SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue6Strategic fit of project management: the Eletronuclear case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Rev. Adm. Pública vol.43 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122009000600001 

Palavras da diretora

 

 

Este número da RAP dedica-se à análise de diversos assuntos relevantes no cenário sócio-político-econômico: gerenciamento de projetos, redes de conhecimento, políticas públicas, empreendedorismo e governo eletrônico.

Adequação estratégica de projetos: o caso da Eletronuclear tem como objetivo avaliar a adequação estratégica do gerenciamento de projetos (GP) na Eletronuclear, identificando os fatores positivos e negativos. Os resultados apontam fraquezas no gerenciamento de projetos da empresa, no sentido de inconsistências em sua estratégia.

Práticas estratégicas em uma rede de congregações religiosas: valores e instituições, interdependência e reciprocidade aborda a relação entre valores dos dirigentes, práticas estratégicas e imersão social de uma rede de congregações de confissão evangélica estabelecida em Curitiba, Paraná. Verifica-se que valores resultantes de diferentes lógicas de ação são reforçados pela direção da rede para influenciar a interpretação de seus membros e suas atividades estratégicas. No entanto, a configuração centro-periferia da rede de relacionamentos revela a necessidade de se reconhecer tanto a dinâmica quanto o caráter fragmentado do contexto institucional, já que as relações sociais operam na construção e reconstrução de ações que levam à homogeneização institucional.

Network dynamics in scientific knowledge acquisition : an analysis in three public universities in the state of Bahia discute a dinâmica da redes de conhecimento em países em desenvolvimento, analisando a produção científica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sua influência positiva sobre instituições regionais de pesquisa também localizadas na Bahia (Universidade do Estado da Bahia - Uneb, e Universidade Estadual Santa Cruz - Uesc).

Crítica ao manejo humano em Belo Horizonte aborda a questão do trabalho informal e de sua superação. O artigo apresenta uma visão crítica da mudança dos camelôs para os denominados shoppings populares, implementados pela Prefeitura de Belo Horizonte com a finalidade de cumprir o código do Projeto Centro Vivo. Os autores detectam uma desarticulação do trabalho informal dos camelôs.

Accountability: já podemos traduzi-la para o português? verifica se as alterações políticas, sociais e institucionais ocorridas no Brasil contribuíram para que a tradução da palavra accountability seja estabelecida, após duas décadas desde a publicação, pela RAP, do instigante artigo de Anna Maria Campos.

Conselhos de saúde: conhecimento sobre as ações de saúde propõe-se a estudar o perfil dos conselhos municipais de saúde de cinco municípios de pequeno porte do estado de São Paulo, mediante a análise do conhecimento dos membros do conselho.

Governo eletrônico e capital humano nas organizações públicas visa medir a variação de capital intelectual em organizações públicas envolvidas em empreendimentos governement-to-government (G2G). Um frame heurístico foi desenvolvido para avaliar o impacto de projetos G2G nos componentes do capital intelectual de agências públicas, tendo sido detectado um impacto positivo e homogêneo nos componentes do capital intelectual das organizações envolvidas nesses empreendimentos.

Vínculos de negócios entre grandes empresas compradoras e pequenos fornecedores locais: implicações para políticas públicas e desenvolvimento estuda as condições nas quais os programas e políticas públicas promotoras de vínculos de negócios entre grandes compradoras e pequenos fornecedores locais agem, pressupondo que o Estado tem um importante papel neste estímulo, e que tais vínculos geram desenvolvimento regional e reduzem o desequilíbrio social.

O impacto das políticas públicas no desenvolvimento de arranjos produtivos locais: o caso do APL de ovinocaprinocultura em Quixadá, Ceará enfoca o papel das políticas públicas para o desenvolvimento de arranjos produtivos locais no Nordeste. Constatou-se que as políticas públicas implementadas no APL tiveram um significativo impacto para os criadores da região, que têm experimentado melhoria nos processos de manejo do rebanho.

Políticas para a inovação no Brasil: efeitos sobre os setores de energia elétrica e de bens de informática estuda como políticas públicas afetam o comportamento das empresas com relação à inovação. Os resultados indicam que essas políticas têm contribuído para aumentar o interesse por inovação. Constata-se, ainda, que esse interesse tem se mostrado maior por parte das empresas cujo controle de capital é estatal e/ou estrangeiro do que pelas de capital privado.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License