Acessibilidade / Reportar erro

Palavras da diretora

Palavras da diretora

Há mais de 28 anos tenho convivido com a RAP: primeiro, como redatora; depois, como editora e, finalmente, como diretora e editora. Foi uma experiência muito instigante e desafiadora. É muito gratificante ver a RAP se tornar num dos periódicos mais respeitados na área de administração. Isso tudo só foi possível graças ao competente trabalho desenvolvido pelos profissionais da Editora FGV, ao apoio incondicional concedido por seus conselheiros e avaliadores e à confiança dos autores que apostaram no seu grande potencial de disseminadora de conhecimentos de vanguarda. A todos agradeço a parceria e anuncio minha saída da direção da RAP.

A avaliação de programas de capacitação: um estudo de caso na administração pública apresenta e discute o emprego da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão — Construtivista (MCDA-C) na avaliação de programas de capacitação desenvolvidos na administração pública, por meio de sua aplicação em um estudo de caso na Polícia Militar de Santa Catarina.

Estratégias de inovação de catching-up: as ligações de aprendizagem entre um instituto de P&D e pequenas empresas identifica as ligações de aprendizagem entre um instituto de P&D e pequenas empresas da cadeia produtiva da caprinocultura inserida no sistema de inovação local. Observa-se que, embora essas mantenham ligações de aprendizagem ainda incipientes com o instituto de P&D, evidências mostraram que elas estão se incluindo na ampliação da base de conhecimento das pequenas empresas.

A vantagem competitiva das nações e a vantagem competitiva das empresas: o que importa na localização? verifica se o desempenho das empresas se relaciona ao ambiente de seus países e quais fatores destes são mais relevantes. Foram encontradas evidências da relação entre os indicadores de competitividade dos países e o desempenho sustentável de suas empresas.

Novos modelos de governo na universidade pública em Portugal e competitividade analisa as alterações introduzidas nas IES públicas no nível operacional e de gestão, no sentido de uma universidade empreendedora. Baseia-se na análise das opções institucionais que as IES enfrentam, ou seja, na possibilidade de escolha entre o tradicional quadro jurídico e um novo quadro legal e organizacional.

Administração pública do setor elétrico: indicadores de sustentabilidade no ambiente residencial do estado do Pará (2001-10) tem como objetivo apresentar uma proposta de indicadores de sustentabilidade de energia elétrica para o setor residencial que poderá servir de modelo para a gestão pública do setor elétrico também em outros estados. A metodologia da pesquisa segue a estrutura da Comisssion Sustainable Development (CDS/ONU) e envolve aspectos econômicos, sociais, ambientais e políticos. Os resultados demonstram que o aspecto econômico é o que melhor reflete o insumo elétrico nos domicílios paraenses.

Considerações sobre a evolução da governança corporativa no contexto brasileiro: uma análise a partir da perspectiva weberiana apresenta a evolução da adoção dos princípios de governança corporativa na sociedade empresarial brasileira como um processo de difícil assimilação, uma vez que existem barreiras culturais fundadas em ações sociais que geram irracionalidades no cenário nacional.

Arranjo produtivo local ou aglomerado de empresas? Distinção por atributos associados à temática transferência de informação propõe e discute atributos que apresentem potencial para distinção de localidade com concentração de atividades produtivas em torno de um produto ou serviço. Apresenta uma nova dimensão para análise, distinção e classificação dessas localidades: a aprendizagem.

Gestão de estratégias: uma proposta de modelo para os governos locais identifica e ajuda a compreender como a administração estratégica pode se constituir num processo facilitador da gestão municipal. Propõe um modelo de gestão de estratégia, concebido como ferramenta de gestão para os governos locais, resultante da combinação das categorias e subcategorias que compuseram este estudo.

Lançando luzes sobre a gestão de operações do setor eletroeletrônico brasileiro indica a necessidade de as empresas montadoras de produtos eletroeletrônicos investirem mais no uso de tecnologia da informação para ampliar a integração de processos, planejar e desenvolver produtos integrando-se com os clientes e com os fornecedores, ampliar a adoção de práticas de gestão da cadeia de suprimentos.

Os estágios de aprendizagem de auditores fiscais no contexto da prática profissional relata a experiência da Secretaria de Estado da Receita da Paraíba. Os auditores aprendem inicialmente no curso preparatório, prosseguindo no contexto da prática, no convívio com os auditores veteranos, na vivência de práticas profissionais coletivas, no pertencimento à comunidade de prática, no refletir sobre as práticas, individuais e coletivas, no enfrentamento de situações inéditas, revelando um processo de aprendizagem complexo e dinâmico.

Sustainable Tourism and Eradication of Poverty (Step): impact assessment of a tourism development program in Brazil avalia os impactos sociais do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste no município do Porto Seguro. Os resultados sugerem avanços sociais com o alívio à pobreza, sendo os benefícios distribuídos em geral de forma igualitária entre população nativa e migrante. Há uma piora relativa na questão sanitária, que se configura em sério problema ambiental.

Uma nova visão de análise dos atos de aposentadoria a cargo do TCE/RJ: um caso de ensaio de custos para retorno socioeconômico surgiu da busca por sustentação teórica para investigar um problema de gestão, relativo às atribuições de servidores do TCE, implicando a expectativa humana de significância na realização desse trabalho, em termos motivacionais e de resultados, fazendo uso de fundamentos gerenciais na administração pública.

Boa leitura!!

Deborah Moraes Zouain

Diretora e editora da RAP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jun 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br