Resumos
Os cursos de especialização em Saúde Pública atualmente existentes entre nós, com seu formato diferencial de curta duração e alta abrangência, constituem uma realidade recente em nosso país, contando com pouco mais de dez anos. No Distrito Federal, realizaram-se nove deles, dos quais seis com a atuação diretiva e docente dos autores. Com vistas a incorporar tal experiência acumulada como contribuição para com futuras iniciativas a respeito, apresentam-se os resultados obtidos com avaliação terminal procedida em um deles, executada segundo o modelo atualmente recomendado pela Escola Nacional de Saúde Pública. Foi ela aplicada em amostra randômica de alunos, docentes e coordenadores, na busca de identificação de apreciações positivas e negativas, sobretudo dos aspectos operacional, administrativo, metodológico e institucional do mesmo. Em meio a percepções e formulações heterogêneas e pluralistas, obtiveram maiores freqüências em suas respectivas distribuições, por um lado, a adequação do trabalho de campo, baseado na utilização de quatro regionais, acompanhadas pelos alunos após cada área temática e, por outro, a preocupação para com a fragilidade de decisão institucional quanto a oferta e manutenção do curso, bem como quanto ao aproveitamento dos egressos para consolidação do sistema de saúde do Distrito Federal. Tais aspectos merecem, ao final, destacada discussão.
Brasília, DF.; Curso de Saúde Pública; Avaliação de Atividade de Saúde
In Brazil, Public Health specialization courses with the characteristics presently adopted by the National School of Public Health, i.e., short duration and great amplitude, are relatively recent, having started approximately fifteen years ago. In Brasilia, nine such courses have been already completed, having, six of them, directive and/or teaching envolvement by the authors. Results on a final assessment of one the courses are herewith presented in order to introduce our experience as a contribution to future analogous iniciatives. The assessment was applied to a random sample of students, teachers and coordinators, with the objective of identifying positive and negative appreciations about methodological, operational, administrative and institutional aspects. Answers were quite variable, with the highest frequencies scored to field work and to the apprehension on admitting graduates to the Health System. Such aspects deserve final differentiated discussion.
AVALIAÇÃO DE ENSINO
Avaliação do II Curso de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Distrito Federal: um estudo de caso
Assessment of 2nd Course of Public Health, Secretariat of Brasilia: a case study
Rosely Cerqueira de OliveiraI; Aguinaldo GonçalvesII
IDiretora do Departamento de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil
IIPesquisador pós-doutoral, Departamento de Dermatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Dr. Aguinaldo Gonçalves SHIGS 703, Conj. R, casa 68 CEP 70331, Brasília, DF, Brasil
RESUMO
Os cursos de especialização em Saúde Pública atualmente existentes entre nós, com seu formato diferencial de curta duração e alta abrangência, constituem uma realidade recente em nosso país, contando com pouco mais de dez anos. No Distrito Federal, realizaram-se nove deles, dos quais seis com a atuação diretiva e docente dos autores. Com vistas a incorporar tal experiência acumulada como contribuição para com futuras iniciativas a respeito, apresentam-se os resultados obtidos com avaliação terminal procedida em um deles, executada segundo o modelo atualmente recomendado pela Escola Nacional de Saúde Pública. Foi ela aplicada em amostra randômica de alunos, docentes e coordenadores, na busca de identificação de apreciações positivas e negativas, sobretudo dos aspectos operacional, administrativo, metodológico e institucional do mesmo. Em meio a percepções e formulações heterogêneas e pluralistas, obtiveram maiores freqüências em suas respectivas distribuições, por um lado, a adequação do trabalho de campo, baseado na utilização de quatro regionais, acompanhadas pelos alunos após cada área temática e, por outro, a preocupação para com a fragilidade de decisão institucional quanto a oferta e manutenção do curso, bem como quanto ao aproveitamento dos egressos para consolidação do sistema de saúde do Distrito Federal. Tais aspectos merecem, ao final, destacada discussão.
Unitermos: Brasília, DF.; Curso de Saúde Pública; Avaliação de Atividade de Saúde
SUMMARY
In Brazil, Public Health specialization courses with the characteristics presently adopted by the National School of Public Health, i.e., short duration and great amplitude, are relatively recent, having started approximately fifteen years ago. In Brasilia, nine such courses have been already completed, having, six of them, directive and/or teaching envolvement by the authors. Results on a final assessment of one the courses are herewith presented in order to introduce our experience as a contribution to future analogous iniciatives. The assessment was applied to a random sample of students, teachers and coordinators, with the objective of identifying positive and negative appreciations about methodological, operational, administrative and institutional aspects. Answers were quite variable, with the highest frequencies scored to field work and to the apprehension on admitting graduates to the Health System. Such aspects deserve final differentiated discussion.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Recebido para publicação em 10/7/1990
Aprovado para publicação em 14/8/1990
- 1. ABBATT, F.R. - Teaching for better learning. Geneva, World Health Organization, 1980.
- 2. ABRAMO, Z.W. - Médicos Sanitaristas: 1976-1982. Caderno preparatório ao V Encontro de Med. Sanitaristas. Săo Paulo, AMSESP, 1985.
- 3. AGRICOLA, E. - Relatório das atividades do ano de 1944. Arq. Serv. Nac. Lepra, 3 (1): 1, 1945.
-
4BRASIL. Reorientação da assistência à Saúde no âmbito da Previdência Social. Brasília, Ministério da Previdência e Assistência Social, 1982a.
-
5BRASIL. Plano de reorientação da Assistência à Saúde no Âmbito de Previdência Social. Rio de Janeiro, Ministério da Previdência e Assistência Social, 1982b.
-
6BRASIL MINISTÉRIO DA SAÚDE - Relatório anual - 1985. Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, 1985.
-
7BRASIL. Estratégias para mudanças na Saúde e na Assistência Médica: bases para a reforma sanitária brasileira. Rio de Janeiro, Grupo Executivo da Reforma Sanitária, 1986.
- 8. FERRARA, A.F. et al - Zonificación e regionalización sanitária. In: Medicina de la Comunidad. Buenos Aires, Intermedica Editorial 1976. p. 226-231.
- 9. GONÇALVES, N.N.S - Recursos humanos em hanseníase. Oficina de Trabalho sobre controle da hanseníase no Brasil. Brasília. Organizaçăo Pan-Americana da Saúde, 1983.
-
10GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL - Atenção primária em saúde no Distrito Federal - relatório final. Brasília, Secretaria de Saúde, 1980.
- 11. GRUPO DE TRABALHO SOBRE AVALIAÇĂO E PROPOSTA PARA OS CURSOS DE SAÚDE PÚBLICA - Informe final. In ABRASCO - Ensino da Saúde Pública, Medicina Preventiva e Social Brasil. 3:115. Rio de Janeiro, 1984.
- 12. OMS/UNICEF - Atención Primaria de Salud - Conferencia Internacional sobre Atención Primaria de Salud. ALMA ATA, URSS. Informe UNICEF/OMS, setembro, 1978.
-
13OPAS/OMS - Extensão da cobertura dos serviços de saúde mediante o uso das estratégias de assistência primária e participação comunitária - IV Reunião de Ministros da Saúde das Américas. Rel. OPAS/OMS, 1977.
- 14. RISI, J.B. - Relatório sobre lepra. Apresentado ao Sr. Presidente da República. Arq. Serv. Nac. Lepra, 20 (1-2): 1, 1961.
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Set 2006 -
Data do Fascículo
Jun 1991
Histórico
-
Recebido
10 Jul 1990 -
Aceito
14 Ago 1990