NOTAS E INFORMAÇÕES
Interêsse pelo ensino por parte dos alunos de saúde pública
Ernestine M. Bastian
Do Centro de Saúde "Geraldo de Paula Souza" da Faculdade de Saúde Pública da USP São Paulo, S.P. Brasil
Em complementação a um trabalho sôbre ensino em saúde pública1 foi feita uma indagação junto aos alunos da Faculdade de Saúde Pública da USP nos anos de 1967, 1968 e 1969. No trabalho foi levantada a questão do preparo pedagógico do grupo de enfermeiras professoras de saúde pública. Independentemente disso, em debates, alunos das várias profissões da saúde trataram o assunto do preparo pedagógico do professor do ensino superior.
O objetivo da presente indagação era conhecer a extensão do interêsse que o ensino constitui para os vários profissionais •da saúde, alunos desta Faculdade.
PROCEDIMENTO
Foi apresentado um questionário a todos os alunos (portanto sem amostragem) dentro dos seus grupos profissionais, e estabelecido um prazo para as respostas. No ano 1967 quatro grupos responderam dentro do prazo, em 1968 e 1969 sete grupos de cada vez. As perguntas eram as seguintes:
a Já teve em sua vida profissional alguma vez responsabilidade de ensino?
b Desempenhará função de ensino (nível superior) após término do curso?
c Interessa-se, em princípio, pelo ensino?
A resposta à primeira pergunta deveria informar sôbre oportunidades e experiência anterior no ensino do aluno, profissional da saúde. A segunda pergunta é de maior peso caso se cogite incluir matérias pedagógicas no currículo. A resposta à terceira orientará sôbre prováveis candidatos espontâneos a estas matérias.
RESULTADOS
Nos três anos em questão, o total de alunos dos cursos inquiridos era de 295. Foram conseguidas respostas de 289 alunos (98%). Na Tabela está apresentada a distribuição das respostas.
Das respostas ao questionário se destaca o seguinte:
Pergunta A 64,7% dos alunos já tiveram em sua vida profissional oportunidade para ensinar. Salientam-se os educadores de saúde pública com 100% e os veterinários com 80%. Todos os grupos, individualmente, estão representados com 50% ou mais.
Pergunta B Desempenharão função docente de nível superior 43,5%. Neles se sobressaem os veterinários com 100%. Dois grupos estão representados com mais que 50%, sendo os dentistas com 56,8% e os administradores hospitalares com 51,7%.
Pergunta C Interessam-se, em princípio, pelo ensino 89,2%. Novamente estão os veterinários representados com 100%. Farmacêuticos, engenheiros e enfermeiros apresentam taxas acima de 90%. Nenhum grupo profissional está abaixo de 85%.
COMENTÁRIOS
No trabalho anterior ¹ ficou discutida a resolução de algumas escolas de saúde pública do continente, entre elas as do Chile 3 e de Harvard2 de oferecer preparo pedagógico aos seus alunos. Estas escolas verificaram que um grande número dos seus ex-alunos ensinam sua especialidade em vários níveis do ensino superior. Harvard, em inquérito realizado durante vários anos, encontrou uma média de 25% e achou-a suficiente para criar um "curso especial de preparação pedagógica" para profissionais de saúde pública.
O resultado do presente inquérito mostra que a porcentagem dos alunos que irão para o ensino é quase o dôbro da porcentagem de Harvard. Considerando ainda os alunos que manifestam intêresse espontâneo no ensino (a metade acima de 90%, todos acima de 85%) poder-se-ia esperar numerosas opções para as matérias pedagógicas. Sugerem êstes resultados a conveniência de uma oportunidade neste sentido. Sugerem as leis de aprendizagem que esta preparação, principalmente a prática do ensino, seja ministrada na escola de saúde pública, pela possibilidade de sua aplicação direta às matérias do campo profissional.
Recebido para publicação em 17-3-1970
- 1. BASTIAN, E. N. Pós-graduação em saúde pública para enfermeiros. Preparo para ensino e pesquisa. São Paulo, 1969. [Tese de Doutoramento Faculdade Higiene Saúde Pública da Univ. S. Paulo].
- 2. HARVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH. Announcement of courses and general information, 1967-68. Boston, Mass., 1967.
- 3. UNIVERSIDAD DE CHILE. Escuela de Salubridad. Prospecto, 1968. Santiago,. 1968.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
18 Set 2006 -
Data do Fascículo
Jun 1970