a recém-introduzida razão heterotraço-monotraço de correlações (HTMT) para validade discriminante foi avaliada, e as estimativas de correlação (matriz triangular superior) estavam todas abaixo da referência de 0,90 (Henseler et al., 2015Henseler, J., Ringle, C. M., & Sarstedt, M. (2015). A new criterion for assessing discriminant validity in variance-based structural equation modeling. Journal of the Academy of Marketing Science, 43(1), 115-135. doi: 10.1007/s11747-014-0403-8
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). Esses resultados demonstram a inexistência de validade discriminante.

Como um indicador de multicolinearidade popular, os fatores de infação de variância (VIF) medem até que ponto a variância de um preditor em uma variável de resposta é infada por outros preditores. Como observado na Tabela 2, a questão da multicolinearidade é descartada, uma vez que os VIFs são inferiores a cinco. O viés do método comum foi testado estatisticamente usando o teste de fator único de Harman, onde se espera que a variância explicada para fatores combinados seja inferior a 50%. Descobrimos que os fatores combinados explicaram apenas 34,5% da variância, descartando a ameaça viés do método comum (Podsakoff et al., 2012Podsakoff, P. M., MacKenzie, S. B., & Podsakoff, N. P. (2012). Sources of method bias in social science research and recommendations on how to control it. Annual Review of Psychology, 63, 539-569. doi: 10.1146/annurev-psych-120710-100452
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).

Tabela 2.
Informação de colinearidade

Modelo hipotético

Após estabelecer a confiabilidade e validade do modelo de medição, os escores das variáveis latentes foram obtidos do software SmartPLS ao final do teste do modelo de medição. O modelo de pesquisa foi testado usando o Model-3 do Process Macro de Hayes, com 5.000 repetições de bootstrap. O teste para o efeito de interação de três vias foi administrado seguindo as sugestões observadas em Aiken, West e Reno, (1991)Aiken, L. S., West, S. G., & Reno., R. R. (1991). Multiple regression: Testing and interpreting interactions. Thousand Oaks, USA: Sage Publications.. Variáveis de controle como sexo, idade, nível educacional, tempo de serviço e tipo de organização (hospital privado ou público foram inseridas na equação ao lado dos principais preditores: SQP, PTD, ATP e seus termos de interação.

DISCUSSÃO

Resultados da pesquisa

Os resultados encontrados são apresentados nas Tabelas 3 e 4. Quanto aos principais efeitos diretos, a sobrequalificação percebida (SQP) demonstrou efeitos positivos e significativos na acumulação de conhecimento (ACC) (β = 0,32; t = 5,93; ρ < 0,01) e ocultação de conhecimento (OCC) (β = 0,41; t = 9,77; ρ <0,01). Isso sugere que os profissionais que se percebem sobrequalificados estão propensos a acumular e ocultar o conhecimento de outros colegas. De maneira simplificada, um aumento de uma unidade na SQP resultará em um aumento de 0,32 unidade na ACC e 0,41 unidade na OCC, corroborando as hipóteses H1 e H2.

Tabela 3.
Interação de efeitos por 3 vias sobre a acumulação de conhecimento
Tabela 4.
Interação de efeitos por 3 vias sobre a ocultação de conhecimento

Conforme mostrado na Tabela 3, os resultados revelaram uma interação de três vias entre a SQP, a participação na tomada de decisões (PTD) e na atenção plena (ATP) para ACC (ΔR2 = 0,03; F = 13,47; df1 = 1,00; df2 = 366,00; p <0,01), significativa com (β = -0,16; t = -3,67; ρ < 0,01). Os resultados mostraram que alta PTD e ATP entre profissionais de enfermagem atenuam a relação positiva entre SQP e ACC, pois quando a SQP é alta, níveis mais baixos de ACC quando PTD e ATP são altas. Esse resultado corrobora a hipótese H3. Para entender a natureza das interações, traçamos um gráfico (Figura 2).

Figura 2.
Diagrama de interação de três vias sobre a acumulação de conhecimento

Conforme mostrado na Tabela 4, os resultados revelaram uma interação de três vias entre SQP, PTD e ATP para OCC (ΔR2 = 0,01; F = 6,08; df1 = 1,00; df2 = 366,00; ρ < 0,01), significativa com (β = -0,08; t = -2,47; ρ < 0,01). Os resultados mostraram que uma alta PTD e ATP entre profissionais de enfermagem reduzem o impacto de uma a relação positiva entre SQP e OCC, pois quando a SQP é alta, níveis mais baixos de OCC ocorrem quando PTD e ATP são altas. Esse resultado corrobora a hipótese H4. Para entender a natureza das interações, traçamos um gráfico (Figura 3).

Figura 3.
Diagrama de interação de três vias sobre a ocultação de conhecimento

Uma parcela considerável dos profissionais de saúde acha-se sobrequalificada para suas funções. A sobrequalificação percebida (SQP) foi rotulada como problemática, trazendo várias consequências (Erdogan et al., 2020Erdogan, B., Karaeminogullari, A., Bauer, T. N., & Ellis, A. M. (2020). Perceived overqualification at work: Implications for extra-role behaviors and advice network centrality. Journal of Management, 46(4), 583-606. doi: 10.1177/0149206318804331
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). Acadêmicos de recursos humanos são encarregados de identificar potenciais atenuadores que possam reduzir as más consequências da SQP. Como um fenômeno novo e não estudado, pouco se sabe sobre o nexo entre a SQP, a participação na tomada de decisões (PTD), e a atenção plena (ATP) quando se trata de uma atenção total aos resultados relacionados ao conhecimento – como a acumulação de conhecimento (ACC) e a ocultação de conhecimento (OCC) em meio à pandemia da Covid-19 no período em que a presente pesquisa se iniciou. Este artigo preenche essa lacuna na literatura examinando os efeitos da interação de três vias – SQP, PTD, ATP – na ACC e OCC. Para as hipóteses H1 e H2, a pesquisa identificou que a SQP tem um efeito positivo e significativo nos comportamentos de ACC e OCC. Isso significa que enfermeiros sobrequalificados são mais propensos a acumular e esconder conhecimento de seus pares, incluindo conhecimento solicitado (ou seja, ocultação de conhecimento) e não solicitado (ou seja, acumulação de conhecimento). A SQP demonstrou ter um impacto positivo no compartilhamento de conhecimento (Erdogan et al., 2020Erdogan, B., Karaeminogullari, A., Bauer, T. N., & Ellis, A. M. (2020). Perceived overqualification at work: Implications for extra-role behaviors and advice network centrality. Journal of Management, 46(4), 583-606. doi: 10.1177/0149206318804331
https://doi.org/10.1177/0149206318804331...
; Zhang, Li, & Cao, 2017Zhang, L. N., Li, Y. M., & Cao, Y. (2017, October). The relationship study of perceived over qualification and knowledge sharing on team performance. 3rd Annual International Conference on Management Science and Engineering (MSE 2017) (Vol. 50, pp. 229-233). Guangxi, China. Atlantis Press.) e OCC (Li et al., 2021Li, C. S., Liao, H., & Han, Y. (2021). I despise but also envy you: A dyadic investigation of perceived overqualification, perceived relative qualification, and knowledge hiding. Personnel Psychology. 75(1), 91-118. doi: 10.1111/peps.12444
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). Em consonância com o trabalho existente em outros ambientes culturais, a pesquisa vai além e mostra que SQP é um preditor para o aumento nos comportamentos de ACC e OCC entre os profissionais de enfermagem na Jordânia. A orientação cultural liberal dos jordanianos, em oposição a outras nações árabes, desempenha um papel fundamental nessas descobertas.

A hipótese H3 sugere que o impacto da SQP na ACC varia de acordo com o grau de PTD e ATP. Os resultados corroboram essa previsão ao sugerir que profissionais sobrequalificados são mais propensos a desprezar colegas menos qualificados, evidenciado pela ACC. No entanto, o impacto é menor quando a PTD e a ATP são altas, de modo que os profissionais de enfermagem sobrequalificados são menos sensíveis a SQP devido a PTD e ATP. A hipótese H4 sugere que o impacto da SQP na OCC varia de acordo com o grau de PTD e ATP. Os resultados corroboram essa previsão ao sugerir que profissionais sobrequalificados são mais propensos a desprezar colegas menos qualificados, o que é evidenciado pela OCC. Pesquisas anteriores notaram que indivíduos mais qualificados e sobrequalificados são menos propensos a compartilhar conhecimento com colegas menos qualificados (Erdogan et al., 2020Erdogan, B., Karaeminogullari, A., Bauer, T. N., & Ellis, A. M. (2020). Perceived overqualification at work: Implications for extra-role behaviors and advice network centrality. Journal of Management, 46(4), 583-606. doi: 10.1177/0149206318804331
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), e eles podem inclusive ocultar o conhecimento de maneira intencional (Li et al., 2021Li, C. S., Liao, H., & Han, Y. (2021). I despise but also envy you: A dyadic investigation of perceived overqualification, perceived relative qualification, and knowledge hiding. Personnel Psychology. 75(1), 91-118. doi: 10.1111/peps.12444
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). Para expandir e complementar a literatura, mostra-se aqui a possibilidade dos efeitos de interação da PTD e ATP na relação entre SQP e OCC, e SQP e ACC.

Implicações teóricas e gerenciais

Os resultados aqui apresentados contribuem para a sobrequalificação percebida (SQP) e a literatura em recursos humanos no campo da enfermagem de várias maneiras. Em primeiro lugar, o estudo contribui para o fuxo de pesquisa em SQP, concentrando-se na perspectiva do não compartilhamento de conhecimento. Ao fazê-lo, identificamos duas consequências relacionadas, mas distintas. Embora alguns trabalhos de pesquisa tenham relacionado a SQP com comportamentos contraproducentes (Maynard & Parfyonova, 2013Maynard, D. C., & Parfyonova, N. M. (2013). Perceived overqualification and withdrawal behaviors: Examining the roles of job attitudes and work values. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 86(3), 435-455. doi: 10.1111/joop.12006
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; Triana et al., 2017Triana, M. D. C., Trzebiatowski, T., & Byun, S. Y. (2017). Lowering the threshold for feeling mistreated: Perceived overqualification moderates the effects of perceived age discrimination on job withdrawal and somatic symptoms. Human Resource Management, 56(6), 979-994. doi: 10.1002/hrm.21812
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; Wassermann & Hoppe, 2019Wassermann, M., & Hoppe, A. (2019). Perceived overqualification and psychological well-being among immigrants. Journal of Personnel Psychology, 18(1), 34-45. doi: 10.1027/1866-5888/a000219
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), até onde sabemos, este é o primeiro estudo a analisar a acumulação e a ocultação de conhecimento simultaneamente. Os resultados mostraram que a SQP está associada a alta acumulação e ocultação de conhecimento. Isso é importante, pois amplia a compreensão atual sobre as consequências da SQP e pode ajudar as organizações de saúde a gerenciar esse tipo de percepção entre os profissionais de enfermagem. Conectar a SQP a acumulação e ocultação de conhecimento acaba revelando um quadro mais complexo, especificamente no contexto cultural árabe. Essa nova proposta abre caminhos futuros para conduzir uma investigação ainda mais profunda sobre os efeitos da SQP em domínios não compartilhados, como a sabotagem de conhecimento e as interações com outros conceitos mais elaborados.

A pesquisa também contribui para a teoria da SQP através da proposta de análise dos efeitos de interação em três vias – SQP, participação na tomada de decisão (PTD) e atenção plena (ATP). Os estudos sobre potenciais elementos mediadores capazes de atenuar os efeitos da SQP nos resultados do trabalho são escassos (Alfes, Shantz, & Baalen, 2016Alfes, K., Shantz, A., & Baalen, S. van. (2016). Reducing perceptions of overqualification and its impact on job satisfaction: The dual roles of interpersonal relationships at work. Human Resource Management Journal, 26(1), 84-101. doi: 10.1111/1748-8583.12094
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). Foi desenvolvido e testado aqui um modelo empírico que mostra a relevância da PTD e da ATP na redução das consequências indesejadas da SQP. Esta pesquisa complementa o referencial teórico da SQP ao identificar condições que atenuam seus efeitos nos resultados relacionados ao trabalho. Também é digno de nota que utilizamos efeitos de interação de três vias para desvendar as associações propostas, já que trabalhos anteriores testaram principalmente os efeitos de interações de duas vias (ver Alfes et al., 2016Alfes, K., Shantz, A., & Baalen, S. van. (2016). Reducing perceptions of overqualification and its impact on job satisfaction: The dual roles of interpersonal relationships at work. Human Resource Management Journal, 26(1), 84-101. doi: 10.1111/1748-8583.12094
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; Wu et al., 2015Wu, C. H., Luksyte, A., & Parker, S. K. (2015). Overqualification and subjective well-being at work: The moderating role of job autonomy and culture. Social Indicators Research, 121(3), 917-937. doi: 10.1007/s11205-014-0662-2
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).

Os resultados contribuem para a prática de várias maneiras. A pandemia de Covid-19 criou uma catástrofe no setor da saúde; especificamente, o governo jordaniano e as instituições privadas de saúde recrutaram novos profissionais de enfermagem ou recontrataram pessoal aposentado para se juntarem aos esforços dos profissionais titulares no combate ao vírus. Infelizmente, a maioria das instituições de saúde tem práticas de RH enfatizando a importância da contratação de enfermeiros e profissionais de saúde com conhecimentos, habilidades e capacidades específicas; essa ênfase é bem observável nas etapas de recrutamento e seleção. Os resultados ilustram que os gerentes precisam contar com os conhecimentos, habilidades e capacidades dos profissionais disponíveis porque uma equipe heterogênea nesse sentido pode se tornar problemática, dadas as tendências consolidadas sobre os comportamentos de acumulação e ocultação de conhecimento. A pesquisa sugere que os gerentes não podem evitar a contratação de enfermeiros com tal heterogeneidade de conhecimentos e habilidades, uma vez que profissionais mais qualificados podem trazer benefícios para a organização. Mas é crucial priorizar o gerenciamento desse ativo por meio de práticas de RH que subsidiem a PTD dos funcionários.

Além disso, os profissionais de enfermagem devem ser orientados sobre como desenvolver a atenção plena ae a espiritualidade, pois tais habilidades podem aumentar seu desejo de compartilhar conhecimento com pares menos qualificados. Finalmente, enfermeiros e enfermeiras não podem ser obrigados a compartilhar conhecimentos; assim, aqueles mais qualificados podem ter emoções negativas em relação aos menos qualificados. Para evitar tais situações, os gerentes são incentivados a criar uma atmosfera caracterizada por relacionamentos mentor-protegido na forma de PTD. Se assim for, profissionais mais qualificados ou sobrequalificados terão menos probabilidade de acumular ou ocultar conhecimento por causa da alegria e do sentimento de realização ao ver seus protegidos se desenvolverem como profissionais.

Limitações e outras propostas de pesquisa

Os achados desta pesquisa devem ser vistos com cautela devido a limitações como dados autorrelatados, delineamento transversal e a técnica de amostragem. Nossa recomendação aos acadêmicos interessados é que busquem dados alternativos em vez de utilizar dados autorrelatados. O desenho longitudinal e experimental poderia ser expandido para compensar as deficiências associadas ao desenho transversal. Os resultados não podem ser generalizados devido aos dados serem focados em uma única indústria em um único país. Assim, outras pesquisas que repliquem este estudo em outras indústrias e países são cruciais. O presente trabalho não considerou a qualidade das relações de trabalho, pois os profissionais de enfermagem podem acumular e esconder conhecimentos de seus colegas menos qualificados. Da mesma forma, é possível que a coesão da equipe influencie na acumulação e ocultação do conhecimento dos profissionais. Portanto, sugerimos que trabalhos futuros avaliem como a qualidade do trabalho e a coesão da equipe moldam a SQP e os resultados relacionados.

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Editado por

Editor Científico convidado: A. Mohammed Abubakar

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    22 Jul 2021
  • Aceito
    19 Out 2021
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