Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Não obstante as modificações ocorridas ao longo das cinco décadas de sua existência, a Revista de Antropologia tem procurado manter o critério responsável por um formato que se caracteriza antes pela diversificação do que por uma unidade temática mais fechada, fazendo assim de cada edição um exercício de diversidade ¾ institucional, de temas, áreas e orientação teórico-metodológica.

Na esteira dessa tradição, o presente número traz colaborações provenientes do Departamento de Antropologia da UFRGS, Departamento de Antropologia e Sociologia da UFMG, Museu Nacional (UFRJ), Departamento de Antropologia da USP, Max Planck Institute for Social Anthropology e do Brasilianisches Kulturinstitut in Deutschland.

A variedade é também de áreas, dentro da antropologia: etnologia indígena, estudos rurais, cultura nacional, etnomusicologia, ambientalismo, questões conceituais. Assim, o leitor, neste e em cada número, tem acesso a um panorama ¾ delimitado, em razão de imperativos editoriais ¾ mas sempre atual do trabalho de antropólogos de diferentes instituições, países, opções temáticas e teóricas.

Passando para outro plano, cabe a seguir uma menção especial a respeito de dois professores particularmente ligados à Revista: trata-se, num caso, de uma apresentação e, em outro, de homenagem.

A primeira refere-se ao professor Tiago de Oliveira Pinto, membro do Conselho Editorial, e que agora faz parte do Departamento de Antropologia da USP, tendo sido admitido em seu quadro a partir de concurso público, no segundo semestre de 2000. Seu artigo, que a Revista de Antropologia publica neste número, é um panorama de sua especialidade, a etnomusicologia, tema a que se dedicava na instituição de origem, em Berlim, e motivo para inúmeras pesquisas feitas no Brasil além de cursos já ministrados no Departamento, como professor visitante.

O segundo destaque a ser feito é com respeito ao professor João Baptista Borges Pereira, membro do Conselho Editorial da Revista de Antropologia em 1978 e, a partir do ano seguinte, seu diretor até 1990; no período de 1991 a 1997, ele fez parte da Comissão Editorial.

Recentemente aposentado, o professor João Batista, em 22 de março de 2001, recebeu o título de Professor Emérito, outorgado pela Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em reconhecimento pelos relevantes serviços docentes e administrativos prestados à Universidade ao longo de quatro décadas de intensa atividade.

A Revista de Antropologia ressalta uma dessas atividades, somando-se à merecida homenagem a quem assumiu a responsabilidade por editá-la logo em seguida à gestão de seu fundador, o professor Egon Schaden; na época, a Revista, que era o órgão oficial da Associação Brasileira de Antropologia, passou a ser também do então Departamento de Ciências Sociais da FFLCH da USP.

Pela Comissão Editorial,

José Guilherme Cantor Magnani

Editor Responsável

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Ago 2001
  • Data do Fascículo
    2001
Universidade de São Paulo - USP Departamento de Antropologia. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. Prédio de Filosofia e Ciências Sociais - Sala 1062. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária. , Cep: 05508-900, São Paulo - SP / Brasil, Tel:+ 55 (11) 3091-3718 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.antropologia.usp@gmail.com