Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

O segundo editorial de 2021 é dedicado à premiação dos melhores avaliadores da Revista de Administração Pública (RAP). Como de costume, reservamos este espaço para destacar a relevância de uma das comunidades mais importantes da revista.

A RAP conta hoje com um número expressivo de avaliadores - 985 - que garantem à revista pareceres a tempo e com qualidade aos artigos submetidos. Somente no ano passado foram recebidos mais de 884 trabalhos. Após um preciso e rigoroso desk review realizado pelos editores associados, em torno de 33% dos trabalhos seguem para o processo de revisão por pares duplo-cego. Continuamos a investir na melhoria do processo de revisão dos artigos, buscando sempre que o retorno recebido pelos avaliadores seja construtivo e ajude, efetivamente, a melhorar a qualidade dos trabalhos publicados.

A ampliação da base dos avaliadores com doutorandos e jovens doutores têm sido muito importante neste processo de melhoria. Observo que as revisões realizadas por este segmento de avaliadores destacam-se pela qualidade, embora também se caracterizem, eventualmente, por uma postura mais rígida na forma de se dirigir aos autores, refletindo certa retórica mais competitiva do campo. Particularmente na área de Administração Pública, na qual debates conceituais e até ideológicos tornam-se presentes, uma especial sensibilidade é importante. Por acreditar que a linguagem construtiva é tão significativa quanto a contribuição teórico-empírica dos pareceres emitidos, gostaria de estimular uma reflexão em nossa comunidade de avaliadores sobre a importância de se buscar essa coerência. Compreender que o processo de avaliação é uma construção coletiva, no decorrer do qual todos apreendemos, é fundamental para melhorarmos a qualidade da nossa revista.

O destaque dado aos melhores pareceristas da revista é uma das tarefas mais gratificantes ao longo de um ano de edições. Estes pareceristas foram avaliados e selecionados em uma lista de 414 avaliadores que contribuíram para a revista ao longo de 2020. A classificação foi elaborada com o apoio de Eliane Barbosa da Conceição (Apoio Editorial), que analisou a qualidade dos pareceres ao longo do ano, assim como a quantidade dos pareceres (dois, no mínimo).

Conforme se pode observar, a lista dos melhores avaliadores reflete o trabalho de jovens doutores e pesquisadores já reconhecidos do nosso campo. Nesta edição, gostaria de destacar a contribuição do professor Mário Aquino Alves (FGV EAESP) - responsável pela avaliação de cinco artigos - e seu alto nível de qualidade nos pareceres.

Aline Santos

Cláudio José Oliveira dos Reis

Liliane Magalhães Girardin Pimentel Furtado

Mário Aquino Alves

Paula Chies Schommer

Rafael Cardoso Sampaio

Renata Mirandola Bichir

Tássia de Souza Cruz

Vicente da Rocha Soares Ferreira

Yan Bernardes Vieites Castro dos Santos

Desejamos que a publicação desta lista incentive os nossos avaliadores-colaboradores a entregarem revisões consistentes e construtivas!

Convidamos novos pareceristas a se juntarem a essa comunidade! A qualidade da RAP depende de cada um de vocês.

Meu muito obrigada!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Maio 2021
  • Data do Fascículo
    Mar-Apr 2021
Fundação Getulio Vargas Fundaçãoo Getulio Vargas, Rua Jornalista Orlando Dantas, 30, CEP: 22231-010 / Rio de Janeiro-RJ Brasil, Tel.: +55 (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rap@fgv.br