SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4MicrobiologiaLung disease in the tropics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

Print version ISSN 0036-4665

Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo vol.33 no.4 São Paulo July/Aug. 1991

http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46651991000400018 

LIVROS BOOK REVIEWS

 

 

Veronesi, R. - Doenças infecciosas e parasitárias. 8 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1991. 1082 p.

A 8ª edição do livro do Prof. Veronesi, além de contar com a participação de quase 150 colaboradores, escolhidos entre renomados pesquisadores brasileiro e alguns estrangeiros, mantendo e ampliando o padrão de qualidade das edições anteriores, passou a ter como co-editores os Profs. Roberto Focaccia e Reynaldo Dietze.

Trata-se de livro útil para estudantes de graduação e pós-graduação e também para profissionais da área de doenças de caráter infeccioso e parasitário, que ainda representam importante fonte de morbidade e letalidade nos países subdesenvolvidos, embora sua relevância para países pertencentes ao chamado Primeiro Mundo não deva ser menosprezada, especialmente após o surgimento da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS/SIDA).

Os capítulos, desenvolvidos por especialistas no assunto, foram organizados principalmente de acordo com a classificação sistemática dos agentes etiológicos responsáveis pelas respectivas enfermidades. Desta forma, o livro compõe-se de 11 partes. As oito primeiras tratam dos diversos grupos sistemáticos de agentes etiológicos de doenças infecciosas e parasitárias: Vírus, Rickettsia, Mycoplasma, Bactérias, Espiroquetídeos, Fungos, Protozoários e Helmintos. A nona parte engloba as principais doenças sexualmente transmissíveis (ainda denominadas "doenças venéreas" pelos Autores); a décima parte, cuja necessidade é discutível, pois poderia estar contida na décima primeira, trata da ocorrência de "aftas". Finalmente, na última e décima primeira parte, abordam-se diversos temas relacionados à área de doenças infecciosas e parasitárias, como cuidados intensivos e de enfermagem com o paciente acometido por patologia infecciosa, o uso de antibióticos, acidentes por animais peçonhentos, etc..

O livro tem caráter bastante abrangente; todavia, algumas lacunas podem ser apontadas: ausência de capítulos específicos para tratar as infecções por Cryptosporidium sp, além da ocorrência da síndrome de larva migrans, quer do ponto de vista cutâneo, como visceral e ocular. Ainda seria interessante abordar de forma mais aprofundada, talvez merecendo capítulo a parte, a ocorrência de infecções oportunistas em pacientes imunossuprimidos.

Não obstante a participação de muitos especialistas em sua redação, fato que poderia resultar em grande heterogeneidade de estilo, o livro é editado de maneira cuidadosa, mantendo padronização adequada na abordagem dos temas, representando importante instrumento de consulta e atualização para quem se interessa pelo assunto.

 

Pedro Paulo Chieffi