Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

Palavras da diretora

Compreendendo a natureza das políticas do Estado capitalista apresenta duas dimensões de análise: sentido e finalidade da política concebida e executada pelo Estado capitalista; natureza da política, se pública ou estatal. O objetivo maior é entender as razões dos sucessos ou fracassos das políticas públicas em países periféricos. Constata-se que essa construção para o entendimento pressupõe compreender que o resultado está diretamente associado à forma de gestão da demanda social.

Em Economia de comunhão e aprendizagem: uma perspectiva epistêmica são abordadas epistemologias pertinentes a um maior entendimento do fenômeno economia de comunhão (EdC) como objeto de estudo e teorização. Discute-se a natureza do conhecimento que orienta a prática de empresas, a partir da natureza do projeto de EdC e das tendências observadas nos textos que as estudam, associando-a à natureza dos conceitos teóricos usados em administração.

O processo de conversão de sistemas de produção de hortaliças convencionais para orgânicos analisa o processo de conversão da olericultura tradicional para orgânica através de estudos de caso junto a agricultores com comercialização em supermercados ou feiras específicas. Constata que o Estado sempre esteve à margem do processo de difusão da agricultura orgânica, determinando o estabelecimento de uma cultura de "independência" por parte do setor produtivo. Procura mostrar que as ações públicas destinadas a promover a conversão para sistemas orgânicos têm maior receptividade junto a produtores familiares em função da maior exigência por mão-de-obra na agricultura orgânica em relação à convencional.

Gestão de competitividade e políticas públicas de formação de mão-de-obra: o caso Centro Paula Souza apresenta os resultados iniciais alcançados por pesquisa realizada com os seguintes objetivos: investigar as origens e expectativas da clientela ingressante no ensino técnico; identificar os aspectos subjetivos das escolhas profissionais do corpo discente do ensino técnico; avaliar o equilíbrio entre o conhecimento adquirido e o conhecimento exigido, comparando os padrões de formação previstos pelas empresas e os perfis operacionais oferecidos pelas políticas públicas de formação e capacitação de mão-de-obra técnica.

Estudo dos fatores condicionantes do índice de desenvolvimento humano nos municípios do estado do Paraná: instrumento de controladoria para a tomada de decisões na gestão governamental apresenta uma modelagem matemática para determinar o valor futuro do IDH-M para os municípios do Paraná, com base em dados contábeis atuais e outras variáveis. O estudo revela que o IDHM possui relação com as variáveis de IDH-M passado, distância à capital, altitude, nível de população rural, receita tributária, despesa com pessoal, despesa com saúde e saneamento, investimentos e gastos com indústria e comércio.

Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético baseia-se em uma análise multidisciplinar de trabalhos acadêmicos com as finalidades de: refletir sobre literatura e o papel da ficção no ensino, articulando a literatura com a existência humana; abordar a pesquisa em organizações e o uso de gêneros e estilos literários na produção do conhecimento;discutir os usos dos textos literários em ensino, pelo relato e análise de práticas que se utilizam de literatura. Conclui que a integração entre administração e literatura pode revelar-se uma estratégia fecunda, favorecendo criatividade e descoberta.

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Dez 2007
  • Data do Fascículo
    Out 2007
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br