SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4Cryptosporidiosis among patients with the acquired immunodeficiency syndrome in Maracaibo, VenezuelaDoenças infecciosas e parasitárias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo vol.33 no.4 São Paulo July/Aug. 1991

http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651991000400017 

LIVROS BOOK REVIEWS

 

 

TRABULSI, Luiz Rachid & TOLEDO, M.R.F. de, ed. - Microbiologia. 2. ed. Rio de Janeiro, Atheneu, 1991. 386 p.

Acaba de ser publicada a segunda edição (1991), pela Atheneu, da Microbiologia de Luiz Rachid Trabulsi, renomado bacteriologista e vários colaboradores em bacteriologia especial, bacteriologia clínica, micologia e virologia (geral, especial e clínica).

O livro em apreço, bastante atualizado, contém 70 capítulos, abordando a morfologia e estrutura da célula bacteriana, nutrição e crescimento, metabolismo, genética bacteriana, taxonomia, microbiota normal do corpo humano, mecanismos de patogenicidade das bactérias, mecanismos de defesa do hospedeiro, diagnóstico bacteriológico, origem e estrutura dos principais agentes bacterianos, mecanismos de ação dos mesmos, espectro de ação e indicação dos anti-bacterianos, resistência bacteriana a drogas, controle laboratorial do tratamento das infecçães bacterianas, epidemiologia das infecçães bacterianas e esterilização e desinfecção.

A segunda parte do livro é dedicada à bacteriologia especial, com capítulos bastante completos sobre as bactérias em especial. Destaquem-se os capítulos sobre enterobactérias.

Na terceira parte, dedicado à bacteriologia clínica o Prof. Trabulsi aprecia de modo completo as infecçães do aparelho respiratório até as infecçães do sistema nervoso central.

A Dra. Olga Fischman Gompertz coordenou todo o capítulo sobre micologia geral, especial, diagnóstico microbiológico das micoses, agentes anti-fúngicos, micoses superficiais, sub-cutâneas e sistêmicas, bem como as micoses oportunísticas e outras micoses mais raras.

O Prof. José Alberto Neves Candeias foi o coordenador dos capítulos sobre vírus, viróides, virusóides e prions, com excelente contribuição a todos os temas ventilados.

Está de parabéns a Microbiologia Brasileira que ser vê presenteada com um trabalho de excelente nível científico, dedicado a todos os que cultivam a Infectologia e os estudantes da área Biomédica em geral.

 

Prof. Carlos da Silva Lacaz