Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

Palavras da diretora

Comprometimento organizacional: um estudo no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais apresenta resultados de pesquisa direcionada para descrição e análise de como se encontra configurado o comprometimento organizacional dos servidores do Fórum Lafayette, Belo Horizonte (MG), segundo a abordagem multidimensional adotada por Meyer e Allen (1991). Foram abordados servidores da justiça de primeira instância do Estado de Minas Gerais. Em virtude das peculiaridades do serviço público, os autores optaram por unir abordagens quantitativa e qualitativa, caracterizando uma triangulação entre métodos (Jick, 1979), detalhada no item "metodologia", após o "referencial teórico". Em seguida, os dados são apresentados e analisados, possibilitando o delineamento de considerações finais, nas quais se incluíram limitações da pesquisa e sugestões para investigações futuras.

Cultura organizacional: sinergias e alergias entre Hofstede e Trompenaars evidencia as implicações organizacionais a partir do prisma das dimensões culturais. Para isso, realiza uma revisão sobre o tema chamando a atenção primeiramente para as dimensões culturais e um breve cotejo entre estas. Por fim, são realizadas algumas discussões e implicações das dimensões culturais para as organizações.

Adoção de prontuário eletrônico do paciente em hospitais universitários de Brasil e Espanha. A percepção de profissionais de saúde aborda pesquisa que teve como objetivo identificar a percepção de profissionais de saúde que atuam em dois hospitais públicos universitários, localizados no Brasil e na Espanha, sobre o significado do prontuário eletrônico do paciente (PEP) e como este impacta o trabalho desses profissionais. Os resultados mostram que: a) esta tecnologia é percebida como mecanismo que contribui com a gestão e a assistência hospitalar mediante mecanismos de controle; b) os respondentes com maior domínio de informática concordam mais do que aqueles com menor domínio a respeito do impacto desse prontuário no respectivo desempenho; c) há diferenças estatisticamente significativas nas médias de percepção do papel desse prontuário no desempenho, quando considerados o tempo de serviço e o hospital (ou o país) onde o participante da pesquisa trabalha.

Racionalidade substantiva no processo decisório: um estudo em instituições que lidam com o tratamento oncológico infantojuvenil na cidade de Natal (RN) ,a partir de uma revisão do tema realizada em estudos sobre processo decisório, formula sete categorias de análise que permitiram examinar o processo em questão nas duas entidades. Concluiu-se que, mesmo se tratando de instituições de natureza semelhante, a racionalidade predominante no processo decisório pode se diferenciar e, principalmente, pode ser comprovada empiricamente, quando fatores decisórios podem emergir da racionalidade substantiva, gerando ações e atitudes que possam contribuir para a realização e emancipação do ser humano, não só na esfera do trabalho como também em todo o contexto social.

As estratégias competitivas e colaborativas e os resultados individuais e coletivos no associativismo rural em Quatro Pontes (PR) busca compreender de que forma as estratégias de competição e colaboração existentes nas associações de produtores rurais influenciam os resultados individuais e coletivos obtidos pelos produtores participantes. A metodologia utilizada é de natureza descritiva com abordagem qualitativa em multinível em estudo múltiplo de casos. Como instrumento de coleta de dados utilizaram entrevistas com uso de roteiro semiestruturado, a observação não participante e a análise documental. Para o tratamento de dados foi utilizada a análise de conteúdo e para a análise dos dados, a tabulação em categorias.

Os controles políticos sobre a burocracia revisa a literatura com foco em três conjuntos de obras: a produção weberiana sobre a relação entre governo e burocracia, a literatura norte-americana e a produção nacional. Procede-se a uma comparação entre Brasil e EUA quanto ao tratamento teórico do tema da relação entre política e burocracia e ao dos controles sobre a burocracia. A última seção do artigo revisa literatura contemporânea com o objetivo de traçar um panorama da situação dos controles sobre a burocracia no Brasil. As obras citadas não problematizam analiticamente a questão do controle sobre a burocracia, mas trazem contribuições que permitem a compreensão de como funcionam os mecanismos de controle, em especial a nomeação, o orçamento, a legislação e o monitoramento.

O emprego da análise de balanços e métodos estatísticos na área pública: o ranking de gestão dos municípios catarinenses baseia-se em pesquisa que se justifica pela importância em se utilizar ferramentas de análise de balanço, que auxiliem a gestão pública responsável na busca por economicidade, eficiência e equilíbrio das contas públicas, bem como o estabelecimento de um ranking na gestão dos municípios catarinenses.

Construção e validação de medida para diagnóstico de competências relativas às funções de prefeito(a) e secretário(a) municipal propõe um instrumento de diagnóstico quantitativo de competências dos membros do primeiro escalão do executivo municipal. O instrumento foi construído com base em entrevistas com prefeitos(as) e secretários(as) municipais em exercício e aplicado a uma amostra de 220 outros sujeitos nas mesmas condições, acrescida posteriormente de mais 235 no início de mandato.

Governo - um aliado nem sempre lembrado pelas empresas na hora de desenvolver as atividades de P&D discute as principais iniciativas do governo brasileiro nos últimos 10 anos e que influenciarão no desenho das atividades de P&D no país, a fim de obter uma melhor compreensão acerca do papel do governo na promoção de P&D. Pode-se observar que o governo brasileiro é um importante parceiro para as empresas interessadas em investir em P&D, apesar de muitas delas não visualizarem tal situação.

Interação e cooperação de empresas incubadas de base tecnológica: uma análise diante do novo paradigma de inovação objetiva avaliar o grau de importância percebido por essas empresas para as interações e para as relações de cooperação com os diversos tipos de atores econômicos, em seu estágio atual de incubação (com pelo menos 1,5 ano e com projetos subvencionados para a geração de inovação tecnológica) e a tendência desse grau de importância para o período de pós-incubação.

Mercado de trabalho: múltiplos (des)entendimentos analisa o conceito de mercado de trabalho em diferentes perspectivas da economia e da sociologia, a fim de aprofundar a discussão sobre o tema. Apresenta algumas das principais abordagens do termo, destacando sua vertente teórica e possíveis limitações. Apresenta, ainda, um conceito para ampliar a compreensão e a discussão do termo. Finaliza com um esboço de como seria possível a compreensão do mercado de trabalho em tempos de mundialização.

Responsabilidade social no ensino em administração: um estudo exploratório sobre a visão dos estudantes de graduação realizou uma revisão de literatura que abordou o conceito de responsabilidade social corporativa (RSC) e suas dimensões, bem como sua inserção no ensino superior de administração. Foram realizadas 30 entrevistas em profundidade com alunos de administração do Rio de Janeiro e os principais resultados foram: a) preocupam-se com o tema e o consideram relevante; b) o tema é abordado superficialmente na graduação; c) visão limitada dos estudantes da RSC.

Reflexões para um framework da informação de custos do setor público brasileiro sistematiza o debate e avança ao introduzir reflexões que estão sendo desenvolvidas na seara da contabilidade financeira empresarial com a atual revisão conjunta pelo International Accounting Standards Board (Iasb) e pelo Financial Accounting Standards Board (Fasb) de suas estruturas conceituais e elaboração de um framework único desses dois standards setters. São apresentadas sugestões à formulação do framework para a informação de custos no setor público.

Boa leitura!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Mar 2012
  • Data do Fascículo
    Out 2011
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br