SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Problemas a enfrentar na criação da terminologia científica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Saúde Pública

Print version ISSN 0034-8910On-line version ISSN 1518-8787

Rev. Saúde Pública vol.21 no.2 São Paulo Apr. 1987

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89101987000200001 

NOTA DO EDITOR/EDITOR NOTE

 

Política da Revista de Saúde Pública em relação ao idioma dos artigos

 

 

Em "Nota do Editor" publicada na Revista de Saúde Pública, 18 (5) : 343, 1984, foi anunciado à comunidade científica que a direção da Revista de Saúde Pública havia decidido "ampliar a divulgação de seus trabalhos, passando a aceitar artigos originais redigidos em língua inglesa", embora mantendo a preferência pela língua portuguesa.

Novamente a questão do idioma voltou a ser objeto de discussão entre os membros da Comissão de Publicações. Resultou daí nova decisão e que se refere à publicação eventual de artigos, simultaneamente nos idiomas português e inglês, fundamentada no fato de que, ao lado de artigos voltados para problemas de interesse local (publicados em português) e os de interesse predominantemente para o meio internacional (publicados em inglês), há aqueles que embora devessem ser publicados em português, têm interesse extra fronteiras, o que sugere sua publicação em inglês. A impressão somente em um desses idiomas poderia vir a prejudicar a divulgação do trabalho, em decorrência da barreira lingüística para a comunidade local, se for publicado em inglês, e para a comunidade internacional se o for somente em português.

A decisão de se publicar artigos simultaneamente em inglês e português poderá vir a constituir-se, no futuro, norma de publicação da Revista de Saúde Pública, abrangendo todos os artigos, como é o caso de várias revistas de prestígio e cujo idioma de origem é de difícil conhecimento. Todavia, há que se ponderar a existência do problema crônico da falta de recursos para publicação, pois fatalmente decisão desta natureza onerará sensivelmente os parcos orçamentos destinados a essa finalidade.

A Revista de Saúde Pública em seu volume 20, fascículo 3, junho, 1986, publicou a primeira matéria no formato bilingüe, qual seja, uma nota sobre identificação de Aedes albopictus. No presente fascículo está sendo publicado o primeiro artigo bilingüe, versando sobre definição da razão da mortalidade proporcional de Swaroop e Uemura.

Os procedimentos para publicação de artigos bilingües são as seguintes:

a) os trabalhos deverão ser enviados pelos autores, à Redação da Revista de Saúde Pública, em português, e, facultativamente, em inglês;

b) a Comissão de Publicações decidirá, com base na opinião dos relatores, o idioma mais adequado para divulgação do artigo: português, inglês, ou português e inglês, simultaneamente;

c) uma vez aprovada a publicação do trabalho nos idiomas inglês e português, simultaneamente, seja o artigo apresentado em português ou inglês, o autor será notificado para que tome as providências de versão ou tradução, respectivamente;

d) os trabalhos, quando vertidos para o inglês serão revistos por profissional especializado nesse idioma, credenciado pela Revista de Saúde Pública.

A direção da Revista de Saúde Pública espera, com esta nova política, ver assegurada a transferência das informações científicas na área da saúde pública, para o meio internacional especializado, e o conseqüente progresso científico do país, nessa área. Espera ainda a direção da Revista de Saúde Pública receber dos leitores manifestações sobre esta nova política.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License