SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Bois-bumbás of Parintins: metaphoric synthesis of reality? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Administração Pública

Print version ISSN 0034-7612

Rev. Adm. Pública vol.44 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000100001 

Palavras da diretora

 

The director’s words

 

 

Bois-bumbás de Parintins: síntese metafórica da realidade? analisa como os atores sociais internos percebem o evento dos bois-bumbás na cidade de Parintins. A pesquisa é relevante pelo valor que esse fenômeno representa para a comunidade local, nos aspectos culturais, econômicos e sociais, e por propiciar espaço onde os moradores da cidade possam refletir, falar e produzir conhecimento sobre sua realidade. Ressalta-se a influência desse fenômeno cultural para o desenvolvimento local sustentável de Parintins.

Percepção da avaliação: um retrato da gestão pública em uma instituição de ensino superior (IES) apresenta o processo de gestão institucional da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Foram entrevistados 163 docentes, que apontaram fatores que facilitam ou dificultam o processo de avaliação. Destacaram-se os seguintes fatores: consciência da importância da avaliação; definição clara dos critérios indicadores a serem utilizados na avaliação; definição e divulgação das políticas da instituição; existência de comissão interna de avaliação.

A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição identifica o modo como o treinamento dos servidores técnicoadministrativos da UFV influencia a realização das atividades da universidade. Constata-se a falta de uma política formalizada de aperfeiçoamento dos recursos humanos e a inexistência de um planejamento para as atividades de treinamento.

Avaliação econômica de projetos de transporte: melhores práticas e recomendações para o Brasil apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre avaliação econômica de projetos, identificando o estado da arte e as melhores práticas internacionais nessa área, bem como os critérios atualmente adotados no Brasil. São feitas recomendações para o aprimoramento das metodologias adotadas no país, focando a questão dos projetos de infraestrutura de transporte.

Proposta de um modelo de relatório de administração para o setor público baseado no Parecer de Orientação nº15/87 da Comissão de Valores Mobiliários: um instrumento de governança corporativa para a administração pública apresenta um modelo de relatório de administração com o intuito de dar maior transparência à prestação de contas à sociedade, segundo os princípios e recomendações de boas práticas de governança corporativa.

Boa leitura!

 

Deborah Moraes Zouain
Diretora e Editora da RAP