Acessibilidade / Reportar erro

Comentário: Poliomielite no Município de São Paulo

Poliomyelitis in São Paulo municipality

CLÁSSICOS DOS PRIMEIROS DEZ ANOS LANDMARKS FROM THE FIRST TEN YEARS

Comentário: Poliomielite no Município de São Paulo

Poliomyelitis in São Paulo municipality

José da Silva Guedes

Departamento de Medicina Social. Faculdade de Ciências Médicas. Santa Casa de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil

Correspondência | Correspondence Correspondência | Correspondence: José da Silva Guedes Departamento de Medicina Social Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Rua Cesário Mota Jr, 61 6º andar 01221-020 São Paulo, SP, Brasil E-mail: jguedes@celafiscs.com.br

É com muita satisfação que recebi o convite da Editoria Científica da Revista de Saúde Pública para comentar este artigo do Professor Victório Barbosa. Com ele tive o prazer de privar, inicialmente como aluno do Curso de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública e, posteriormente como colega de trabalho em várias tarefas memoráveis como o combate a poliomielite e à epidemia de meningite de 1970-77, dentre outras.

O artigo foi publicado em junho de 1968, momento em que grandes mudanças estavam acontecendo na organização da saúde no Estado de São Paulo. Tais mudanças ocorreram na Secretaria Estadual de Saúde, mas também influenciaram na Secretaria do Município de São Paulo.

Os fatos tratados no artigo ocorreram, portanto antes das grandes mudanças introduzidas pela gestão do Prof. Walter Leser (1967-1970). A reestruturação feita pelo Prof. Leser permitiu que propostas, há muito sugeridas por professores da Faculdade de Saúde Pública, fossem finalmente adotadas. Citam-se a extinção de inúmeros "serviços verticais", a criação do centro de saúde polivalente e das coordenadorias da comunidade, dos serviços técnicos e da administração hospitalar além da criação da carreira de médico sanitarista.

As grandes mudanças estavam ainda por vir na época em que ocorriam os fatos relatados no trabalho, como: a melhoria na notificação de doenças, aperfeiçoamento dos procedimentos de vacinação, a capacitação de grande número de técnicos, entre elas a colaboração com as Escolas de Medicina. Um fato marcante naquela época era a estreita colaboração de professores de vários departamentos da Faculdade de Saúde Pública com os serviços da antiga Secretaria.

Quando aluno do Curso de Saúde Pública para médicos, em 1963, pude constatar e participar das discussões e trabalhos conjuntos do Departamento de Epidemiologia com a famosa Secção de Epidemiologia e Profilaxias Gerais da Secretaria da Saúde (SEPG).

A pesquisa feita pelo Professor Victório para conclusão de seu doutoramento e que deu muitos elementos para o artigo em tela, mostrou como as falhas da notificação distorciam a realidade da ocorrência da pólio não só quanto à magnitude dos dados, mas também quanto à distribuição etária da doença e outras características.

O trabalho evidencia a grande preocupação com os diferentes elementos da "estrutura epidemiológica" tais como o saneamento do meio. Marca bem o trabalho a "luta" do Professor Victório e outros docentes da Faculdade de Saúde Pública em orientar os médicos e as autoridades quanto às propostas de vacinação e sua necessidade.

Para que se entenda a difícil discussão de "vacinação de rotina" versus "campanhas", vale mencionar que só em 1967 foi elaborado por um grupo de técnicos a pedido da Secretaria da Saúde o Primeiro Calendário Oficial de Vacinação para o Estado de São Paulo, e a primeira "caderneta oficial de vacinação".

A partir de 1967, o Professor Victório muito contribuiu à saúde pública, quando como Coordenador de Serviços de Centros de Saúde da Capital (1967-69) e Coordenador do Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo (1969-71), pôde pôr em prática muitas das propostas contidas nesse trabalho.

O artigo do Professor Victório merece ser lido com uma visão do contexto, para que se possa aquilatar suas dificuldades e a importância histórica do estudo que o embasou.

  • Correspondência | Correspondence:
    José da Silva Guedes
    Departamento de Medicina Social
    Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
    Rua Cesário Mota Jr, 61 6º andar
    01221-020 São Paulo, SP, Brasil
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      18 Out 2006
    • Data do Fascículo
      Ago 2006
    Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo Avenida Dr. Arnaldo, 715, 01246-904 São Paulo SP Brazil, Tel./Fax: +55 11 3061-7985 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revsp@usp.br