Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Esta coletânea de trabalhos aqui apresentados resulta do esforço de pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso reunidos no projeto "Diagnóstico de Saúde e Epidemiologia das Principais Doenças do Polonoroeste/MT", viabilizado pelo convênio CNPq/UFMT/SES-MT.

O objetivo geral do projeto foi o de acompanhar o processo de implantação do Projeto POLONOROESTE/MT com o asfaltamento da rodovia BR-364 (Cuiabá/MT - Porto Velho/RO) levantando informações que permitissem estabelecer o perfil epidemiológico e acompanhar suas modificações antes, durante e após a implantação de programas (no campo de saúde, educação e agricultura orientados pelo Programa de Desenvolvimento Rural Integrado - PDRI), com recursos do POLO-NOROESTE - SLÍDECC.

A região em estudo, até o inicio da pesquisa, era pouco conhecida, inexistindo estudos sistemáticos sobre condições de Saúde-Doença da população bem como de outros dados que permitissem indicar as prioridades de pesquisa e de ação.

Deste modo este estudo procurou alternativas para a produção primária de dados de acordo com os seguintes tipos de investigação:

  1. Inquérito Epidemiológico por Entrevistas Domiciliares: levantamento da morbida-de referida, das condições de saneamento domiciliar e peri-domiciliar e informações sobre as condições sócio-econômicas das familias em estudo;

  2. 2. Inquérito Epidemiológico por Exames Clínico-laboratoriais: levantamento da morbidade atual através de exames clínicos e laboratoriais numa sub-amostra da população estudada;

  3. Estudo da Estrutura dos Serviços de Saúde: levantamento da morbidade registrada nos Serviços de Saúde da região.

Com critério de escolha das localidades para a execução da pesquisa, foram considerados os múltiplos ecossistemas regionais (cerrado, pantanal e mata) bem como os aspectos sócio-econômicos da região.

Realizou-se a primeira etapa do estudo nas cidades de Caceres (polo regional), Tangará da Serra (polo regional), Jaurú (representando o município de pequeno porte com características de Floresta Amazônica), Mirassol IT Oeste (representando os municípios de médio porte), Araputanga (representando os municípios de pequeno porte) e Nova Olímpia (representando os distritos) em 1983.

Na segunda e terceira etapa, visando ganhar em profundidade, selecionou-se a cidade de Cáceres, após uma revisão do modelo amostral. Esta localidade por ser um polo regional, um antigo núcleo de ocupação territorial, por onde passa o fluxo e refluxo migratorio e por apresentar das diferenças ecológicas inicialmente preconizadas, permiiiu agregar os diversos objetivos de estudos específicos da pesquisa.

O desenho amostral seguiu o esquema clássico de amostragem por área estabelecido na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), que determinou uma amostra probabilística estratificada por setores censitários do IBGE. A amostra básica foi a do Estudo Epidemiológico por Entrevistas Domiciliares, da qual os outros grupos selecionavam uma sub-amostra para estudos específicos.

Os levantamentos de campo foram encaminhados pelos pesquisadores auxiliados por bolsistas contratados especialmente para esta tarefa.

Nas localidades foram instaladas unidades de apoio à Pesquisa onde foram coletados materiais para exames laboratoriais e realizados os exames clínicos nutricionais e antropométricos.

Os exames laboratoriais foram realizados no Laboratório de Pesquisas (CCBS-UFMT), em Cuiabá-MT.

O tratamento e análise dos dados no seu decorrer tem contado com o apoio de alguns assessores e especialmente na área de Estatística do Prof. Odécio Sanches (FMRP-USP).

A etapa atual compreende o tratamento e análise dos dados levantados em 1986 e a elaboração do relatório final que englobará os três levantamentos.

A expectativa atual do grupo de pesquisadores consiste em agrupar os diversos resultados obtidos em estudos específicos para concluir o Diagnóstico de Saúde para a região bem como em congregar os esforços despreendidos na prática da pesquisa pelo grupo no sentido de consolidar o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, implantado no decorrer do desenvolvimento do projeto.

Assim, espera-se atingir os objetivos propostos fornecendo subsídios para planejamento e programações das ações de saúde na região e contribuir para o desenvolvimento científico da região.

MARINA ATANAKA DOS SANTOS

Coordenadora do Projeto de Pesquisa em Saúde Pública no Polonoroeste/MT

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 1988
Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br