Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

Palavras da diretora

Democratização e reforma do Estado: o desenvolvimento institucional dos tribunais de contas no Brasil recente analisa as transformações ocorridas nesses tribunais a partir da Constituição de 1988. Com base na temática teórica de desenvolvimento institucional, o artigo discute o que este processo particular pode ensinar sobre a dinâmica mais geral que pauta o desenvolvimento das instituições políticas.

Regulação da contabilidade: teorias e análise da convergência dos padrões contábeis brasileiros aos IFRS analisa o processo de alteração da regulação da contabilidade à luz de cinco teorias da regulação. Defende que as teorias realiana e habermasiana são as que melhor contribuem para a democratização da contabilidade, uma vez que consideram os valores sociais na elaboração e posterior interpretação da regulação.

Modelo de concepção e avaliação da estratégia de territórios foi concebido a partir do modelo ECP, utilizado em empresas, e aplicado ao Centro de Fortaleza. Como em várias outras regiões centrais de cidades de grande porte em todo mundo, o bairro enfrenta um processo acelerado de esvaziamento. O modelo proposto realiza uma análise de competitividade do bairro e identifica oportunidade estratégica de desenvolvimento baseada no suporte a setores econômicos, nos quais o Centro possui vantagens competitivas.

Modelo conceitual para avaliação de práticas e estratégias climáticas: resultados de sua aplicação nos setores automotivo e de papel e celulose no Brasil apresenta um modelo conceitual desenvolvido com base em benchmarks internacionais, com vistas a auxiliar as empresas na avaliação das suas práticas e estratégias climáticas. Os autores mostram como o modelo foi aplicado no Brasil em dois setores representativos da economia: o automotivo e o de papel e celulose. O artigo apresenta recomendações para futuras pesquisas e para outras empresas preocupadas em adotar práticas e estratégias climáticas eficazes.

Análise e avaliação do mercado reprimido de energia no contexto do desenvolvimento limpo da Região Administrativa de Araçatuba avalia o mercado reprimido de eletricidade, gás natural e álcool na Região Administrativa de Araçatuba, comparando o consumo local com os consumos médios dos estados de São Paulo e da Flórida (EUA), onde a demanda é plenamente satisfeita. O artigo projeta o atendimento da demanda da região analisada no contexto do desenvolvimento limpo.

Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas analisa algumas implicações do pensamento weberiano sobre a compreensão do trabalho e da forma de administrálo. Com base nos conceitos weberianos de racionalidade e de racionalização, é feita uma apreciação do trabalho na história ocidental, ressaltando a passagem do capitalismo tradicional para o contemporâneo.

Bases teórico-metodológicas da administração política procura construir uma epistemologia que possibilite o melhor entendimento empírico da trajetória do capitalismo e propõe uma administração política que redirecione os resultados do trabalho social (cada indivíduo com menor jornada para a garantia da sobrevivência, libertandoo de ter a existência justificada pela luta incessante para garantir materialidade).

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e Editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    21 Out 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2009
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br