SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue13rd Infancy and Youth Judgeship of Porto Alegre (Brazil): a study on the use of administrative analysis in State modernization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Rev. Adm. Pública vol.40 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122006000100001 

Palavras da diretora

 

 

Terceira Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre: um estudo da aplicação da análise administrativa na modernização do Estado descreve a experiência de aplicação dessa ferramenta na modernização da gestão pública no estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se que, apesar das estruturas estatais fortemente burocráticas, é possível fazer uso de técnicas de racionalização de processos administrativos em setores específicos do Estado, com resultados significativos para os usuários do sistema e com baixo custo de implantação.

Pierre Bourdieu: a teoria na prática discute o sistema de conceitos utilizados por Bourdieu e desenvolve um roteiro genérico de pesquisa baseado nas suas investigações. O artigo inclui ainda um resumo das críticas às concepções de Bourdieu e uma apresentação sintética de seu legado.

Articulação de políticas públicas a partir dos fóruns de competitividade setoriais: a experiência recente da cadeia produtiva têxtil e de confecções faz uma reflexão sobre o espaço tripartite de construção de políticas entre governo, empresários e trabalhadores, analisa a ação do Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva Têxtil e de Confecções como articulador de políticas públicas e apresenta sugestões/alternativas de políticas públicas para essa cadeia produtiva.

Cultura organizacional em organizações públicas no Brasil apresenta e discute conceitos e abordagens que contribuem para a compreensão de aspectos e traços relacionados com a cultura organizacional de organizações públicas no país.

A busca de um novo modelo de gestão para a ciência, tecnologia e inovação na política do MCT (1995-2002) mostra como a agenda da reforma administrativa de 1995 foi incorporada aos objetivos traçados pela política científica do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) nos dois governos passados (1995-2002).

Assegurando o alinhamento estratégico da tecnologia de informação e comunicação: o caso das unidades de refino da Petrobras compartilha os resultados de um estudo de casos múltiplos nas unidades de negócio do refino da Petrobras e apresenta uma proposta de modelo conceitual para auxiliar a gestão da TIC no sentido de garantir o alinhamento de suas ações com as estratégias de negócio, com vistas a potencializar a contribuição da TIC para um melhor desempenho dessas unidades.

 

Deborah Moraes Zouain
Diretora e editora da RAP