Acessibilidade / Reportar erro

LILACS - Literatura Latino-Americana em ciências da saúde, uma fonte de informação para o profissional da saúde

NOTICIÁRIO - NEWS

Este, da mesma forma que muitos outros periódicos latino-americanos, 450 aproximadamente, é analisado e indexado na base de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde).

LILACS é o resultado de um esforço coletivo, coordenado pelo BIREME, para registrar e difundir a produção intelectual do profissional da Saúde latino-americano, qualquer que seja a forma ou o meio em que aparece publicada. Livros, periódicos, publicações governamentais, trabalhos apresentados em congressos, seminários ou conferências, teses, etc. são incorporados à LILACS, respeitados os critérios de seleção estabelecidos.

A captação e processamento de toda essa literatura é responsabilidade de cada Centro Coordenador Nacional (CCN) que compõe a Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. BIREME, Centro Regional da OPAS, ajuda os CCN em seu trabalho e exerce a coordenação a nível regional.

Quem gera a informação (autores e editores) deve participar deste esforço coletivo fazendo com que os CCNs sejam depositários de todo documento gerado, para sua análise e possível inclusão na base de dados. Sem esta colaboração, de inegável interesse mútuo, o processo de captação é extraordinariamente dificultado e pode ser a causa da ausência na LILACS de um grande volume de documentos. Alimentada pela maioria dos países da Região, LILACS possui hoje mais de 60.000 citações bibliográficas e resumos de documentos (artigos de periódicos, relatórios técnico-científicos, publicações governamentais, teses, etc.) de autores latino-americanos. Este acervo de informação é acessível em linha e também está disponível no suporte eletrônico conhecido como CD-ROM (Compact Disc - Read Only Memory). Mais de 140 institui ções da Rede Latinoamericana já contam com o equipamento de leitura de CD-ROM e recebem regularmente do BIREME as atualizações da base de dados para sua operação a nível institucional.

No decorrer do presente ano a base de dados LILACS será cedida ao Deutsches Institut für Medizinische Dokumentation und Information (DIMDI) para acesso em linha dos países da Comunidade Econômica Européia. Igualmente, espera-se que a literatura da Espanha e Portugal seja incorporada proximamente na LILACS.

Da LILACS são extraídos dois produtos impressos: IMLA (Index Medicus Latinoamericano) e LILACS-SP. O primeiro, de freqüência trimestral, inclui citações bibliográficas e resumos de artigos publicados nos periódicos analisados. O segundo, de freqüência irregular, inclui citações bibliográficas e resumos de trabalhos referidos à área de Saúde Pública.

Para informação adicional, favor dirigir se à:

Seleção e Aquisição

BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde

Rua Botucatu, 862

04023 São Paulo, BRASIL

  • LILACS - Literatura Latino-Americana em ciências da saúde, uma fonte de informação para o profissional da saúde

    BIREME - Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde São Paulo, Brazil
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      18 Fev 2011
    • Data do Fascículo
      Fev 1989
    Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revimtsp@usp.br